Aprenda como administrar uma pequena empresa com dicas de empreendedores de sucesso

Aprenda como administrar uma pequena empresa com dicas de empreendedores de sucesso

Até já imagino sua resposta para a questão que nomeia o post de hoje: “Claro que sei! Garra, força de vontade, honestidade…” Sim, você está inteiramente certo! No entanto, para a administração de uma pequena empresa também é preciso adotar algumas condutas e atender a requisitos essenciais — como a elaboração de um plano de negócios. Com os elementos certos, seu empreendimento terá a chance de chegar ao desempenho tão desejado.

O segredo para aprender a administrar uma pequena empresa é prestar atenção nas lições de quem já chegou lá, pois assim você pode entender os percalços que eles tiveram de enfrentar e como fizeram para superá-los. Depois, basta contextualizar e aplicar o aprendizado no seu próprio negócio.

Para esclarecer tudo o que você precisa saber sobre como administrar uma pequena empresa, preparei o post de hoje. Acompanhe as minhas dicas na primeira parte do conteúdo e na segunda aprenda com empreendedores de sucesso, como Steve Jobs, Mark Zuckemberg, Carlos Wizard e outros.

Conheça a fundo o ramo no qual atuará

Muita gente pensa que basta identificar um setor próspero, que esteja em alta, e se aventurar. Mas lançar-se em aventuras é coisa para o Indiana Jones, não para nós, verdadeiros empresários.

Ao pensar em consolidar uma marca ou estar no Top 10 do seu ramo, você terá que conhecer todos os aspectos do negócio. Será preciso identificar elementos como a infraestrutura e os suprimentos necessários, os funcionários que se adequarão melhor à ideia e mais uma série de detalhes. Todo esse entendimento é algo que só alguém com profundo conhecimento do setor é capaz de usar a seu favor.

Isso não significa que você não possa aprender: no caso de um ramo que está em evidência, vale se interessar, buscar autoridade no assunto e arregaçar as mangas.

Faça uma gestão financeira séria

gestão financeira

Inúmeras vezes já vi gente altamente qualificada, com capital de giro disponível, além de muita boa vontade e força de trabalho perder-se na gestão financeira de uma pequena empresa e cometer erros que custam caro. Isso é muito triste, mas de nada adianta investir alto em um negócio se você não fizer um gerenciamento financeiro saudável e equilibrado.

Para ter uma gestão financeira impecável é preciso cuidar de diversos elementos, como fazer o fluxo de caixa ou elaborar um bom orçamento. O controle sobre os gastos e ganhos faz com que o empreendimento se torne saudável e, principalmente, viável.

Delegue tarefas, mas assuma a responsabilidade

Acertar em como administrar uma pequena empresa requer pulso firme e presença constante. Delegar funções e responsabilidades faz parte de uma boa administração, mas manter tudo a cargo de outras pessoas é prejuízo na certa.

Deixar seu negócio nas mãos de funcionários — por maior que seja sua confiança em um gerente, diretor ou outro colaborador — é ótimo, desde que ele entenda que é você que está no comando e sabe o que acontece na empresa.

No entanto, isso não pode se tornar uma prática habitual: seu estabelecimento dificilmente anda tão bem quando você está ausente — preste atenção a isso!

Mantenha absoluto controle sobre seu estoque

Independentemente do tamanho do seu estoque — seja ele formado apenas por alguns itens em uma prateleira ou caixas e mais caixas no almoxarifado —, mantenha total controle sobre ele. Afinal, é nele que estão seus recursos e material de trabalho.

Estoque é dinheiro, portanto, invista em seu acompanhamento. Faça contagens e use planilhas que possibilitem uma clara visão de cada mercadoria. Uma boa dica que dou a você é selecionar um sistema de gestão. Não permita perdas, cuide do que é seu!

Escolha bem sua equipe

Em uma pequena empresa, ao surgir uma vaga a ser ocupada, é comum que funcionários mais antigos indiquem amigos ou parentes — e aí vira aquela bagunça! Portanto, tenha sempre uma visão profissional do processo de contratação de pessoal, baseando-se em análise de currículo, experiência na área e, acima de tudo, na honestidade comprovada de quem vai ajudar você a levar sua pequena empresa ao topo.

Também não se esqueça de considerar os valores. É importante trabalhar com quem enxerga o negócio de um jeito semelhante. Assim, é mais fácil garantir que todos vistam a camisa do estabelecimento.

Invista em tecnologia

Não é porque o empreendimento é pequeno que ele deve ficar na idade da pedra. Já se foi o tempo em que tecnologia era um luxo destinado aos grandes negócios. Inclusive, hoje os recursos já não são um diferencial e, sim, uma obrigação para o sucesso.

Portanto, parte de como administrar uma empresa inclui investir em soluções tecnológicas adequadas. Eu recomendo que você procure um sistema de gestão — e se ele for integrado, melhor ainda. Os softwares de gerenciamento de clientes e de processos, por exemplo, automatizam as etapas e proporcionam eficiência. Ao final, a tomada de decisão é favorecida, o que facilita sair na frente da concorrência.

Foque nas partes certas do negócio

Muitos empreendedores desejam tanto que o empreendimento dê certo que acabam se perdendo no processo. É o que ocorre ao querer dar conta de tudo ou agir em várias frentes ao mesmo tempo. Já vi isso acontecer tantas vezes que perdi as contas. Então, o meu conselho é: foque no que realmente importa.

Se o seu negócio vende um produto para o mercado, garanta a máxima eficiência da produção e uma qualidade elevada no resultado. É melhor ter um portfólio menor, mas muito robusto, do que fazer dezenas de produtos que só atendem aos clientes de forma parcial.

Acerte no marketing

marketing

Quando se fala em como administrar uma empresa, muita gente se lembra das finanças, do estoque ou dos clientes. Não posso negar que esses são pilares do sucesso e que, de fato, merecem atenção.

Contudo, não dá para se esquecer de um elemento crucial: o marketing. Considerado supérfluo por muitos, ele é determinante para divulgar e fortalecer a marca, atrair novos clientes e gerar fidelização. Uma boa estratégia nas redes sociais, por exemplo, não apenas aumenta o alcance do negócio, como ainda o aproxima dos consumidores.

Se realmente quiser chegar ao sucesso, não tem saída: é preciso ter um planejamento robusto de marketing. Ao entender como a empresa se posiciona e se comunica, será mais fácil atingir bons resultados.

Cuide de seus clientes

Lucro é importante, assim como crescimento. No entanto, o caminho até o êxito não pode ignorar a existência de uma figura crucial: o consumidor. Afinal, quem compra seu produto ou contrata seu serviço é a grande razão para o negócio existir. Sem consumo, não há desempenho positivo.

Portanto, entre as missões de como administrar uma empresa, não se esqueça de dar atenção aos clientes. Tenha dados de identificação e histórico dos consumidores, por exemplo. Assim, será mais fácil fazer ofertas e acertar em cheio nas oportunidades.

Um bom sistema de relacionamento com o cliente — conhecido como CRM — ajudará nessa tarefa. Ao final, o time comercial saberá como agir para obter os melhores resultados.

Os mestres do empreendedorismo ensinam como administrar uma pequena empresa

Michael Bloomberg, prefeito de Nova Iorque e fundador da Agência Bloomberg News

Esse é um dos meus gurus. O faturamento dele é na casa dos bilhões de dólares, e ele não se contentou em ser apenas empresário: decidiu ser prefeito de uma das cidades mais complexas e icônicas cidades do planeta.

Bloomberg recomenda que você não tenha medo de surpreender seus colaboradores e deixá-los “desconfortáveis”. Um dia, enquanto conduzia uma reunião, ele percebeu que todos liam, ao invés de prestar atenção. No encontro seguinte, não teve dúvidas: tirou as cadeiras e colocou todo mundo de pé. A reunião fluiu que só vendo!

Mark Zuckerberg, do Facebook, e Steve Jobs, da Apple

mark-zuckerberg-headshot

O que esses dois caras compartilham, além da genialidade? Reuniões em movimento. Steve Jobs adorava mudar o mundo enquanto se exercitava em longas caminhadas e seus parceiros tentavam acompanhar o ritmo. Marck Zuckerberg faz a mesma coisa e garante que a prática é ideal para garantir a confidencialidade e oxigenar o cérebro!

Abílio Diniz, da BRF

abilio diniz

Quer sonhar? Vai pra cama e dorme! Abílio Diniz diz que um empreendedor deve ter os pés no chão e estabelecer metas realistas, pois não adianta nada fazer planos lindos e não conseguir sair do lugar. Eu penso exatamente assim! É preciso que você saiba pra onde está indo, em primeiro lugar.

Carlos Wizard Martins, do Grupo Multi Holding

carloswizard

Acaba com os “inhos” e “inhas” na sua vida! Não pense em ter uma escolinha, uma empresinha ou um restaurantezinho. Quem pensa pequeno acaba mesmo ficando deste tamanho, e quem diz isso é Carlos Wizard, o brasileiro que começou com uma escola de idiomas e criou um império multi-negócios. Segundo ele, é preciso querer evoluir sempre e não se contentar com pouco.

Jae Ho Lee, do Grupo Hornatus

jae hoo lee

Administrador de empresa não é piloto de Fórmula 1! Jae Ho Lee garante que é preciso ter calma, se não você acaba fazendo contas apressadas, e isso é prejuízo na certa. Eu concordo! Quem corre demais comete erros bobos, principalmente no departamento financeiro.

Marcos Galperin, do Mercado Livre

Marcos Galperin

Seja como a águia, enxergue longe! O fundador de um dos sites mais visitados e lucrativos de toda a internet garante que sem visão de longo prazo, o empreendedor corre o risco de virar mais um número na relação dos que começaram e fecharam antes de dois anos. E ele avisa: quem fica muito contente também costumar se frustrar na mesma proporção, pois não tem equilíbrio.

Tamanho é consequência

Saber como administrar uma pequena empresa é diferente de gerir um conglomerado internacional, certo? Em escala, sim, mas o que eu estou dizendo é que a filosofia de trabalho deve ser a mesma! Você pode começar com uma operação menor, aprender com seus erros, encontrar soluções e preparar-se para crescer.

Viu só como as coisas não são tão simples como imaginamos? Saber como administrar uma empresa é um aspecto crucial para que ela cresça e se torne um caso de sucesso.

Gostou de ficar por dentro dessas informações? Curta nossas paginas no Facebook ou Linkedin para ter acesso a esses ensinamentos e outras noticias do mercado empreendedor.

Clico

O Guia empreendedor é o ecossistema de empreendedorismo que tem como principal proposta ajudar os empreendedores a darem o próximo passo na criação de um negócio de sucesso. Ajudamos nas resoluções dos problemas rotineiros que todo empreendedor tem na gestão do seu negócio através de Conhecimento, Networking e Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!