As 5 melhores práticas de controle financeiro para pequenas empresas

As 5 melhores práticas de controle financeiro para pequenas empresas

Para ser um empreendedor de sucesso, apenas trabalhar duro e torcer para que tudo dê certo não é o bastante. Se você quer que sua empresa tenha bons resultados, é mais do que necessário manter um controle financeiro eficiente de todas as etapas do seu negócio. Um planejamento financeiro eficiente acompanhado de um monitoramento detalhado de seu caixa pode fazer toda diferença, principalmente para micro e pequenas empresas.

Por isso, resolvi destacar neste post cinco dicas de práticas para melhorar o controle financeiro, essenciais para qualquer empresa que está começando. Confira!

1. Analise o orçamento da empresa

O primeiro passo em qualquer planejamento é sempre se inteirar sobre a real situação das coisas. Analisar a condição de uma empresa é, antes de tudo, saber como está a sustentabilidade e o desempenho financeiro de seus negócios.

Por isso, coloque tudo na ponta do lápis: receitas, custos, estruturas, dívidas de curto, médio e longo prazo, a situação do mercado, entre outras informações, darão para você uma visão completa de como você fatura e para onde estão indo os recursos do seu negócio.

2. Registre as movimentações financeiras corretamente

Organizar um método preciso para registrar a movimentação de dinheiro da empresa é essencial para ter pleno controle financeiro e poder analisar como anda seu caixa.

Portanto, estabeleça uma rotina onde todas as saídas e entradas de dinheiro da empresa sejam registradas imediatamente após o momento em que elas acontecerem. Mantenha essa prática com disciplina junto a sua equipe e incorpore o hábito de controlar todas as operações de perto.

Além disso, avalie e monitore cada lançamento para saber como suas finanças estão se comportando. Dessa forma, será possível entender melhor a evolução do seu caixa com o passar dos meses e tomar melhores decisões a partir disso.

3. Controle e reduza os gastos

É preciso estabelecer prioridades e acabar de vez com gastos desnecessários. Essa é uma ótima iniciativa para organizar financeiramente uma empresa, fazendo com que ela seja eficiente e aumente sua margem de lucro.

Ainda que algumas coisas pareçam essenciais, controlar seus custos e se esforçar para fazer mais com menos deve ser um objetivo constante em todo negócio.

4. Faça projeções para o longo prazo

Um bom controle financeiro demanda que seja feito um planejamento de longo prazo, tanto da situação da empresa quanto do mercado. Essa prática permite alinhar o investimento para fazer o negócio rodar com o faturamento que ele vai gerar, evitando possíveis problemas com o capital de giro no futuro.

Por isso, é fundamental conhecer como está o ciclo operacional das atividades da empresa e saber definir o valor das despesas que existem em cada etapa, como aquisição, estocagem, fabricação, venda e pagamento, para que todas as despesas sejam planejadas de acordo com seu potencial de retorno.

5. Procure a ajuda de especialistas financeiros

Na maioria das vezes, o pequeno empresário não possui conhecimento suficiente sobre práticas de contabilidade e administração de empresas — o que faz com que diversos erros financeiros sejam cometidos durante seu percurso como empreendedor.

Nesses casos, o melhor é ter o auxílio de um bom profissional da área, como seu contador ou um especialista em gestão de negócios. Eles te orientarão para organizar seu planejamento da melhor forma, corrigindo quaisquer erros na gestão do dinheiro de sua empresa e sanando todas as dúvidas financeiras que por ventura você tenha.

Não perca tempo deixando as finanças do seu negócio sem a devida atenção. Lembre-se sempre de que fluxo de caixa é o coração de qualquer empresa. Logo, conhecer e cuidar corretamente do dinheiro do seu negócio é trabalhar para que ele continue operando bem e existindo por um longo tempo.

Se ficou alguma dúvida sobre como fazer o controle financeiro da melhor forma, sinta-se à vontade e deixe um comentário abaixo — responderei assim que possível!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!