7 dicas de como cobrar clientes e evitar a inadimplência

7 dicas de como cobrar clientes e evitar a inadimplência

A inadimplência pode ser causada por diversos fatores: a insatisfação do cliente por ver que o serviço contratado não foi entregue como o combinado, esquecimento da data do pagamento, o cliente não se organizou financeiramente para liquidar todos os valores devidos, dentre outros motivos. Hoje darei algumas dicas de como cobrar um cliente, evitar a inadimplência e não estragar sua relação comercial com essas pessoas e empresas.

A primeira coisa a ser considerada é que, infelizmente, a inadimplência é um problema e somente as empresas que possuem apenas a forma de pagamento à vista como opção é que poderão evitá-la (mas isso implica em abrir mão de conquistar outros bons clientes por conta dessa restrição). Apesar de ser um problema inevitável, temos mecanismo para diminuir a taxa de inadimplência. Então, vamos às dicas:

Conheça e atenda bem seus clientes

Uma vez que o cliente encontrou um parceiro (e não mero fornecedor) que entenda e atenda suas necessidades dentro do prazo estabelecido e com um preço justo, dificilmente ele sentirá necessidade de encontrar outro fornecedor. Afinal, há custos e riscos envolvidos na seleção. Por exemplo: ele gastará tempo para fazer novas pesquisas, pedir evidências de que o produto e o novo fornecedor são bons e ainda há o risco de atraso nas entregas, entre outros. Enfim, existe um gasto de tempo e até de dinheiro ao romper a relação com um bom parceiro de negócios. Por isso, cultivar uma boa relação com eles e atendê-los bem é importante para fidelizá-los.

Tenha um pós-vendas

Sua equipe pode agendar um contato (via telefone) com seu cliente alguns dias antes do vencimento do primeiro pagamento, pesquisando sua satisfação e reforçando o prazo. Algumas perguntas podem ser feitas, como, por exemplo:

  • O serviço prestado está de acordo com o que você esperava?
  • Você foi bem atendido pelo nosso técnico/especialista ou vendedor?
  • Você acredita que precisa de algum reparo no serviço prestado?
  • As condições estão boas para você? Caso a resposta seja negativa, é possível sugerir uma nova forma, com outras cláusulas.

Com certeza, seu cliente vai ficar impressionado com a eficiência de sua empresa e você saberá as intenções do cliente em pagar ou não pelo serviço e poderá tomar algum tipo de atitude.

Utilize boletos para cobrar os clientes

Boletos facilitam a identificação do pagamento em sua conta, inibem o atraso por parte dos clientes (pois podem conter instruções sobre cobrança de juros e multa) e são um documento que pode ser enviado como título para protesto. Certamente, seu cliente se esforçará ainda mais para manter os pagamentos em dia.

Use a tecnologia

Tenha um controle rígido sobre os vencimentos e recebimentos das parcelas, seja por meio de um software de gestão empresarial ou por uma planilha. Isso permite que você tome ações imediatamente e evita uma inadimplência prolongada.

Mas como cobrar um cliente que já estiver inadimplente?

Separei 3 dicas de como cobrar um cliente que já está inadimplente sem deixá-lo constrangido:

Faça o primeiro contato por e-mail

Se o seu cliente já está com o pagamento atrasado, faça o primeiro contato por e-mail e de maneira formal. É um meio impessoal de cobrança e seu cliente não se sentirá constrangido. Às vezes, o atraso ocorreu por uma desorganização do cliente e, após ler seu e-mail, ele entrará em contato para regularizar a situação ou pagará a dívida.

Faça a cobrança

Se o primeiro contato por e-mail não surtiu resultado, entre em contato por telefone e negocie com seu cliente. É importante que você já tenha em mãos algumas alternativas para oferecer, assim o cliente não terá muitas “desculpas” para não aceitar uma delas e cumprir com sua obrigação de efetuar o pagamento.

Descubra o que causou o atraso no pagamento

Falha na entrega do serviço, mercadoria com defeito, desorganização e problemas com o fluxo de caixa do cliente? Sabendo a causa do atraso, você terá diversas maneiras de auxiliá-lo e ele perceberá que você não o está cobrando, mas ajudando-o a resolver o problema. Nesse momento, ele passará a enxergá-lo como parceiro e a questão do atraso ficará a um passo de ser solucionada.

Tenho certeza que, se você colocar essas dicas em prática, a rentabilidade do seu negócio aumentará e a inadimplência cairá. Conte nos comentários como você faz para diminuir a inadimplência de sua empresa e continue acompanhando os conteúdos do blog!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!