Como anunciar no Google em 8 dicas fáceis

Como anunciar no Google em 8 dicas fáceis
Avatar
Adolfo Felipe da Silva
Analista de Marketing @ Guia Empreendedor

Quando se fala em publicidade na Internet, sempre leio e ouço pessoas afirmarem que a chave para o sucesso é o Google. “Apareça na primeira página e seu negócio será um estouro”! Contudo, não é bem por aí. É claro que ter relevância suficiente para aparecer com destaque é ótimo, mas isso não acontece em um estalar de dedos. Há várias ações para conseguir essa façanha e a maioria delas os empreendedores, muitas das vezes, não sabem quais são. Parece até um absurdo, visto o tanto de informações que a internet dispõe sobre o assunto. Jogue na Internet “como anunciar no Google” que o retorno será de milhões de páginas sobre o tema.

É bem verdade que há muita informação errada na web, o que me fez escrever este post para que você possa aprender realmente como anunciar no Google. Veja como fazê-lo em 8 dicas infalíveis!

1. Entenda o que é o Google Ads

 

como anunciar no google: 1 Conheça o Google Ads

 

Ele é simplesmente o principal serviço de publicidade do Google, ou seja, um excelente caminho para quem deseja anunciar no espaço.

Sabe quando você digita uma frase ou palavra na ferramenta de busca, para que ela entregue os resultados esperados por você? Em alguns casos, aparecerão anúncios como links patrocinados, que ficam nas primeiras respostas. Estar ali no começo do ranking é importante, pois é exatamente onde acontecem os maiores cliques dos usuários.

 

Como anunciar no Google em 8 dicas fáceis: resultados da busca Google

 

Se você tem dúvidas sobre como essas propagandas aparecem, repare nos resultados nos quais estejam uma pequena tag, na frente, com a palavra “anúncio”. Isso significa que aquilo é um link patrocinado e a empresa usou o Google Ads.

como anunciar no google

 

Esse anunciante pode criar a divulgação para ser vista nas pesquisas dentro do buscador e da sua rede de parceiros. Ele escolhe, no meio de vários formatos,  o que preferir pagar. Esse custo varia de acordo com os seguintes modelos:

CPC (custo por clique)

Para cada clique recebido, o anunciante paga um valor que varia segundo a concorrência da palavra-chave escolhida;

CPM (custo por mil impressões)

O valor pago pelo anunciante é em relação ao número de vezes em que o anúncio foi visto pelos internautas, mesmo que eles não se tornem clientes depois;

CPA (custo por ação)

O anunciante só paga se o usuário realizar alguma ação no site.

2. Escolha as palavras-chave do título para anunciar no Google

 

Como anunciar no google keywordplanner

 

Já que é por meio da keyword (Palavra-chave) que os internautas chegam ao seu site, você já deve ter percebido que ela é imprescindível, certo? O seu anúncio no Google deve dizer diretamente ao seu público-alvo que “isto é para você”. Exatamente como no título deste artigo, você estava procurando alguma coisa sobre “como anunciar no Google” e aqui está!

Colocar no título a mesma palavra-chave da busca resulta em excelentes resultados. É possível também qualificá-lo, deixando claro nas palavras o seu público-alvo. Por exemplo, “Marca X: feita para engenheiros”.

O próprio Google tem uma ferramenta que ajuda a avaliar as keywords mais estratégicas para o seu nicho. Ela mostra o tanto de pessoas que buscaram por aquela palavra ou frase em um dado período de tempo. Além disso, se você solicitar, ela pode fazer sugestões de outras buscas aproximadas.

 

Como anunciar no Google em 8 dicas fáceis: google keyword planner

 

Outra forma de decidir por uma palavra-chave é usar o Google com janela anônima. Você entra no buscador, começa a digitar alguma expressão e, em seguida, ele vai sugerir termos que completem aquele que você estava digitando. A ordem na qual essas ideias aparecem está relacionada à quantidade de pesquisa, por elas, pelos usuários.

Existem, ainda, outras soluções, como o Ubersuggest. Apesar de ser gratuita, ele oferece dicas completas, dizendo, inclusive, o nível de dificuldade que o termo terá para rankear no resultado orgânico.

3. Faça a descrição

Essa é uma das dicas mais relevantes sobre como anunciar no Google. A descrição consiste nas duas linhas que você terá para colocar todo o poder da sua marca para o cliente. No entanto, a ideia aqui é atrair o consumidor — para maiores informações, deixe para o site.

 

Como anunciar no Google - Passo : configurar a descrição

 

O Vouclicar.com traz um excelente exemplo de como fazer isso na descrição do Ads, quando coloca: “O Vouclicar é o maior canal de distribuição de tecnologia para empreendedores. Veja o que temos!”. Conciso, objetivo e com a promessa de entregar o que o usuário quer, ou seja, um aplicativo de gestão.

Outra opção para uma boa descrição é deixar a qualificação para essa etapa, como uma forma de convocar o seu público. Exemplo: “tecnologia para empresas”. Isso deixa claro que o produto é para “o público empreendedor” e o chama para visitar sua página.

Outra recomendação legal para dar é você usar uma linguagem adequada com o público que você deseja se aproximar. Para isso é necessário estudar o perfil da persona e avaliar suas características, como idade, sexo, escolaridade, necessidades e desejos.

Assim, o seu objetivo deve ser criar uma frase instigante, a fim do usuário ter a curiosidade de clicar no link. Não se esqueça também de colocar um call to action (CTA) no final, para incentivar ainda mais a visita no site.

4. Tenha atenção aos diferenciais

Para o Google Ads uma descrição mais genérica como a mostrada acima já serve, pois essa marca virou sinônimo de softwares para empreendedores. Já empresas iniciantes devem dar ênfase aos diferenciais. Oferece um serviço exclusivo? Ponha na descrição. Uma promoção incrível? Crie um título já falando da vantagem.

É só você pensar em alguns aspectos: o que você pode entregar (seja no serviço, seja na abordagem) que os seus concorrentes não fazem? Afinal, você estará junto de outros anunciantes disputando a atenção. Próximas de você também estarão as empresas que já conseguiram boas posições com resultado orgânico. Como você pode ser melhor?

 

5. Direcione os clientes

Sua marca oferece mais de um produto ou serviço? Então a sua tarefa não é direcionar o cliente para a página principal do site, mas para o produto que ele quer.

É sempre a melhor opção enviar o usuário para que ele tenha o que está procurando, além da total sincronia com o anúncio que ele clicou. Então, por exemplo, se você tem uma papelaria virtual e ele procura por “caneta vermelha”, quando um consumidor clicar no link, ele tem que cair na página que mostra essa caneta.

Como anunciar no google caneta_vermelha

Caso você tenha muitos serviços ou produtos a oferecer, crie ótimas páginas para tudo separadamente. Isso gera muito mais resultado do que enviar o cliente simplesmente para a home do seu site.

Você precisa ter em mente que os internautas são, geralmente, pessoas que fazem várias atividades simultâneas na Internet. Ao mesmo tempo em que pesquisam sobre um serviço, estão lendo e-mails, interagindo nas redes sociais e trabalhando. Você quer mantê-los interessados em sua marca, certo? Então deixe o caminho deles bem simplificado, para que não desistam da aquisição.

6. Faça conteúdo para todas as etapas

Você, empreendedor, que procura sugestões sobre como anunciar no Google precisa entender as fases pelas quais o cliente passa antes de se decidir pela compra. Já ouviu falar no funil de vendas?

 

Como anunciar no google Fúnil de vendas

 

Ele é uma forma de dividir os consumidores em etapas que se relacionam à tendência de os usuários adquirirem um produto. É usado na estratégia de inbound marketing, a fim de auxiliar a engajar cada pessoa com mais eficiência. Sua divisão, de forma mais tradicional, é:

  • Topo de funil: a chamada de tomada de consciência. Aqui os consumidores ainda estão chegando, mas não sabem ao certo o problema que têm ou do que precisam;
  • Meio de funil: nesse ponto os usuários já entenderam a necessidade que têm e buscam uma solução. Eles podem se deparar com diversas formas de resolver o problema, mas ainda não se decidiram como farão isso;
  • Fundo de funil: aqui é o momento em que ocorre a decisão. O consumidor já entendeu o que ele tem, já sabe como vai solucionar, mas ainda não tem certeza em qual marca vai investir.

A ideia, então, é criar anúncios diferentes focados em cada uma dessas etapas. Isso aumenta as chances de você alcançar vários perfis de leads. Então, a filosofia é a seguinte:

  • Para topo de funil: os anúncios aqui são mais leves. Podem abordar assuntos que façam a pessoa refletir sobre algo;
  • Para meio de funil: é preciso ressaltar um dos problemas, para conduzir o usuário a um produto;
  • Para fundo de funil: aqui são criados anúncios mais enfáticos, ressaltando que a sua marca pode ser a solução.

7. Monitore seu desempenho

 

Como anunciar no google : Monitore a sua evolução - google analytics

 

O Google Analytics é uma excelente ferramenta para acompanhar o desempenho da sua página e verificar se a quantidade de acessos é como você esperava. E, além de fornecer o número de visitantes, ele também fornece outras informações como local de acesso dos usuários, quanto tempo ficam no site, o que procuram, e vários dados para que você conheça melhor sua clientela.

 

como anunciar no google dashboard-google-analytics-sexy

 

É a partir do controle dos resultados que você saberá se a ação escolhida foi efetiva ou se, de repente, precisará alterar algum dado, como a segmentação do público ou um CTA mais elaborado. Faça os ajustes necessários e lance a campanha novamente, a fim de buscar mais leads.

8. Meça o ROI

A análise doretorno do investimento (ROI) é uma das atenções mais importantes que você precisa dar sempre que implementar uma estratégia relacionada ao marketing. Afinal, gastar dinheiro pode até ser necessário, mas esse investimento precisa trazer mais benefícios do que perdas.

Para o seu cálculo, você precisa:

  • olhar para o valor dos ganhos obtidos com o anúncio do Google;
  • diminuir desse ganho o valor financeiro que você precisou investir;
  • dividir o resultado pelo valor que você investiu no anúncio;
  • multiplicar o resultado por 100;
  • agora você terá a percentagem.

Então, vamos supor que você precisou desembolsar R$1000. Sua empresa lucrou R$2000 em vendas, a partir dos cliques no link. As contas ficariam:

  • ROI= (lucro – investimento)/ investimento = (2000 – 1000)/ 1000 = 1 X 100 = 100%

Isso quer dizer que seu retorno foi de 100%, o que é bom, já que você ficou no positivo. No entanto, sempre tem como melhorarmos, concorda? Assim, caso resolva fazer outro anúncio, procure fazer melhorias, para conseguir um resultado ainda mais otimizado.

Em tempos em que a concorrência aumenta a cada instante, um gestor precisa estar antenado sobre quais estratégias ele deve investir, a fim de gerar mais alcance ao seu negócio. Afinal, quanto mais pessoas ele atingir, maiores as chances de elas se tornarem clientes e ajudarem a aumentar a rentabilidade do negócio.

Então, meu amigo, você conseguiu entender essas dicas de como anunciar no Google? Agora você pode criar boas campanhas que vão ajudar a melhorar sua marca com o Google Ads. Mas não se esqueça de acompanhar os resultados de seu site, avaliando como está o ROI. Busque também constantemente meios de aumentar a conversão em suas estratégias.

Gostou do conteúdo? Que tal você assinar minha newsletter, para receber sempre, diretamente no seu e-mail, informações relevantes para que sua empresa se aperfeiçoe cada vez mais?

Avatar
Adolfo Felipe da Silva

O Adolfo Felipe tem 23 anos, e 6 deles são de experiência com marketing e vendas. Atualmente faz parte do time de Marketing no Guia Empreendedor, onde é responsável pela estratégia de inbound marketing. Tem experiência em diversos segmentos como varejo, educação e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!