O que é Balanced Scorecard (BSC) e qual sua importância

O que é Balanced Scorecard (BSC) e qual sua importância
Avatar
Adolfo Felipe da Silva
Analista de Marketing @ Guia Empreendedor

Se você tem um negócio sabe que precisa sempre ficar de olho nos resultados, não é? Geralmente, os indicadores de desempenho são dados importantes, mas têm foco excessivo em faturamento. O Balanced Scorecard (BSC) ou “Indicadores Balanceados de Desempenho”, traz uma ideia mais completa, visando a uma condução da empresa baseada em objetivos. Assim, o desenvolvimento é de modo geral.

Ao aplicar esse modelo de gestão em uma empresa, muitos bons resultados podem ser obtidos. A principal razão é a base teórica do Balanced Scorecard, fundado em cima de ideias que são testadas há anos no mercado. Ficou curioso para saber mais sobre isso? Mostrarei melhor esse conceito e quais vantagens ele oferece!

O que é Balanced Scorecard (BSC) ?

O Balanced Scorecard trata-se de uma metodologia de gestão de empresas, ou seja, é um conceito que ajuda você a direcionar a administração da sua empresa. Seu destaque acontece justamente pela forma diferente de considerar a gestão.

A proposta é ter um método que ajude a entender o crescimento da empresa de forma ampla. Nos modelos tradicionais, essa visão não é tão completa, focando somente em vendasfaturamento e a abrangência de mercado. Apesar de importantes, esses resultados não são os únicos importantes, não é verdade?

Cada vez mais, as empresas têm adotado uma gestão focada para alcançar objetivos e, assim, se desenvolverem. O Balanced Scorecard é uma dessas vertentes, que foca no equilíbrio do crescimento do negócio. Assim, a empresa se torna maior e melhor em todas as áreas e cada um dos setores influencia os resultados dos outros.

Metas a curto, médio e longo prazo

O Balanced Scorecard (BSC) traduz toda a sua necessidade de crescimento por meio de metas, divididas em todos os setores da empresa. Assim, há um caminho a ser seguido que fica mais claro, ajudando o gestor a entender o que deve ser feito para atingir os melhores resultados. Também é preciso considerar em quanto tempo essas conquistas serão obtidas.

Dessa forma, há uma estratégia colocada em prática na gestão. Esse caminho a ser seguido pode ser baseado em metas e em quando elas precisam ser alcançadas: curto, médio ou longo prazo. Com o passar do tempo, basta dar uma olhada nos resultados para saber se eles estão dentro do que era esperado. Mais fácil, não?

Quais são as perspectivas do Balanced Scorecard?

 

Fonte: https://www.siteware.com.br/

 

Para entender o desenvolvimento do negócio, o Balanced Scorecard é feito por meio de 4 avaliações principais. Vou mostrar quais são:

  • Financeira;
  • Clientes;
  • Processos internos;
  • Aprendizado.

Essas bases devem ser acompanhados sem parar, já que, assim, você pode entender como a empresa está caminhando. Falarei mais sobre cada uma delas a seguir.

Financeira

 

Balanced Socrecard BSC | Finanças

 

Nessa etapa, são definidos os objetivos financeiros da empresa, considerando diferentes prazos de tempo. Assim, os gestores precisam pensar nas metas em curto, médio e longo prazo. Esse trabalho vai gerar a possibilidade de ver resultados importantes para o crescimento do negócio e, com o passar do tempo, poderão ser acompanhados.

Com a definição dos resultados que espera alcançar, a empresa vai sempre trabalhar com foco em chegar a esses objetivos financeiros. Isso garante que haja foco e um trabalho dedicado para que você alcance o que é pretendido.

Clientes

 

Balanced Socrecard BSC | Clientes

 

Os clientes têm grande valor para sua empresa, certo, amigo empreendedor? É fundamental entender o que eles precisam e querem ao longo do tempo, para então fidelizá-los. Nesse trabalho, é importante se esforçar para entregar ao público produtos e serviços adequados e que o satisfaçam.

É preciso estudar bem os clientes para conhecer mais sobre eles e sobre o que desejam da sua empresa. Também é importante acompanhar o grau de satisfação do público. De modo geral, o importante é que você defina metas que podem tornar seus clientes mais simpáticos à empresa.

Processos internos

 

Balanced Socrecard BSC | Processos Internos

 

A questão operacional também é considerada pelo Balanced Scorecard. Afinal, como entregar o melhor aos clientes e apresentar bons resultados sem ter processos internos que funcionem? Nesse trabalho, há um período de análise que ajuda a entender onde há a necessidade de mudar ou melhorar.

Os gestores precisam identificar os melhores caminhos para a operação dali em diante. O Balanced Scorecard é um modelo de gestão em que os parâmetros de bons resultados são interligados, ou seja, um bom desempenho de cada uma dessas áreas depende de uma das outras.

Aprendizado e crescimento

 

Balanced Socrecard BSC | Aprendizagem e Crescimento

 

A aprendizagem e o crescimento devem ser analisados para direcionar as próximas ações da empresa. Novos equipamentos, sistemas, modos de operar e o que mais for necessário deve ser feito para garantir o desenvolvimento do negócio.

Naturalmente, como você já imagina, o aprendizado vem junto dessas mudanças. Ele trará o preparo e experiência necessários para atingir cada uma das metas estabelecidas anteriormente.

Por que utilizar o Balanced Scorecard na sua empresa?

 

Porque usar o balanced scorecard

 

Esse método de gestão traz resultados e possibilidades que valem a pena! Quando você adota o Balanced Scorecard (BSC), a empresa sabe por onde deve caminhar para crescer, os resultados são mais bem avaliados e você sabe como entender se eles realmente são bons.Veja as principais vantagens que destacarei a seguir!

Praticar planos de ação

O viés estratégico do Balanced Scorecard permite que gestores definam planos de ações mais completos, considerando todas as áreas e necessidades da empresa. Assim, as metas tratam do desenvolvimento necessário pensando em tudo o que estiver envolvido no negócio.

Visualizar o futuro

Por meio dos indicadores de hoje, aliados às metas, os gestores que usam o Balanced Scorecard conseguem saber o que acontecerá lá na frente. Isso proporciona mais segurança e um melhor planejamento para encarar os desafios. Assim, cada ação da empresa é feita com mais cuidado.

Comunicar as metas

Uma gestão com foco em crescer depende de metas bem estabelecidas e, principalmente, bem explicadas entre todos os departamentos. Nesse tipo de administração, os objetivos são claros aos funcionários. Cada uma das metas é comunicada como importante para atingir os resultados gerais esperados.

Direcionar melhor as ações

O que é preciso para chegar ao que a empresa quer? Nem sempre é simples saber como alcançar esses objetivos, por isso o Balanced Scorecard se torna um modelo de gestão tão importante. Ele ajuda a mostrar o caminho do sucesso!

Alinhar os indicadores

Os indicadores da empresa precisam estar alinhados, isso que dizer que todos os resultados precisam estar bons. Uma empresa que funciona bem tem bom desempenho em todas as áreas, por isso a integração é fundamental.

Melhorar a qualidade e o desempenho

Uma atuação que usa os melhores métodos tem mais qualidade. Esforços dedicados ajudam a empresa a chegar às metas de que ela precisa, mais isso depende também que a administração pense dessa forma! O Balanced Scorecard tem impacto direto na qualidade dos trabalhos feitos.

Alcançar resultados dentro do que você espera depende de uma boa gestão, mas, principalmente, conduzida com base em metas e no crescimento da empresa. Neste conteúdo, pude mostrar que o Balanced Scorecard é a melhor metodologia para o crescimento da sua empresa.

Falando nisso, ela está pronta para crescer e atender a um mercado maior? Saiba mais sobre a importância da escalabilidade em um negócio e como obtê-la por meio de 5 dicas!

Avatar
Adolfo Felipe da Silva

O Adolfo Felipe tem 23 anos, e 6 deles são de experiência com marketing e vendas. Atualmente faz parte do time de Marketing no Guia Empreendedor, onde é responsável pela estratégia de inbound marketing. Tem experiência em diversos segmentos como varejo, educação e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!