Na semana passada recebemos uma questão de uma empresa que curte a nossa página no Facebook. Veja:

“Minha dúvida é sobre como obter um investimento simples e seguro para adquirir produtos para minhas novas atividades. A quem devo recorrer, quais bancos são mais viáveis,etc.”

Primeiramente, agradecemos ao pessoal da WSJ Tecnologia pela confiança na gente e no #ClicoResponde.

Agora, vamos à resposta, que não é tão direta. Aliás, não é nada direta. A resposta é “depende”.

Se você vai obter um financiamento para uma compra para sua empresa, várias coisas influenciam. Existem linhas especiais não somente em bancos privados, mas também no Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ajudar o empreendedor com um empurrãozinho. Por exemplo, se o investimento de sua empresa for de até R$ 15 mil, você pode tentar com o BNDES o microcrédito, que tem taxa de juros de até 4% ao mês.

Existe ainda o Finame, que também é controlado pelo BNDES e obtido em instituições financeiras credenciadas, que permite a compra de equipamentos para atividades das empresas. São diversas linhas de crédito disponíveis dentro deste programa, como “aquisição de bens e capital” e “produção de bens e capital”. Veja aqui no site do BNDES.

Você também pode ver no banco que tem sua conta corrente jurídica – não vá misturar com a física – e ver, com informações de valor e objetivo de uso do dinheiro, qual linha de financiamento é mais adequada. Mas não feche na hora: avalie, veja a taxa cobrada, outros custos embutidos e compare.

Espero que tenha ajudado. E boa sorte!

Matérias relacionadas:

Fiscal e tributário

VER todos