Clico Responde: Twitter para empresas é uma boa opção?

Clico Responde: Twitter para empresas é uma boa opção?

Dentre todas as opções, o Twitter pode ser a mais simples (e não menos eficiente) das redes sociais

Há algumas semanas, escrevi um post sobre um dilema que eu tive na hora de decidir em quais redes sociais a minha empresa deveria estar. Parece que essa também é a dúvida de vários empreendedores que acompanham o Guia, como a Ka, que nos enviou a seguinte questão nesse post que destaquei acima:

 

“Estou montando minha loja virtual e decidi ter um blog e um facebook apenas. A minha dúvida era se o Twitter era realmente necessário, mas como nunca consegui entender ele direito nem como pessoa física decidi me focar nos outros e se houver uma real necessidade no futuro volto a pensar no assunto.”

 

Ka, antes de tudo, muito obrigado pela confiança! É legal ver que, assim como eu, outros empreendedores estão se preocupando em divulgar os seus produtos ou serviços por outros meios de comunicação.

Você nos contou que já tem um blog e uma Fanpage. Muito bom! O blog, sem dúvidas, é um excelente canal pra você abordar temas associados ao seu segmento de negócio, sem necessariamente falar sobre o seu produto. Funciona assim: você dá informação relevante  ao seu cliente que, com o tempo, pode se tornar um advogado da sua marca graças ao conteúdo que você oferece para ele. Essa é a rede social que praticamente se adequa a qualquer modelo de negócio, porque os internautas estão sempre em busca de conteúdo de qualidade na internet – o que, cá pra nós, a gente consegue só depois de fazer algumas buscas mais afundo do tema que estamos procurando. Quanto ao Facebook, o foco de interesse é outro – geralmente entretenimento. Então, vale a pena fazer uma avaliação se o perfil do seu público seria engajado com a sua marca através desta rede social. Se você vende um produto, algumas opções a considerar são também o Instagram e o Pinterest, que são bastante visuais e podem te ajudar a viralizar o que você vende.

Mas vamos à sua dúvida:

O que é o Twitter, pra que ele serve e como ele pode ser útil para a sua empresa?

O Twitter é um microblog que serve para você divulgar informações (os tweets) em até 140 caracteres. A vantagem é que você pode dar personalidade à sua marca, porque lá não existe diferente de perfil pessoal e corporativo como ocorre no Facebook e LinkedIn, por exemplo. Uma dica bacana é você divulgar um post do seu blog em uma frase (ou várias frases – sempre com o link para o conteúdo completo) que desperte a curiosidade dos seguidores, para que eles cliquem e continuem lendo no seu blog.

Um recurso muito utilizado nessa rede social é a famosa hashtag (#). Ela é responsável por agrupar em uma busca palavras-chave e assuntos importantes. Quando você clica em uma hashtag, automaticamente é redirecionado para uma página que reúne todos os tweets que utilizaram a mesma palavra. Quando essa mesma palavra é mencionada muitas vezes, vai para uma lista dos 10 mais, chamada “Trending Topics” (ou TT para os mais familiarizados com a rede).

Além disso, o microblog também oferece a opção para anunciantes. Você pode conhecer aqui as opções e ver se é adequada para o seu tipo de empresa.

Também dei uma pesquisada em como o Twitter pode ajudar, especificamente, as pequenas e médias empresas a crescerem. E encontrei um estudo bem interessante sobre o assunto. Recomendo a leitura neste link aqui.

E aproveito para convidá-la a seguir o Twitter do Vouclicar.com. 🙂

Espero que tenha ajudado, Ka! E obrigado pela sua visita! Se ainda ficou alguma dúvida, mande pra gente comentando neste post, que toda sexta-feira o #ClicoResponde uma questão.

 

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!