Como escolher as melhores ações de Marketing para o seu negócio?

Como escolher as melhores ações de Marketing para o seu negócio?
Avatar
Adolfo Felipe da Silva
Analista de Marketing @ Guia Empreendedor

Você já está cansado de saber que o marketing é vital para o sucesso de um negócio, mas eu tenho visto muitos empreendedores em dúvida sobre como escolher as melhores ações de marketing para deslanchar no mercado. Pensando nisso, eu preparei 4 dicas simples e poderosas que você deve seguir de perto para ter sucesso. Vamos lá!

Estude muito bem seu público-alvo

O público-alvo é quem você vai fazer de tudo para alcançar com as ações de marketing, então é crucial saber exatamente quem ele é. Estude bem o mercado em que atua, saiba qual a fatia desse mercado que a sua empresa conseguirá atender melhor do que qualquer concorrente e foque nela.

“Mas, isso é mesmo necessário, Clico?” Com certeza! Sabendo quem é seu público-alvo, você terá condições de escolher as ações que terão mais impacto, em vez de perder tempo testando soluções sem futuro. Além disso, essas ações serão mais bem direcionadas e, logicamente, terão mais chances de dar certo.

Tenha um plano de ataque

O que, exatamente, está envolvido em um plano de ataque? Em todos os meus empreendimentos, sempre estabeleci as metas e objetivos que a empresa deveria alcançar, bem como prazos para isso.

Em seguida, fazia também um cronograma de cada ação a ser aplicada, lembrando sempre da importância de acompanhar os resultados obtidos e agir com base neles.

Isso significa também delegar as tarefas certas para os colaboradores e levar em conta fatores externos que podem comprometer o andamento do planejamento. Esse plano vai garantir que tudo esteja no lugar para que a estratégia funcione.

Integre ações de marketing online e offline

Essa é uma das dúvidas mais comuns que me aparecem: “Clico, o marketing digital é bom mesmo, ou é melhor continuar usando os métodos tradicionais?” E eu sempre respondo a mesma coisa: por que se limitar a um deles quando se pode juntar o melhor dos dois mundos?

O motivo é simples: o marketing digital é ótimo, mas os clientes não estão só online. Por isso, invista em coisas como marketing de conteúdo, e-mail marketing e SEO, mas sem deixar de lado práticas como parcerias de divulgação com outras empresas, eventos e um pós-venda eficiente.

Seja referência nas redes sociais

Eu também sempre usei as redes sociais para criar uma relação mais próxima com o público e tornar o negócio referência no mercado. Se você pensar bem, elas são o boca-a-boca  —  o melhor tipo de marketing que existe!  — , só que online, e quem sabe explorar isso direito consegue resultados espetaculares.

Para isso, é importante definir o tom que a marca vai usar para conversar com os clientes, o tipo de conteúdo que vai postar, a frequência, entre outras coisas. Tudo isso fará com que a reação seja positiva, se refletindo nos lucros.

Por tudo isso que vimos, ao escolher as ações de marketing para a sua empresa, não se limite: explore o ambiente digital tanto quanto o offline, e se lembre que o marketing está em tudo o que uma empresa faz. Se fizer isso, vai ter resultados incríveis e retorno certo para o seu investimento.

Gostou das ações de marketing que eu indiquei? Veja também 6 dicas para o planejamento estratégico da sua empresa este ano!

Avatar
Adolfo Felipe da Silva

O Adolfo Felipe tem 23 anos, e 6 deles são de experiência com marketing e vendas. Atualmente faz parte do time de Marketing no Guia Empreendedor, onde é responsável pela estratégia de inbound marketing. Tem experiência em diversos segmentos como varejo, educação e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!