Como escolher o melhor local para seu consultório médico?

Como escolher o melhor local para seu consultório médico?

Gosto de pensar que cada vez mais médicos estão empenhados em entrar para o mercado tendo seu próprio consultório. Apesar disso, temo que nem todos saibam exatamente por onde começar na hora de escolher o local para instalar seu novo consultório médico. Foi por esse motivo que decidi escrever esse post, com dicas para os profissionais da saúde que estão em busca dessa realização. Acompanhe comigo!

Por que se preocupar com a localização?

Em um primeiro momento, muitos podem achar que o único requisito necessário para alcançar sucesso com um consultório médico é ser um excelente profissional. É claro que sua formação e especializações são essenciais para que você exerça bem a Medicina, mas preciso dizer que outros aspectos devem ser considerados. Lembre-se: seu consultório é também uma empresa e sua localização vai interferir diretamente em seus resultados.

O local ideal para um consultório médico

O que é preciso levar em conta na hora de escolher a localização de um consultório? Alguns fatores são decisivos e quero te ajudar a analisar dois deles que considero básicos:

Público alvo

É muito importante saber quem exatamente você pretende atender em seu consultório, para pensar em suas necessidades e preferências na hora de escolher uma clínica. Por exemplo, se seus pacientes serão basicamente jovens e adultos, é interessante pensar em uma região mais central ou próxima de centros comerciais.

Já no caso de um consultório que atenderá idosos, é essencial buscar um local mais tranquilo, que oferecerá facilidade de estacionamento e promoverá bom acesso aos pacientes com dificuldade de locomoção.

Espaço

Seu consultório precisa de um planejamento. Pense em todos os espaços que você precisará ter disponível de acordo com sua especialidade médica, como recepção, área de circulação, sala para atendimento do paciente, espaço para realização de exames, enfim, pense no ambiente como um todo. Ah, não se esqueça de consultar quais são as exigências legais da Vigilância Sanitária. Existem regras específicas quanto à estrutura física de um consultório médico e eu te afirmo que isso não pode ser ignorado.

Comprar ou alugar?

Sei que essa é uma dúvida muito recorrente em quem está iniciando um negócio. Para respondê-la, peço que pense em seus objetivos a curto e longo prazos e nos prós e contras de cada uma das possibilidades.

No caso de aluguel, indico que você analise com cuidado as regras e condições do locador, que precisam ser favoráveis e atender às suas necessidades e as de seus pacientes. Verifique também se existem restrições quanto ao seu horário de funcionamento, caso esteja localizado em um prédio ou condomínio.

Ao comprar uma sala, existe a possibilidade de restringir suas opções no caso de precisar mudar para um espaço diferente depois de um tempo, como instalações maiores ou mais acessíveis aos pacientes. Apesar disso, a aquisição de um imóvel sempre pode ser vista como uma fonte de renda, já que o espaço que não é mais adequado para você pode ser para outras pessoas e você poderá tornar-se um locador.

Ficou mais fácil agora pensar na localização de seu próximo consultório médico? Espero ter te ajudado! 🙂

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!