Como escolher um software de gestão para consultórios médicos?

Como escolher um software de gestão para consultórios médicos?

Oi pessoal, como estão? Espero que bem! Eu tive uma gripe daquelas, mas felizmente conheço um médico excelente, que me ajudou a ficar bom e voltar à ativa logo. Como agradecimento, resolvi responder uma pergunta que ele me fez. Ele disse: “Clico, estou precisando melhorar a gestão do meu consultório! As coisas estão começando a ficar complicadas por aqui. Você pode me ajudar a encontrar um bom software para consultórios médicos?”

É claro que sim, caro amigo! Vou mostrar como escolher o melhor sistema e deixar as dores de cabeça só para os seus pacientes. Vamos lá!

Qual o objetivo do sistema?

Em primeiro lugar, é bom deixarmos claro que os sistemas de gestão não são todos iguais. Cada um deles tem características próprias, que podem fazê-los servir como uma luva ou ir de encontro às suas necessidades. Por isso, antes de mais nada, é vital definir uma estratégia que o software vai ajudar a executar.

Pense nas suas expectativas para o futuro: você espera que o consultório cresça, contando com mais médicos e pacientes com o passar do tempo? Ou deseja facilitar a relação com parceiros, como fornecedores e convênios? Depois de fazer isso, veja as funcionalidades que o sistema de gestão ideal precisaria ter a fim de cumprir esses requisitos.

É fácil de usar?

Outra coisa que eu não canso de frisar para qualquer empreendedor buscando gerenciar melhor as suas atividades é a facilidade de uso do sistema escolhido. Afinal de contas, a sua especialidade é a medicina, e é a isso que deveria se dedicar! Quanto mais tempo precisar passar aprendendo a usar o programa significa um período menor voltado para atender os pacientes e alcançar seus objetivos profissionais.

Por isso, procure opções que sejam simples de entender e fáceis de usar. Além de tudo, isso indica que a empresa que o oferece se preocupa com os usuários e preza pela qualidade, bons sinais para ajudar na escolha.

Qual o custo de manutenção?

Sempre ouvi do vovô Clico as palavras “Cuidado meu filho, às vezes o barato sai caro!” Com o tempo, percebi como isso é verdade. O custo de manutenção de um software para consultórios médicos serve como indicador de que o que parece muito barato e vantajoso pode ser, na verdade, uma grande armadilha. Considerar bem esse custo vai te poupar muito esforço e dinheiro mais à frente, já que trocar de programa seria muito mais caro que escolher bem no início.

Mas, o que envolve esse custo? Ele vai além das manutenções periódicas e atualizações de rotina, mas envolve também quanto tempo o sistema sai do ar ou apresenta problemas que podem afetar o seu dia a dia. Assim, vale sempre a pena procurar saber o histórico de estabilidade das opções pesquisadas.

O suporte é de qualidade?

“E o que mais, Clico?”, você pergunta. E eu digo: sem dúvida, em algum momento você vai precisar da ajuda da equipe de suporte. Sendo assim, certifique-se de que essa ajuda seja de qualidade. Caso contrário, usar o programa pode se tornar um verdadeiro pesadelo, já que nunca terá confiança e autonomia para tirar o máximo da ferramenta.

Já vi empreendedores desesperados com sistemas que, apesar de serem bons e cumprirem todas as demandas do cliente, não prestavam o suporte que se espera de uma solução de ponta.

Viram como é possível escolher um bom software para consultórios médicos, sem grandes complicações? O Vouclicar.com, por exemplo, tem o Gestão Médica, um aplicativo feito para atender as atividades diárias do seu consultório. Que tal dar uma olhada e ver se é o que você precisa? O mais importante é que a solução que escolher deve ficar com você por um bom tempo, então é bom analisar com cuidado e fazer uma escolha consciente. Só assim será mais produtivo e organizado, dando aos pacientes o cuidado que eles merecem!

E você, já teve de escolher um software desse tipo? Que dicas, além das que eu citei, você daria? Conte para mim, deixe seu comentário!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!