Não é fácil administrar as atividades diárias de uma empresa, tomar decisões acertadas, planejar as ações futuras e atingir aquela meta desejada, concorda? Porém, tudo isso é possível com uma única ação: estruturando bons processos de gestão na sua empresa!
Neste post, vou lhe explicar o que é processo de gestão e qual a sua importância para as organizações, além de listar 4 dicas para implementá-lo de maneira prática. Continue lendo e confira!
Afinal, o que é processo de gestão?
Depois da revolução industrial, como o próprio nome sugere, os negócios passaram por uma grande mudança. Agora, a escala de unidades produzidas, o número de funcionários e os objetivos das empresas aumentaram consideravelmente. Com isso, novas necessidades surgiram para os negócios.
No intuito de alcançar esses objetivos, viu-se a exigência de dirigir as empresas por meio de um esforço organizado, ou seja, métodos ou estratégias que garantissem a eficácia do processo produtivo. Isso foi chamado de gestão.
E, em suma, o conjunto desses procedimentos, que visam direcionar os negócios, são chamados de processos de gestão.
Mas, qual a sua importância para um negócio?
Imagine um conjunto de ações que lhe permitam ter o controle de cada atividade da sua empresa. Imaginou? O que isso possibilita?
Permite saber de informações muito importantes para atingir suas metas. Entre elas, posso destacar:
- prever os resultados — sabendo cada ação, pode-se estimar a reação;
- encontrar as falhas — visualizando os pontos que não atingiram os objetivos;
- ajustar os processos — sanando as falhas para alcançar o alvo.
Então, como estruturar os processos de gestão de uma forma prática?
Nesse ponto, você deve estar se perguntando: “Ok, mas como faço isso no meu negócio?”. Dou aqui umas dicas:
Faça um planejamento estratégico
A primeira coisa necessária é saber onde se quer chegar. Para isso, é necessário ter um planejamento estratégico e alinhado ao objetivo.
Assim, finalmente chegamos ao ponto crucial: “como tomar decisões corretas?”. Para isso, são necessários dados. “Mas, como conseguir dados consistentes?”. É aí que entra a tecnologia.
Imagine que no mês de janeiro seu negócio teve uma pequena procura. O que aconteceria? Seu estoque ficaria lotado e seu financeiro apertado devido aos gastos mensais.
Agora, imagine que você já tivesse um software há um ano e que ele permitisse visualizar o número de negócios a cada mês. Ao checar os dados do mês de janeiro, você constataria a queda nas vendas. Com isso, poderia se planejar e adotar a estratégia de comprar menos peças para janeiro do ano seguinte.
Faça um planejamento operacional
Baseado no planejamento estratégico, você seleciona uma sequência de atividades com o objetivo de definir um plano de ação. Define os meios e os recursos, além de estruturar e quantificar o plano.
Lembra da queda nas vendas? Nesse ponto, você pode checar e observar que comprou 100 peças naquele janeiro e vendeu 30. Dessa forma, define que no próximo só comprará 50 unidades.
Execute o planejamento
Coloque em prática todas as ações que foram planejadas e definidas nas etapas anteriores para que os resultados se alinhem aos almejados. Para conseguir isso, você pode utilizar uma ferramenta que permita simplificar e agilizar as ações executadas, além de registrar e interagir entre os setores.
Faça o controle
Por fim, garanta que a plataforma permita comparar os números pretendidos aos alcançados. Isso permite reduzir a divergência de informações, aumentando a confiabilidade e simplificando o controle.
Então analise os resultados e se forem diferentes do pretendido, reorganize e ataque!
Por exemplo, se você viu que o saldo final não foi o esperado, abra a sua plataforma e cheque área por área. Observe o relatório financeiro, a entrada e saída de estoque, o desempenho de cada funcionário, as notas emitidas, a conciliação bancária etc. O ponto que não se alinhou ao planejado deve ser ajustado.
Estruturar bons processos de gestão é de grande importância para o alcance dos objetivos das organizações e a tecnologia trouxe um avanço significativo para implementá-los de uma maneira simples, por meio da troca de informações precisas entre os setores, de forma muito mais ágil, segura e eficaz.
E aí, gostou do post? Quer receber mais conteúdos indispensáveis como esse? Assine nossa newsletter!