ão importa qual é o seu segmento de mercado. Muito menos se você é proprietário de uma micro, pequena ou média empresa. O uso da tecnologia gera benefícios tangíveis e intangíveis tanto na gestão de pet shops quanto na de uma mercearia. As soluções tecnológicas que ajudam os empreendedores e gestores têm se popularizado tanto no meio empresarial.
E se você não consegue perceber os benefícios de adotar um software de gestão para pet shops, eu vou explicar direitinho quais são eles e por que você deve repensar seus conceitos!
Os benefícios da tecnologia na gestão de pet shops
Os benefícios das soluções tecnológicas voltadas para a gestão de empresas são comprovados, principalmente, nos aspectos econômicos e de qualidade do serviço para os clientes. Para entender melhor como a gestão de pet shops pode ser otimizada com elas, eu trouxe os principais benefícios:
Otimização do planejamento financeiro
Um pet shop é um negócio como outro qualquer. Ele demanda cuidado com as finanças e atenção na contabilidade. O gestor ou proprietário não pode dar passos maiores do que as pernas — ou seja, os investimentos devem ser bem calculados.
O simples fato de colocar um zero a mais em uma conta pode causar uma catástrofe financeira. Por isso, contar com sistemas que validam informações, ajudam a fazer projeções econômicas ou a conferir a contabilidade, além de evitar surpresas desagradáveis, gera economia de dinheiro e de tempo.
Melhorias na gestão do estoque
Não tem coisa pior para um negócio do que o cliente solicitar um produto e encontrar o estoque desfalcado. Sempre ressalto a importância de ficar de olho nos produtos disponíveis e fazer uma gestão de estoque cuidadosa.
Além de lembrar que é preciso reabastecer os produtos para o seu pet shop, a tecnologia que automatiza a gestão dessa parte do negócio evita que o empresário corra o risco de vender produtos vencidos, por exemplo.
A criação de históricos que permitem analisar a demanda de venda de cada produto que você oferece em seu pet shop.
Redução de desperdício de insumos
Quando o sistema aponta que existem produtos prestes a vencer, você pode praticar promoções para eliminar aqueles produtos do estoque. E além de evitar o descarte de produtos fora do prazo de validade, os sistemas de gestão permitem que o proprietário analise a quantidade de shampoo usada em determinado período.
Sozinho, esse dado pode até não dizer muito, mas quando relacionado com outras informações (como a quantidade de banhos e tosas oferecidas), pode apontar o uso desmedido de recursos. Ou seja, é uma excelente forma de identificar desperdícios.
Potencialização do relacionamento com o cliente
Contar com a agenda digital bem abastecida de informações, o gestor de um pet shop pode calcular o tempo dos atendimentos, seja de uma tosa ou na fila do caixa. Isso permite inclusive planejar estratégias para fidelizar clientes.
Com o histórico de compras e visitas, a gestão de atendimento pode ficar mais estratégica. É possível programar disparo de e-mails com ofertas ou lembretes de quando o cliente deve vacinar seu pet ou comprar mais ração. Consegue imaginar as possibilidades?
As mudanças na cultura do negócio
A implementação da tecnologia na gestão de pet shops provoca uma mudança cultural. Ao facilitar o seu trabalho de gestor, permite que você invista seu tempo em ações de marketing e na motivação dos seus colaboradores.
Esse conjunto de mudanças norteia a cultura do negócio para a eficiência das rotinas internas — permitindo até calcular o ROI do seu pet shop —, uma relação melhor com os clientes e o engajamento da equipe.
Por todas essas razões, o impacto da tecnologia na gestão de pet shops merece a sua atenção.
Gostou das minhas dicas? Então, que tal assinar nossa newsletter? Eu sempre disponibilizo novos conteúdos para ajudar você a otimizar a gestão do seu negócio!