Como estruturar bons processos de gestão? Entenda aqui!

Como estruturar bons processos de gestão? Entenda aqui!

Não é fácil administrar as atividades diárias de uma empresa, tomar decisões acertadas, planejar as ações futuras e atingir aquela meta desejada, concorda? Porém, tudo isso é possível com uma única ação: estruturando bons processos de gestão na sua empresa!

Neste post, vou lhe explicar o que é processo de gestão e qual a sua importância para as organizações, além de listar 4 dicas para implementá-lo de maneira prática. Continue lendo e confira!

Afinal, o que é processo de gestão?

Depois da revolução industrial, como o próprio nome sugere, os negócios passaram por uma grande mudança. Agora, a escala de unidades produzidas, o número de funcionários e os objetivos das empresas aumentaram consideravelmente. Com isso, novas necessidades surgiram para os negócios.

No intuito de alcançar esses objetivos, viu-se a exigência de dirigir as empresas por meio de um esforço organizado, ou seja, métodos ou estratégias que garantissem a eficácia do processo produtivo. Isso foi chamado de gestão.

E, em suma, o conjunto desses procedimentos, que visam direcionar os negócios, são chamados de processos de gestão.

Mas, qual a sua importância para um negócio?

Imagine um conjunto de ações que lhe permitam ter o controle de cada atividade da sua empresa. Imaginou? O que isso possibilita?

Permite saber de informações muito importantes para atingir suas metas. Entre elas, posso destacar:

  • prever os resultados — sabendo cada ação, pode-se estimar a reação;
  • encontrar as falhas — visualizando os pontos que não atingiram os objetivos;
  • ajustar os processos — sanando as falhas para alcançar o alvo.

Então, como estruturar os processos de gestão de uma forma prática?

Nesse ponto, você deve estar se perguntando: “Ok, mas como faço isso no meu negócio?”. Dou aqui umas dicas:

Faça um planejamento estratégico

A primeira coisa necessária é saber onde se quer chegar. Para isso, é necessário ter um planejamento estratégico e alinhado ao objetivo.

Assim, finalmente chegamos ao ponto crucial: “como tomar decisões corretas?”. Para isso, são necessários dados. “Mas, como conseguir dados consistentes?”. É aí que entra a tecnologia.

Imagine que no mês de janeiro seu negócio teve uma pequena procura. O que aconteceria? Seu estoque ficaria lotado e seu financeiro apertado devido aos gastos mensais.

Agora, imagine que você já tivesse um software há um ano e que ele permitisse visualizar o número de negócios a cada mês. Ao checar os dados do mês de janeiro, você constataria a queda nas vendas. Com isso, poderia se planejar e adotar a estratégia de comprar menos peças para janeiro do ano seguinte.

Faça um planejamento operacional

Baseado no planejamento estratégico, você seleciona uma sequência de atividades com o objetivo de definir um plano de ação. Define os meios e os recursos, além de estruturar e quantificar o plano.

Lembra da queda nas vendas? Nesse ponto, você pode checar e observar que comprou 100 peças naquele janeiro e vendeu 30. Dessa forma, define que no próximo só comprará 50 unidades.

Execute o planejamento

Coloque em prática todas as ações que foram planejadas e definidas nas etapas anteriores para que os resultados se alinhem aos almejados. Para conseguir isso, você pode utilizar uma ferramenta que permita simplificar e agilizar as ações executadas, além de registrar e interagir entre os setores.

Faça o controle

Por fim, garanta que a plataforma permita comparar os números pretendidos aos alcançados. Isso permite reduzir a divergência de informações, aumentando a confiabilidade e simplificando o controle.

Então analise os resultados e se forem diferentes do pretendido, reorganize e ataque!

Por exemplo, se você viu que o saldo final não foi o esperado, abra a sua plataforma e cheque área por área. Observe o relatório financeiro, a entrada e saída de estoque, o desempenho de cada funcionário, as notas emitidas, a conciliação bancária etc. O ponto que não se alinhou ao planejado deve ser ajustado.

Estruturar bons processos de gestão é de grande importância para o alcance dos objetivos das organizações e a tecnologia trouxe um avanço significativo para implementá-los de uma maneira simples, por meio da troca de informações precisas entre os setores, de forma muito mais ágil, segura e eficaz.

E aí, gostou do post? Quer receber mais conteúdos indispensáveis como esse? Assine nossa newsletter!

Clico

O Guia empreendedor é o ecossistema de empreendedorismo que tem como principal proposta ajudar os empreendedores a darem o próximo passo na criação de um negócio de sucesso. Ajudamos nas resoluções dos problemas rotineiros que todo empreendedor tem na gestão do seu negócio através de Conhecimento, Networking e Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!