Conheça os impactos do Cloud Computing para microempresas

Conheça os impactos do Cloud Computing para microempresas

Se você leu o título e proferiu um “Nossa, cloud o quê?”, fique tranquilo, pois o Clico querido aqui vai facilitar a sua vida e traduzir o que isso significa em uma linguagem fácil. A tecnologia evoluiu muito no quesito “arquivar documentos”. Lembro-me, como se fosse hoje, dos velhos disquetes, dos CD’s-Rom (que ainda são usados por algumas pessoas) da euforia do lançamento do pendrive e, até mesmo, das aulas de informática onde aprendi a criar pastas para armazenar os arquivos no próprio computador.

Como a internet veio para facilitar tudo, não poderia ser diferente nesse caso, né? Cloud Computing tem tudo a ver com isso, é a possibilidade de salvar documentos na nuvem, isto é, em locais que podem ser acessados via conexão de internet e não ocupam a memória do seu computador. Muito fácil de entender! Agora, vou listar como essa tecnologia impacta positivamente na vida das microempresas:

Criação de poder competitivo em relação às empresas maiores

O Cloud Computing, mesmo sendo um recurso ligado à tecnologia, é acessível para qualquer tipo de empresa, o que possibilita uma maior equivalência em relação às microempresas com as grandes corporações. O custo-benefício dessas ferramentas também facilita esse processo, já que fatores financeiros não são divisores de água nesses casos. Bora crescer, então?

Sincronização da estrutura

Lembro-me que “nas antigas”, o acúmulo de documentos em um computador traria automaticamente a necessidade de comprar outra máquina, a fim de obter mais espaço. Isso era um trabalho muito custoso para microempresas, além de ocupar o ambiente que, por muitas vezes, já é reduzido.

O meu amigo (e agora seu também!) Cloud Computing veio para acabar com esse problema, já que ele permite o armazenamento na nuvem, o que ocupará menos espaço físico e, consequentemente, te deixará com mais dinheiro no bolso. Devido a isso, várias microempresas conseguem adotar o home office, mesmo as que têm muitos funcionários, já que o Cloud Computing possibilita o acesso de qualquer lugar do mundo via internet. Coisa boa, né?

Segurança no armazenamento de informações

Lembro-me de um trágico dia em que meu HD queimou e eu perdi uma série do documentos importantes. E se já existisse a benção do Cloud Computing na minha vida? Nossa, jamais teria passado por essa situação. Não depender de uma única máquina ou de mecanismos como pendrive, facilita muito o meu trabalho e ainda me poupa de gastos inesperados. Fora que, acima de tudo, durmo tranquilo sabendo que meus documentos estão armazenados com segurança e posso acessar em qualquer lugar, desde a Lan House do Biro (aqui na esquina de casa) ou na na casa da Vó Clica, lá em Ribeirão Preto.

Com certeza, depois de ler esse artigo, você vai correr para ter uma vida fácil que nem a minha e usufruir das vantagens do Cloud Computing. Para te ajudar, cito três dos mais populares serviços desse nicho: Google Drive, Icloud e Dropbox.

Já que facilitei a tua vida, agora chegou a sua vez: comenta aí o que achou da minha explicação. Sua opinião é sempre muito válida!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!