Segurança, Tecnologia

Desvende 5 mitos sobre backup de dados na nuvem

 

Desvende 5 mitos sobre backup de dados na nuvem

Toda vez que uma nova tecnologia surge, ela vem com um pouco de desconfiança. Lembro quando lançaram o internet banking? Quem diria que hoje a gente até usa o smartphone e o relógio para pagar as compras? Agora as suspeitas da vez são sobre o backup de dados na nuvem.

Apesar de inúmeros benefícios para as empresas que sabem dos riscos da falta de backup, ainda há uma série de equívocos que inibem o uso dessa importante ferramenta. Para acabar com as suas dúvidas sobre o assunto, selecionei 5 mitos sobre o backup de dados na nuvem. Confira!

1. O backup de dados na nuvem não é seguro

Toda empresa zela pela segurança das informações, já que ninguém quer ver por aí os dados da organização circulando livremente, não é mesmo? Se essa é sua maior preocupação, pode ficar tranquilo.

A gente costuma guardar as informações no computador local e acha que está protegido, mas muitas vezes não tomamos nenhuma medida de segurança. Já as empresas que oferecem o backup de dados na nuvem contam com uma série de ferramentas que garantem a segurança das informações, como a criptografia avançada.

2. Apenas grandes empresas fazem backup de dados na nuvem

Ainda ouço pessoas por aí dizendo que a computação em nuvem é uma tecnologia que serve apenas para grandes empresas. Outro mito que eu desmascaro aqui.

Realizar o backup de dados na nuvem é uma medida de segurança de informações que vale para todos os tipos e tamanhos de negócio, inclusive para as pequenas e médias empresas. Isso sem falar que, com os dados na nuvem, você pode acessá-los de onde quiser sempre que necessário.

3. Backup de dados na nuvem é um serviço caro

Esse mito foi caindo por terra aos poucos. No início, os custos para a contratação do backup na nuvem eram mesmo altos, mas, felizmente, o serviço hoje é mais acessível. A grande vantagem é que a oferta de empresas no ramo trouxe não só uma diminuição de custos, mas uma qualidade ainda maior do serviço.

O que vale mais? Investir em segurança dos dados ou arcar com os gastos de um problema de backup no seu HD?

4. O backup de dados na nuvem é uma tarefa complexa

Você faz backup no HD porque acha que na nuvem é complexa?

Pois saiba que existem serviços de backup muito fáceis de instalar, configurar e administrar. Não é preciso ser um especialista em TI para conseguir desfrutar do sistema.

5. O uso do backup de dados na nuvem é muito demorado

O backup e a restauração dos dados dependem de duas coisas: tamanho dos dados e conexão com a internet. Então, se você decide enviar à nuvem muitos gigabytes ao mesmo tempo, é preciso que sua conexão com a internet seja de alta velocidade.

Mas é bom deixar claro que os serviços de computação em nuvem não limitam sua velocidade na hora em que você baixa os arquivos armazenados. Eles podem até disponibilizar a entrega de dados sem que você precise realizar o download.

Espero ter ajudado você a desvendar estes 5 mitos sobre backup de dados na nuvem. E por falar em tecnologia, descubra também como um sistema de gestão pode ajudar no controle fiscal de sua empresa.

Deixe uma resposta

Você pode gostar

Torne-se um empreendedor de sucesso!