Empresário e Pessoa física

É possível evitar a fofoca no trabalho?

 

Não importa o tipo de negócio que você tenha ou o porte da sua empresa: a fofoca no trabalho é realidade de quase todos os empreendedores. Já vi isso acontecendo em todo lugar! Isso porque você lida com pessoas que estão expostas umas às outras por muito tempo, compartilhando assuntos profissionais e pessoais — e, no meio desses assuntos, falar do outro é uma tentação. Apesar de ser difícil controlar como é a conversa no corredor, você, como gestor, pode evitar a fofoca no trabalho. No post de hoje eu trouxe algumas dicas de como colocar essa estratégia em prática!

1. Tenha um escritório agradável

A conversa entre os seus funcionários pode ser muito proveitosa e até inspiradora para o dia a dia de trabalho. Favoreça as trocas entre os funcionários no próprio espaço físico de seu empreendimento: ter a área do café é fundamental nesse sentido. Deixe cadeiras, mesas e utensílios sempre à mão para quem quer fazer uma pausa na rotina. Isso favorece a integração de todos e evita que uma ou outra pessoa fique isolada — e consequentemente vire alvo de especulações.

2. Não dê importância demais às fofocas

Muitas vezes a fofoca surge despretensiosamente em uma conversa e se apaga tão rápido quanto começou. Por isso, se ouvir um comentário sem malícia ou um trecho de uma conversa alheia, meu conselho é que você procure ponderar se vale mesmo a pena chamar a atenção para o problema. Muitas vezes se envolver é dar ainda mais peso à informação., vai por mim!

3. Tenha um responsável por Recursos Humanos

Caso a fofoca no trabalho seja um pouco mais grave e prejudique a produtividade ou a motivação dos funcionários, aí não tem jeito: você deve se envolver. Mas não você mesmo. Isso porque a resolução do conflito deve ser conduzida por alguém neutro, para evitar que você tome partido, mesmo sem querer. Por isso, tenha alguém responsável por Recursos Humanos que saiba lidar com a situação de forma imparcial e profissional.

4. Crie canais de comunicação

Muitas vezes a fofoca no trabalho surge porque o funcionário não tem com quem falar, na instituição, sobre determinado assunto. Tenha um canal de comunicação — como uma caixa de sugestões ou um e-mail — pelo qual as pessoas possam se comunicar com os gestores anonimamente. Essa é uma ótima medida para você sentir o clima da organização.

5. Peça sugestões

Periodicamente faça uma reunião para pedir sugestões de melhoria nos processos de seu empreendimento. Vale discutir questões administrativas e até de negócios. Ao colocar os problemas em pauta, você tira as reclamações e as transforma em sugestões.

6. Pense sempre no clima organizacional

A fofoca no trabalho surge sempre quando os funcionários estão insatisfeitos. Reveja sempre a sua política de benefícios e avalie se o ambiente está favorável para todos. Dar mais flexibilidade, treinamentos e favorecer o desenvolvimento profissional podem ser medidas para deixar a sua equipe mais contente — e menos favorável a fazer comentários negativos.

Encare mais esse desafio de gestão e comprove que o seu empreendimento está pronto para continuar evoluindo! Quer mais dicas de Recursos Humanos? Veja este meu outro post!

 

Deixe uma resposta

Você pode gostar