xistem quase 12 milhões de pessoas desempregadas no Brasil e você tem vagas abertas e não consegue encontrar a pessoa ideal?
Estamos aprendendo sobre como a relação com o trabalho mudou! E é importante nós empreendedores termos a clareza e visão na hora da contratação dos melhores profissionais!
Vivemos na era da experiência! Facilidade na palma da mão. Nossas preferências, nosso estilo de filme, roupas, restaurante através dos algoritmos, influenciam na nossa decisão de compra.
Tudo isso fruto da inovação, tecnologia e o mais importante: Cliente no centro.
Por isso, nós não podemos nos acomodar e manter a velha estratégia de anos atrás na contratação dos talentos.
Antigamente era um anúncio de vaga e a caixa de e-mail ou a mesa, enchia de candidatos e currículos excelentes interessados.
Hoje, a vaga fica aberta alguns dias. O candidato está participando de outros processos seletivos e além disso antes de tomar a decisão, buscam saber “como é trabalhar na sua empresa”, em plataformas como https://www.glassdoor.com.br/. O jogo virou não é mesmo?
Você sabe, quais os principais motivadores para as pessoas que buscam novo emprego ou movimentação no mercado de trabalho?
1) O melhor lugar para se trabalhar: “O que a empresa oferece de perspectiva de carreira e quais desafios apresenta? O clima organizacional é bom?”
2) Quem vai ser meu gestor: “Com quem eu vou trabalhar? Com quem eu vou aprender? O que esse líder já fez de relevante que me apoiará a alcançar o sucesso profissional idealizado?”
3) Como conciliar e obter qualidade de vida -” Essa empresa cuida, oferece e se preocupa com a saúde mental dos seus colaboradores?”
4) Qual o melhor pacote de remuneração e bem estar. “Salário compatível com mercado, benefícios atrativos e possibilidade de conciliar vida profissional e pessoal.
Porque é importante você saber disso? Na busca pelos melhores candidatos, requer de nós ação rápida. Nossas habilidades em vendas precisam e devem ser aplicadas também para encantar os melhores candidatos.
O que estou dizendo é: precisamos construir uma narrativa que responda de forma objetiva e concreta aos anseios desses novos talentos.
E então como ser assertivo na atração e seleção dessas pessoas?
1. Coloque sua empresa na vitrine: Se posicione digitalmente, tenha um time apaixonado pela sua marca, use as redes sociais para contratar funcionários. Isso precisa ser genuíno!
2. Tenha o escopo claro de quais atividades esse novo profissional vai desenvolver e quanto está disposto a pagar. É ruim quando o candidato não consegue entender o que é a vaga e quais são seus entregáveis.
3. Seja objetivo com as etapas de seleção, quantas entrevistas. Quanto mais breve menor a chance de perder um bom candidato para outra oportunidade.
4. Valorize as indicações, se for possível, incentive e faça campanhas internas de indicação de candidatos, pelo próprio time interno. (Empresas já praticam brindes, bônus por indicação que variam de R$ 100 a R$ 2.000 reais)
5. Use o início da entrevista para se vender e vender a sua empresa para esse candidato. Lembre-se, não é só você que decide, ele também está avaliando outras oportunidades.
6. Não deixe o candidato nervoso, seja pontual, faça um quebra gelo, deixe-o à vontade para que extraia daquele momento o melhor do candidato.
7. Seja gentil e respeitoso! É uma entrevista de emprego, o candidato não está pedindo uma esmola.
8. Mostre as vantagens de trabalhar aí com você: Além dos benefícios, quais os diferenciais da sua empresa? Que dor ela resolve? Como espera que essa pessoa contribua?
9. Peça referências. Essa é uma validação importante, principalmente em vagas estratégicas.
10.Ao concluir sua entrevista, informe sobre quando e como ele saberá se foi ou não aprovado.
Existe um conceito que é o Employee Lifetime Value ou ELTV. É um indicador da área de Recursos Humanos que mostra o valor gerado pelo colaborador no decorrer do tempo que ele compõe o quadro de funcionários.
Isso significa que a nossa relação com o tempo de permanência das pessoas pode ser diferente.
Talvez não mais "combater o turnover", mas oferecer a melhor experiência ao seu time. Isso favorece que durante o tempo que ele estiver ali, dê o seu melhor, se dedique, se comprometa e alcance os melhores resultados.
Quando o ciclo se encerrar, a percepção de ambos será transformada em uma visão de que todos ganharam, saíram satisfeitos, os processos foram documentados e podem ser replicados, as pessoas foram treinadas adequadamente para assumir aquela função e as entregas foram concluídas com sucesso. Então não há dívidas e nem ressentimentos, foi uma relação “ganha - ganha”.
Essa mentalidade abre espaço para os melhores candidatos. Ele se sentirá engajado com desafio e sabe que, se concluído com sucesso a empresa o apoiará em seu próximo desafio, dentro ou fora da organização.
Existe uma ação fundamental nas lideranças que, ao compreender o valor da autonomia, liberdade, fomentará um ambiente de inovação e colaboração: Escutar e conhecer individualmente o seu time.
Para a empresa, é uma ação poderosa: entender as ambições de cada profissional, seus sonhos e planos de vida e carreira. Informações para uma gestão individualizada e assertiva.
E para o colaborador, visão e razão para permanecer, não apenas pelo salário ou algum benefício em sí, mas pela cultura que a empresa promove e por saber que alí não se trata apenas de um número e sim, ele pode fazer a diferença.
Espero que seja útil e te apoie na busca e contratação dos melhores profissionais.
Dica Bônus
Roteiro de entrevista:
● Se apresente e conte um pouco de sua trajetória;
● Conte os desafios da empresa, de forma resumida conte os diferenciais,
● Números, entregáveis e projetos relevantes;
● Fale brevemente sobre o time (perfis técnicos, com quem ele (a) vai interagir, parceiros relevantes que ele(a) perceba que há aprendizados e oportunidades, e fornecedores (canais de distribuição, nomes relevantes que valorizam a area e envolvimento com esses parceiros e clientes).
● Cite alguns relevantes.
● Fale sobre as atividades, expectativa da função.
● O que espera desse profissional como entrega e contribuição técnica e comportamental.
Perguntas para fazer ao candidato
1)Peça ao candidato para que conte brevemente sua trajetória
2) Peça que ele conte as experiências mais relevantes em relação a crescimento e desafio.
3) Pergunte: porque essa oportunidade chamou atenção
4) Quanto tempo para o trâmite de desligamento para início na nova função caso seja aprovado
5) Como ele faz para se atualizar?
6) O que não está no linkedin que ele curte fazer para descontrair?
7) O que a empresa pode esperar dele com essa nova oportunidade?
8) Pergunte se faz sentido, se está alinhado com o que ele está buscando
9) Encerre perguntando se há alguma dúvida (tenha a mão todas as informações relevantes sobre a vaga)