Se você quer aparecer em publicações, é preciso investir em relacionamento com a imprensa
Ser referenciado em um jornal, na televisão, rádio ou em um site é o sonho de boa parte dos empreendedores. Afinal, se a sua empresa aparece como entrevistada ou participa de alguma reportagem série, significa que ela é diferenciada e que muitos clientes podem surgir graças a essa exposição.
E se engana quem pensa que, para ser entrevistado, é preciso pagar alguma coisa para o jornal, revista ou site. Muito pelo contrário: se uma publicação cobrar por isso, ela não é séria e muito menos ética. Isso vai contra as regras do bom jornalismo.
A pergunta que fica, então, só pode ser: “mas como eu faço para ser entrevistado então, Maiza? Espero alguém bater à minha porta?”.
Claro que não. Existe um serviço que empresas de todos os portes contratam para criar relacionamento com jornalistas: isso se chama assessoria de imprensa.
A assessoria de imprensa serve para intermediar o contato entre marca/empresários/profissional com a mídia. A contratação pode ser via “job” – um trabalho eventual, para um lançamento de produto ou ação de comunicação pontual – ou para um projeto de médio/longo prazo.
A ideia é produzir releases (textos com informações) para enviar às redações, conduzir encontros de relacionamentos com jornalistas e organizar coletivas de imprensa para ajudar a marca/empresa/profissional a ser lembrado e contatado para futuras entrevistas.
Caso você opte por um serviço desses, tenha em mente que é bom buscar referências para atestar a qualidade do fornecedor, como ocorre em qualquer outro tipo de contratação. E não acredite se lhe for prometido um estrondoso resultado com muita rapidez: trabalho de relacionamento com a mídia leva tempo para ser construído.
E então, o que você acha dessa estratégia?