O Big Data é uma das grandes características do mundo conectado de hoje em dia. Com a explosão do uso da internet e das redes sociais, há uma enorme nuvem de dados que está sendo gerada sobre nossas cabeças e crescendo a uma taxa exponencial.

Até recentemente, o Big Data era uma forma de coleta de dados restrita às grandes empresas. No entanto, a tecnologia avançou consideravelmente e, agora, mesmo as pequenas empresas podem explorar o poder do Big Data para melhorar a experiência do cliente e sua estratégia de vendas.

No post de hoje, vou falar justamente sobre o casamento entre Big Data e vendas. Me acompanhe e venha descobrir como você pode usar o Big Data a favor do seu negócio!

Como usar o Big Data?

O conceito de Big Data é algo bastante amplo. Os dados são coletados a partir de qualquer ação executada por um usuário em um dispositivo ligado à internet, seja encaminhado um e-mail, postando mensagens nas redes sociais, comentando em blogs ou até mesmo utilizando um cartão de crédito em uma loja física. Toda ação gera uma espécie de “impressão digital”, que fica armazenada em algum lugar na nuvem.

É difícil até mesmo imaginar a quantidade de dados obtidos. Para se extrair informações úteis a partir desse vasto oceano, você vai precisar de uma ferramenta de análise bastante eficiente, que lhe permita encontrar informações relevantes e exibi-las em um formato que você possa entender. Felizmente, essas ferramentas são bastante acessíveis e muitas estão disponíveis sem custo. O Google Analytics, por exemplo, é gratuito e se integra muito bem com outros sistemas, como softwares de gestão do relacionamento com os clientes.

O que sua pequena empresa pode fazer para relacionar Big Data e vendas?

Se você tem a intenção de explorar a imensidão de informações disponíveis no Big Data, existe uma série de ações possíveis.

Ampliar a propagação de sua marca na internet

Você já está conectado a muitos de seus clientes através de suas diversas redes sociais ou outros meios de contato, não é? Bem, a coleta de dados não precisa parar por aí. Existem algumas opções de ferramentas que permitem que você configure alertas e notificações sempre que sua marca é mencionada na internet, assim como qualquer produto ou serviço que seu empreendimento esteja oferecendo. Uma vez que você começa a monitorar essas menções, você pode criar estratégias a partir das interações na web para otimizar a propagação de informações, gerar mais interesse em sua marca, melhorar a satisfação dos seus clientes, engajamento de usuários, inclusive aumentar as vendas.

Matérias relacionadas:

Tecnologia

VER todos