A resposta é sim, mas é necessário seguir algumas regras
Recebemos uma questão bem interessante para o Clico Responde via e-mail: “Olá, tenho uma pequena loja de doces e atuo como MEI (Microempreendedor Individual). Estou precisando contratar uma ajudante. Posso? Obrigada, Maria”.
Saiba Mais
Guia sobre contrato de experiência
Clico Responde: o que é, e como me torno, um MEI?
Decidi contratar funcionários. E agora?
Maria, obrigado pela confiança! A resposta é sim, você pode. Mas existem umas regras importantes para isso, segundo é possível verificar no site oficial do MEI. O seu funcionário deve ganhar até um salário mínimo ou o piso salarial da profissão.
E você deve se atentar para as obrigações legais: é necessário preencher a Guia do FGTS e Informação à Previdência Social (GFIP), que é entregue até o dia 7 de cada mês, por meio de um sistema chamado Conectividade Social, da Caixa Econômica Federal. Ao preencher e entregar a GFIP, o MEI deve depositar o FGTS, calculado à base de 8% sobre o salário do empregado.
Além disso, deverá recolher 3% desse salário para a Previdência Social. Conforme as informações oficiais, todas as contas são feitas automaticamente pelo sistema. O custo total do empregado para o Microempreendedor Individual é 11% do respectivo salário, ou R$ 79,64, se o empregado ganhar o salário mínimo.
O cálculo é sempre feito pelo valor do salário multiplicado por 3% (parte do empregador) e por 8% (parte do empregado).
O que achou, Maria? Se tiver mais dúvidas, você pode mandar uma nova questão ou buscar informações aqui no site do MEI. E boa sorte com a loja de doces!