Conceito de Omni-Channel prevê que a loja esteja disponível em todas as plataformas e canais
Adoro quando nossos leitores estão superatualizados e fazem perguntas sobre assuntos fresquinhos. A Marta trouxe um questionamento muito pertinente hoje:
“O que é omni-channel?”
Marta, muito obrigado pela pergunta!
Omni-channel é um conceito de varejo que significa, literalmente, “todos os canais”. No caso, se refere à presença da loja em todos os meios: e-commerce em site e dispositivos móveis, comércio físico, propaganda na televisão, mailing impresso e digital etc.
A ideia vem de uma demanda do consumidor, que está cada vez mais exigente e conectado, comprando produtos no meio em que for mais conveniente. Ora por meio de um site, ora se interessa pelo produto que viu em uma postagem de rede social, ora usa um app no celular.
A consultoria International Data Corporation (IDC) previu em novembro passado que o investimento em políticas de omni-channel será uma das prioridades até 2018 para metade dos 250 maiores varejistas do mundo.
A prática é uma evolução da ideia de multi-channel, ou multicanais. Parece que os dois conceitos são iguais, não? Mas há uma diferença importante.
O omni-channel ideal prevê não só que a loja ofereça seu produto em todos os meios, mas que o consumidor nem perceba a diferença entre os canais, o que pode deixá-lo mais engajado. É o fim da fronteira entre o físico e o virtual.
Uma estratégia exige bastante investimento. Por exemplo, é necessário conhecer profundamente o comportamento dos consumidores em todas as plataformas, para saber em quais ter mais presença. Já os funcionários devem estar preparados para atender os clientes seja qual for a interface da loja. Também, é preciso adequar a mensagem de venda a cada meio (nisso o Marketing Digital pode ajudar, leia mais aqui).
Entendeu? Espero ter ajudado e, se ficou alguma dúvida, comente este post que responderemos no próximo #ClicoResponde.