Dentre todas as opções, o Twitter pode ser a mais simples (e não menos eficiente) das redes sociais

Há algumas semanas, escrevi um post sobre um dilema que eu tive na hora de decidir em quais redes sociais a minha empresa deveria estar. Parece que essa também é a dúvida de vários empreendedores que acompanham o Guia, como a Ka, que nos enviou a seguinte questão nesse post que destaquei acima:

"Estou montando minha loja virtual e decidi ter um blog e um facebook apenas. A minha dúvida era se o Twitter era realmente necessário, mas como nunca consegui entender ele direito nem como pessoa física decidi me focar nos outros e se houver uma real necessidade no futuro volto a pensar no assunto."

Ka, antes de tudo, muito obrigado pela confiança! É legal ver que, assim como eu, outros empreendedores estão se preocupando em divulgar os seus produtos ou serviços por outros meios de comunicação.Você nos contou que já tem um blog e uma Fanpage. Muito bom! O blog, sem dúvidas, é um excelente canal pra você abordar temas associados ao seu segmento de negócio, sem necessariamente falar sobre o seu produto. Funciona assim: você dá informação relevante  ao seu cliente que, com o tempo, pode se tornar um advogado da sua marca graças ao conteúdo que você oferece para ele. Essa é a rede social que praticamente se adequa a qualquer modelo de negócio, porque os internautas estão sempre em busca de conteúdo de qualidade na internet - o que, cá pra nós, a gente consegue só depois de fazer algumas buscas mais afundo do tema que estamos procurando. Quanto ao Facebook, o foco de interesse é outro - geralmente entretenimento. Então, vale a pena fazer uma avaliação se o perfil do seu público seria engajado com a sua marca através desta rede social. Se você vende um produto, algumas opções a considerar são também o Instagram e o Pinterest, que são bastante visuais e podem te ajudar a viralizar o que você vende.Mas vamos à sua dúvida:

O que é o Twitter, pra que ele serve e como ele pode ser útil para a sua empresa?

O Twitter é um microblog que serve para você divulgar informações (os tweets) em até 140 caracteres. A vantagem é que você pode dar personalidade à sua marca, porque lá não existe diferente de perfil pessoal e corporativo como ocorre no Facebook e LinkedIn, por exemplo. Uma dica bacana é você divulgar um post do seu blog em uma frase (ou várias frases - sempre com o link para o conteúdo completo) que desperte a curiosidade dos seguidores, para que eles cliquem e continuem lendo no seu blog.Um recurso muito utilizado nessa rede social é a famosa hashtag (#). Ela é responsável por agrupar em uma busca palavras-chave e assuntos importantes. Quando você clica em uma hashtag, automaticamente é redirecionado para uma página que reúne todos os tweets que utilizaram a mesma palavra. Quando essa mesma palavra é mencionada muitas vezes, vai para uma lista dos 10 mais, chamada "Trending Topics" (ou TT para os mais familiarizados com a rede).Além disso, o microblog também oferece a opção para anunciantes. Você pode conhecer aqui as opções e ver se é adequada para o seu tipo de empresa.Também dei uma pesquisada em como o Twitter pode ajudar, especificamente, as pequenas e médias empresas a crescerem. E encontrei um estudo bem interessante sobre o assunto. Recomendo a leitura neste link aqui.

Espero que tenha ajudado, Ka! E obrigado pela sua visita! Se ainda ficou alguma dúvida, mande pra gente comentando neste post, que toda sexta-feira o #ClicoResponde uma questão.

Matérias relacionadas:

Tecnologia

VER todos