Suporte ao Windows XP acaba nesta terça. Atualização ajuda a manter os seus arquivos seguros
Ok, eu assumo que já tinha ouvido falar disso há um tempo, quando ainda nem pensava em abrir meu próprio negócio. Mas hoje, ao escutar esta história de novo, não posso negar que fui pego de “calças curtas”, ou desprevenido, na linguagem menos popular: a partir desta terça-feira (08/04 - hoje!) acaba o suporte da Microsoft ao Windows XP.
Mas o que isso significa?
Primeiro, vamos relembrar a história. A Microsoft, desde seu nascimento, renova constantemente as versões de seus sistemas operacionais. É um ciclo de vida de lançamento, crescimento e auge até se tornar obsoleto diante de um outra novidade.
Desde 2007 a companhia conta que vai acabar com o suporte ao Windows XP, que foi a versão de sua plataforma com mais adeptos ao redor do mundo. Ainda hoje, segundo dados de uma consultoria internacional chamada StaCounter, 18,6% de todos os computadores desktop ao redor do mundo ainda têm esta versão instalada.
Por que mudar
Com o fim do suporte ao sistema operacional, a Microsoft parará de mandar aquelas atualizações de segurança que apitam periodicamente no Windows, sabe? Com isso, as chances do computador da sua empresa – e da minha empresa também, diga-se de passagem – ficar vulnerável a qualquer ameaça de segurança é maior. Não que nós sejamos obrigados a atualizar o sistema, mas se não fizermos isso, enfrentaremos alguns riscos. Além disso, segundo a própria Microsoft, o Windows XP consome 5x mais energia que o Windows 8. E as novas versões dos programas que virão provavelmente também não serão mais compatíveis com o sistema antigo. Já li em alguns sites e grupos do Facebook, por exemplo, usuários comentando que têm o Windows XP e que receberam uma notificação de atualização de determinado plug-in. Seguiram o processo mas, no fim, um erro impediu a conclusão do comando.
Será preciso atualizar o sistema para uma versão mais recente, como o Windows 8.1. Caso sua máquina não tenha as especificações necessárias para uma versão tão moderna, você pode optar por um sistema operacional aberto, como Ubuntu, ou até mesmo o Windows 7.E então, qual sistema operacional você usa? Vai precisar fazer a atualização? Se tiver alguma dúvida, mande para a gente. Toda sexta-feira o #ClicoResponde a uma questão.