Marketing online para pequenas empresas: como começar?

Marketing online para pequenas empresas: como começar?

Não sei quanto a você, mas eu já perdi as contas de quantas vezes ouvi empreendedores reclamando das dificuldades de realizar uma estratégia de marketing online com sucesso. Ainda mais no início do negócio, quando a empresa é pequena, pode ser complicado saber por onde começar. Então, adivinha sobre o que vamos falar hoje? Isso mesmo, amigo empreendedor! Hoje você vai aprender como começar a sua estratégia de marketing online!

Faça um planejamento detalhado

A primeira coisa que eu faço antes de iniciar uma campanha de marketing online é planejá-la com calma. Mas, o que está envolvido nisso? Pelo menos dois fatores:

Objetivos e metas

Seu plano de marketing online precisa de objetivos gerais, que darão o norte de todas as suas decisões.

Mas estabelecer metas específicas, como “aumentar o número de clientes em 50%” e “expandir o alcance dos produtos para X cidades”, por exemplo, dão uma noção melhor ainda de onde se quer chegar.

Prazos

Depois de acertar os objetivos e metas você precisa colocar prazos neles. “Em quanto tempo consigo atingir os 50% de aumento ou colocar o meu produto nas X cidades?” é o que você responder a si mesmo.

Mas cuidado com os extremos: não estabeleça “ontem” como prazo realista, mas também não deixe para quando der. A ideia é se desafiar, mas colocar uma data que pode ser cumprida.

Monte planos de ação de marketing online

Nesse estágio você já planejou o que pretende alcançar e até quando deseja fazer isso, mas ainda falta saber como. Para isso, monte planos de ação específicos, detalhando os passos a tomar para chegar lá.

Planos de ação bem traçados tiram aquela ideia de que o objetivo é difícil demais, e mostram exatamente o que fazer para conquistá-lo.

Aprenda a dominar as ferramentas que vai usar

O marketing online oferece muitas ferramentas úteis para facilitar e otimizar o seu trabalho. Mas, como elas terão efeito se não forem usadas do jeito certo? Veja algumas dessas ferramentas:

Redes sociais

Você já deve estar cansado de saber que as redes sociais estão entre os principais canais de marketing online, não é mesmo?

Lembrando disso, descubra primeiro quais as redes favoritas do seu público-alvo. Depois aprenda qual a proposta de cada uma, quais são seus principais recursos e como usá-los.

Automação de marketing

As ferramentas de automação de marketing servem para facilitar a nutrição de leads e ajudam a gastar menos tempo e dinheiro para conseguir maior lucro. Parece bom, certo?

Mas para aproveitar os benefícios de ferramentas como e-mail marketing, tome tempo para se acostumar com suas funcionalidades e aprender como usá-las.

Tomar esses cuidados fará toda a diferença na hora de executar sua estratégia, e aumentará muito suas chances de sucesso.

Acompanhe os resultados e se ajuste

Por último, algo que eu deixei de fazer nas minhas primeiras campanhas e me arrependi depois foi não acompanhar direito os resultados do meu trabalho.

Depois que aprendi a lidar com métricas e a importância de se ajustar de acordo com os dados encontrados, não abro mão de fazer isso, pois o retorno sobre o investimento aumenta consideravelmente.

É claro que eu não cobri tudo o que você precisa saber sobre marketing online, até porque isso só te deixaria confuso neste momento. Mas agora você já tem o essencial para começar e evoluir aos poucos, vendo os resultados iniciais melhorarem e se manterem por um bom tempo.

Agora que você já sabe por onde começar, veja também algumas estratégias de marketing de baixo custo para a sua empresa!

Avatar
Adolfo Felipe da Silva

O Adolfo Felipe tem 23 anos, e 6 deles são de experiência com marketing e vendas. Atualmente faz parte do time de Marketing no Guia Empreendedor, onde é responsável pela estratégia de inbound marketing. Tem experiência em diversos segmentos como varejo, educação e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!