O impacto da hospedagem no tráfego do site e no ROI

O impacto da hospedagem no tráfego do site e no ROI

No passado, os especialistas em promoção e conversão de sites estavam em lados opostos das barricadas. Os SEO trabalhavam apenas  para aumentar o tráfego do site, pouco se preocupando com a qualidade da conversão e a satisfação do usuário com o resultado. Mas agora tudo está mudando e, com o lançamento da atualização mais recente do algoritmo do Google, chamada Panda, o Google força os especialistas em SEO a pensarem não apenas na otimização, mas no nível de conversão e fatores comportamentais.

Os motores de busca  usam muitos parâmetros para classificar os sites, alguns dos mais importantes são o nome de domínio e a hospedagem. Neste artigo, mostraremos em que você deve prestar atenção ao escolher um domínio e hospedagem e como usá-los corretamente para melhorar o posicionamento e o ROI do seu site.

Conceitos Básicos

Hospedagem: é um serviço no qual você obtém espaço físico em um servidor com acesso permanente à Internet. Todos os dados e informações do seu site serão colocados lá, Ou seja, este é um serviço para fornecer uma “casa” para o seu site, na qual todos os arquivos “viverão”.

Domínio: endereço do site na Internet, por exemplo: https://guiaempreendedor.com/ , https://www.google.com/.

Um nome de domínio consiste em duas partes:

A parte à esquerda do ponto é chamada de domínio de segundo nível e consiste em qualquer conjunto de caracteres. Por exemplo, google, facebook, youtube  etc.

A segunda parte à direita do ponto é chamada de domínio ou zona de domínio de primeiro nível. Por exemplo, br,  com, org , pt etc.

ROI (Return On Investment):  é um coeficiente que mostra a lucratividade ou a perda de um determinado investimento, ou seja, a taxa de retorno do investimento. O ROI deve ser considerado para quase todos os investimentos, incluindo publicidade. Para eventos de marketing, existe outro nome – ROMI (Return On Marketing Investment). Por exemplo, se a taxa de retorno foi de 1,5 (ou 150%). Isso significa que cada real investido trouxe 1,5 reais. Na maioria das vezes, o ROI é medido como uma porcentagem. 

Quando o ROI é eficaz ? 

Apesar das opiniões diferentes em relação a esse indicador, há áreas em que o ROI é exclusivamente eficaz:

  • Em vendas diretas;
  • Promoção de vendas;
  • Programas de fidelidade;

Como aumentar seu ROI ? 

Você pode aumentar o retorno da publicidade on-line seguindo algumas regras simples.

  • O site do produto  deve estar sempre disponível, ou seja, precisa  estar hospedado em um servidor confiável.
  • Use canais diferentes para anunciar e acompanhar o desempenho deles.
  • A página de destino deve corresponder ao anúncio, ou seja, a publicidade deve seguir o nicho e a linha editorial da página de destino.
  • Componha um anúncio coerente e compreensível  que seja mais relevante para o público alvo.

A escolha de uma hospedagem de confiança para seu site.

A primeira coisa que você precisa prestar atenção é nas características de velocidade.

A velocidade do download é um dos fatores importantes de classificação para os mecanismos de busca. Quanto mais rápido o site carrega e executa, mais conveniente é para os usuários interagirem com ele. A hospedagem deve fornecer carregamento instantâneo da sua página.

Uptime

A disponibilidade e o bom funcionamento do site dependem da hospedagem. Esse indicador é chamado de tempo de atividade e deve estar próximo de 100%. Isso significa que o site funciona sem erros e os usuários e os robôs de pesquisa sempre podem acessá-lo.

Se o robô chegar ao site no momento da falha, ele considerará o site inativo e excluirá as páginas que planejava visitar dos resultados da busca. Portanto, a qualidade da hospedagem afeta diretamente a indexação do site e consequentemente o ROI.

Os vizinhos do servidor.

Se você não possui um servidor dedicado, seu site estará localizado em um servidor com um grande número de vizinhos que partilham o mesmo servidor.

Antes de escolher um servidor, você precisa verificar quais sites serão seus vizinhos.

Se o seu servidor não for dedicado e tiver sites mal-intencionados que distribuem conteúdo de vírus, spam ou se envolvam em atividades ilegais, o endereço IP desse servidor  poderá ser bloqueado devido a eles. Nesse caso, seu site não estará mais acessível, o que significa que você precisará “migrar” com urgência para um novo ip.

O que é um servidor dedicado ? 

Este é um servidor físico real que a empresa de hospedagem fornece ao cliente para alugar. É importante que o hoster aloque o servidor para o cliente como um todo para uso inseparável, ou seja, todos os recursos do servidor e todo o seu hardware são usados ​​por apenas um inquilino. Uma visão geral de tais serviços você pode encontrar aqui. É possível configurar o sistema com flexibilidade e otimizá-lo “para você”, incluindo a instalação de software. Devido à propriedade total.

É um computador poderoso montado em rack com outros servidores semelhantes e um switch. Os racks de servidores estão localizados nos datacenters de hospedagem ou em data centers individuais (ou seja, de propriedade da própria empresa para fins comerciais; nesse caso, não estamos falando de servidores dedicados, pois ninguém os aluga – as máquinas são de propriedade da empresa e são chamadas simplesmente de servidores) .

Geolocalização

É aconselhável escolher um provedor cujos servidores estejam localizados no mesmo país em que seu público-alvo reside. Quanto maior a distância física do servidor, maior o caminho que os dados percorrerão no caminho para o usuário. Isso aumenta a carga no site e reduz a velocidade do download.

A localização do servidor não afeta a definição da região do site que está sendo promovido. Para isso, informações de contato ou dados de diretórios são levados em consideração. Portanto, a escolha do país da localização do servidor afeta apenas a velocidade de download do site.

Prestar atenção às características de velocidade e operação da hospedagem;

Verifique os vizinhos por ip, para não tropeçar em sites maliciosos, por causa dos quais o endereço pode estar bloqueado; levar em conta a localização geográfica, quanto mais próximo o servidor estiver dos usuários, mais rapidamente as informações serão transmitidas.

Lembre-se: a taxa de retorno permite não apenas receber informações sobre eventos passados, mas também construir estratégias adicionais e prever a receita de futuras campanhas publicitárias.

O crescimento do tráfego e ROI do seu negócio online, é influenciado pelo tipo de hospedagem que você escolhe para o seu site. 

Feliciano Simba Telica
Feliciano Simba Telica

Nos últimos 6 anos, forneceu idéias a pequenos e grandes empresários para alcançar o sucesso em SEO e Marketing Digital. Trabalhou para alguns dos mercados mais competitivos em cibersegurança, seja sobre as fileiras ou o tráfego, está sempre disposto a elevar suas habilidades ao pico. Usando a estratégia de SEO white hat seu objetivo é alcançar sempre os melhores resultados para, levar os sites ao topo de todos os mecanismos de pesquisa por um longo tempo. Estudou profundamente o Google sobre atualizações do panda e pinguim para que possa lhe dar uma classificação de topo nos motores de busca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!