O que analisar na abertura de empresa?

O que analisar na abertura de empresa?
Mateus Pinto
Mateus Pinto
Co-fundador @ Neoside Agency

Você já chegou naquele momento da sua carreira em que abrir o próprio negócio parece um passo natural? Pode acreditar: esse é um sentimento comum entre a maioria dos brasileiros. Somos um dos países mais empreendedores do mundo, e quem diz isso não sou eu, mas uma série de rankings elaborados mundo a fora, como o Approved Index e o Global Entrepreunership Monitor. Ao contrário do que muitos dizem, somos um povo com iniciativa! Acontece que, infelizmente, a abertura de empresa no país não é uma tarefa fácil.

Além, é claro, das questões mercadológicas, como a ampla concorrência e os problemas econômicos, ainda enfrentamos uma série de problemas relacionados à burocracia. Para se ter uma ideia, de acordo com o Banco Mundial, o prazo médio para se abrir um negócio aqui pode levar 107 dias.

Ficou desanimado? Calma, estou aqui para ajudá-lo! Confira, a seguir, tudo o que você precisa analisar na abertura de empresa no Brasil:

As questões burocráticas

O primeiro passo é avaliar todas as questões burocráticas. Você vai ter que definir o modelo empresarial, como a Sociedade Empresarial Limitada, a EIRELI, a Empresa Individual ou o MEI. Já nesse momento, os documentos necessários são o RG, o CPF, a certidão de casamento (se for o caso) e o comprovante de residência. Além dos sócios, os documentos também devem ser apresentados pelo administrador, caso este não seja sócio.

Você precisará, ainda, elaborar o contrato social com o apoio de um profissional habilitado, que pode ser um contador ou advogado, para definir o nome da empresa, o valor do capital social, a sede, entre outros pontos. Esse documento precisa ser assinado por todos os sócios e pelo advogado para abrir o protocolo na Junta Comercial do Estado em que a empresa será aberta. Dessa forma, você obterá o CNPJ.

Depois disso, você ainda deve fazer um cadastro junto aos órgãos do governo, como a prefeitura, o Estado, o INSS e o FGTS, além de conseguir os alvarás de funcionamento e registros específicos para a sua atividade (se for necessário).

Dica do Guia: É importante considerar, ainda, os custos de abertura. No Brasil, os valores variam muito de município para município, podendo girar em torno de R$ 600,00 até R$ 2.000,00. Esses valores devem estar no seu cálculo de abertura.

As questões mercadológicas

Agora vamos para outro ponto-chave, que é a avaliação das questões mercadológicas. Por onde começar? Pelo começo, é claro! O planejamento estratégico do negócio que, nas fases iniciais é chamado de plano de negócios, é o ponto de partida para que a sua empresa tenha sucesso. Nele, você vai fazer uma avaliação de mercado, observando, principalmente, o que chamamos de análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

É uma avaliação mercadológica, basicamente. Você vai verificar o que pode oferecer de novo (forças), se existe um segmento específico a ser atendido (oportunidade), quais são os seus maiores problemas (fraquezas) ou se o mercado já é dominado por determinados players (ameaças), entre muitas outras coisas.

Para que isso seja possível você vai precisar estudar bastante: estudo do público-alvo, mapa dos players e as suas participações no mercado, fraquezas no serviço ou produto já ofertado, entre outros.

Dica do Clico: O objetivo principal nesse momento da abertura de empresa é avaliar se faz sentido ou não a sua empresa entrar no mercado. Esse propósito vai marcar toda a sua abordagem junto ao público-alvo, é o que vai fazer a sua empresa ser única!

Gostou das minhas dicas? Então acompanhe muito mais na nossa página do Facebook!

 

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!