Como criar um planejamento de marketing para pequenas empresas

Como criar um planejamento de marketing para pequenas empresas
Gustavo Alonge
Gustavo Alonge
Co-fundador @ Engajatech

Descubra no artigo de hoje como fazer um planejamento de marketing para pequenas empresas que seja eficaz e prático .

Criar um planejamento de marketing eficiente é um dos principais desafios enfrentados por muitos empreendedores, de todos os tipos. Porém, isso afeta principalmente as pequenas empresas, que ainda estão conhecendo o mundo do marketing. Sabemos que não é fácil elaborar um planejamento de marketing que dê resultados e auxilie o negócio a crescer, além disso, também não é de simples entendimento compreender quais são as etapas essenciais de um bom planejamento de marketing. Pensando nisso, nesse post vamos explicar de forma prática e objetiva como criar um bom planejamento de marketing em etapas, que ajude sua empresa a alcançar resultados. Vem com a gente!

Primeiro passo: Conheça sua empresa

 

Conheça-sua-empresa

 

A primeira vista, esse passo pode parecer estranho, pois é claro que você conhece sua empresa. Mas não se engane: Existem muitas coisas que requerem uma compreensão e atenção especial. O principal é: Por que seu negócio existe, qual o propósito dele? Compreender esse ponto é essencial para saber como elaborar um planejamento de marketing adequado ao seu negócio.

Segundo passo: Escolha seu público alvo

 

publico-alvo

 

Agora que você já sabe qual o propósito do seu negócio e o conhece, ficará bem mais fácil saber que direção seguir. Compreender e conhecer o seu negócio é essencial para que se siga para essa etapa do planejamento de marketing. Então, vamos lá? A segunda etapa principal de um planejamento de marketing é a definição de quem você deseja atingir. Veja um exemplo: Se os produtos de sua empresa são roupas masculinas, o marketing deve ser feito pensando exatamente em como chamar a atenção dos homens. Porém, definir seu público alvo como homens é muito abrangente, não acha? Exatamente por isso, é necessário compreender quem são aqueles homens que você quer chamar a atenção. Idade, comportamento e classe social são alguns exemplos que auxiliam a definir perfeitamente o seu público alvo, porém, você pode definir ainda mais. Com o público alvo definido, fica muito mais fácil criar um planejamento de marketing para a sua pequena empresa.

Terceiro passo: Trace seus objetivos

 

trace-objetivos

 

Os objetivos de sua empresa precisam possuir número e prazo, para que assim, você possa saber se o seu planejamento de marketing está sendo bem sucedido ou não. Por exemplo, o dono de um novo restaurante pode traçar como objetivo atender uma média de 100 clientes por dia em 1 ano de funcionamento. Já o dono de um consultório de odontologia pode traçar como objetivo possuir 50 pacientes recorrentes em 6 meses de funcionamento.

Os objetivos são diferentes para cada tipo de negócio, por isso, trace objetivos realistas. Uma boa forma de se situar no nicho em que sua empresa atua é estudar e avaliar a concorrência, observando quanto tempo elas demoraram para alcançar os objetivos que você tem em mente para seu negócio. A análise S.W.O.T. pode te ajudar tanto no objetivo quanto no estudo da concorrência.

Quarto passo: Divida seus objetivos em metas e planos de ação

 

defina-metas

 

Agora, é necessário dividir seu planejamento de marketing imaginando que o mesmo seja uma escada, sendo cada degrau um passo mais perto para o objetivo final do seu planejamento de marketing. Seguindo o exemplo do dono do novo restaurante, será realmente difícil atender 100 clientes por dia na primeira semana em que a loja foi aberta. Para que isso aconteça, é necessário que a clientela seja fiel, para que assim os clientes sempre voltem a consumir no restaurante.

E para que os clientes sejam fidelizados, é necessário definir quais passos seguir. Para alcançar seu objetivo principal, o dono do restaurante pode realizar uma festa de inauguração com buffet liberado para os moradores mais próximos da região de seu negócio. Uma outra opção é criar um cartão fidelidade que ofereça descontos e promoções quando preenchido. Mais uma opção é criar descontos específicos para cada dia da semana. Existem inúmeras possibilidades e opções a se seguir e nesse caso, cabe somente a empresa decidir o que seria melhor para seu negócio. Independente de qual seja a opção escolhida, cada ação de sua empresa deve ser feita com o objetivo maior em mente, no caso do restaurante exemplificado, os 100 clientes diários. O marketing pode ser feito de diversas maneiras, mas agora vamos te mostrar as principais maneiras de se fazer marketing digital e também de se fazer marketing offline de forma simples e eficiente. Veja abaixo:

 

curso-marketing-branding

 

Marketing Digital

 

digital-marketing

 

  • Estar presente e se relevante nas principais redes sociais, principalmente as que seu público alvo mais frequenta
  • Investir na produção de conteúdo, para assim gerar mais tráfego orgânico em seu site
  • Criar campanhas de mídia paga, como por exemplo, anúncios da sua empresa no Google AdWords, Facebook Ads e Instagram
  • Automatizar o marketing, criando um fluxo de e-mails capazes de levar o consumidor em potencial a concretizar a compra
  • E-mail marketing, muito eficaz ao possuir uma lista de contatos

Marketing Offline

 

marketing-offline

 

  • Fazer anúncios em TV, rádios, jornais e revistas
  • Possuir flyers ou folders para panfletagem ou envio de mala direta
  • Ter parcerias de confiança e que possam indicar ou até mesmo revender seu produto
  • Organizar eventos com profissionais especializados na área do seu negócio
  • Possuir um cronograma de atividades

Compreendendo como o marketing funciona, fica mais fácil elaborar um planejamento de marketing prático e eficaz. O cronograma de atividades é essencial para que se tenha senso de direção e também para que se possa mensurar os resultados. Agora é o momento de definir ações para pelo menos os primeiros meses de funcionamento do seu negócio e organizar para que todas as tarefas sejam executadas com êxito. O Trello, por exemplo, pode ser uma ótima ferramenta de organização de tarefas para o seu negócio.

Quinto passo: Revise sua estratégia e comece de novo

 

revise-estrategia

 

A última etapa é muito importante no processo de iniciar um novo ciclo em seu planejamento de marketing. É nesse momento em que sua empresa observará as ações feitas e os resultados obtidos, podendo recomeçar aquele ciclo ou interromper aquele plano e começar um novo. Nesse momento, é preciso observar com atenção o que deu certo e o que não deu certo, para continuar com os acertos e eliminar os erros. É também nesse período decisivo que você será capaz de entender se sua empresa precisa de novos especialistas ou de uma nova equipe de marketing. Não se apresse, um bom marketing é um processo contínuo de planejamento, execução e análise de resultados.

E então, gostou das dicas da Engajatech para criar um planejamento de marketing efetivo para a sua pequena empresa? Se quer aprender mais sobre Marketing, cadastre-se hoje na nossa Newsletter e receba na sua caixa de email outros conteúdos que preparamos para você!

Gustavo Alonge
Gustavo Alonge

Marketeiro, Jedi Master e Co-fundador da EngajaTech. Vivendo a vida fora da caixa e buscando novas oportunidades de aprender e gerar valor ao próximo. Responsável pelo sucesso do cliente na EngajaTech, busca incessantemente ajudar seus clientes à "viralizar" seus conteúdos e se tornarem referência em seus mercados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!