Políticas de Segurança da Informação para funcionários

Políticas de Segurança da Informação para funcionários

Como evitar que as informações vazem de cada uma das mentes que compõem seu time em situações totalmente inocentes e sem intenção?

Me diga (ou me escreva) se estou errado: para micro e pequenas empresas, segurança da informação é algo sequer cogitado. Primeiramente, porque o nome chama a atenção para um trabalho árduo e complicado. Em segundo lugar porque, se já de cara parece algo tão impossível, não se precisa de mais justificativas para nem pensar em uma estratégia como essa. E tem uma coisa simples, que geralmente é ignorada, na concepção da proteção: o funcionário.

Em uma empresa os dados não estão apenas na nuvem, no servidor, nas planilhas, nos softwares, nos caderninhos e demais documentos: eles estão na cabeça de seus colaboradores. Como evitar que eles vazem de cada uma das mentes que compõem seu time em situações totalmente inocentes e sem intenção? A resposta: educação.

A responsabilidade sobre a segurança da informação dentro da empresa é de todos, não somente dos gestores.

Cada funcionário tem de saber da criticidade que existe em mandar uma mensagem para seu e-mail pessoal com algumas informações para serem trabalhadas no fim de semana. Cada um tem de ter noção que alguns comentários feitos por telefone com clientes ou com fornecedores podem expor a empresa. Todos devem reconhecer que emprestar senhas de acesso para colegas é algo extremamente perigoso. E com as redes sociais, o alcance de um dado vazado é ainda maior (pelo menos aqui você pode acompanhar o comportamento dos funcionários). E se você não ensinar para todos sobre a responsabilidade de cada um, corre o risco de uma exposição maior.

Falta de direcionamento também custa caro. Você está preparado?

 

[button link=”https://guiaempreendedor.com/duvidas-de-como-gerir-sua-empresa-mande-para-nos-que-o-clicoresponde/” target=”blank” color=”8BC751″ icon=”fa-check” style=”pill” size=”large” tooltip=”Tire sua dúvida”]Tem uma pergunta? o #ClicoResponde[/button]

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!