4 práticas de marketing em redes sociais que podem alavancar sua empresa!

4 práticas de marketing em redes sociais que podem alavancar sua empresa!
Avatar
Adolfo Felipe da Silva
Analista de Marketing @ Guia Empreendedor

Não é mais novidade pra ninguém que, nos dias de hoje, é indispensável que uma empresa tenha uma presença online e pratique seu marketing em redes sociais. Porém, acho que é importante reforçar que não basta estar em todas as redes e não utilizá-las de maneira correta.

Preciso te dizer que não é suficiente publicar por aí sobre o que você quer falar — seus produtos ou serviços — e sim sobre o que seu público-alvo quer ler. Se alguém está em sua página ou canal, essa pessoa tem expectativas com relação ao conteúdo que irá encontrar ali.

Outro detalhe que não pode ser esquecido: ter milhares de curtidas ou seguidores não é sinônimo de sucesso. Você quer ver resultados e, no fim das contas, sua presença nas mídias sociais precisa gerar leads e vendas, certo?

Hoje, quero apresentar para você uma lista de práticas da área de marketing que podem auxiliar no fortalecimento de sua marca, pensando principalmente com foco nas redes sociais. Entenda um pouco sobre elas e veja como colocá-las em prática e utilizar essas estratégias a seu favor:

Marketing de conteúdo em redes sociais

Essa estratégia consiste, basicamente, em criar conteúdo valioso e relevante para atrair pessoas de seu público-alvo, de modo que se envolvam e tenham uma percepção positiva da sua marca. A publicidade tradicional já não se mostra mais eficiente, especialmente porque, na internet, as pessoas podem escolher onde encontrar conteúdo.

O marketing de conteúdo conquista primeiro o interesse das pessoas por suas informações. Ou seja, o primeiro estágio é a atrair: converter, relacionar e vender vêm em seguida. É importante ressaltar que o conteúdo precisa ser adequado ao tipo e perfil dos seus clientes e potenciais clientes. Ou seja, o primeiro passo é conhecer sua persona e produzir o conteúdo que ela procura.

Nas redes sociais, também é importante ter uma identidade e manter uma constância na forma de falar, de modo que o conteúdo tenha “a cara” da marca e os seguidores imediatamente percebam quem está falando.

Outro detalhe primordial é pensar que cada rede social tem um formato de conteúdo que engaja mais. Sendo assim, poste conteúdos exclusivos em cada plataforma para garantir que o conteúdo seja entregue da melhor maneira para os respectivos seguidores.

 

curso online marketing de conteudo

 

Storytelling

Essa palavra, em inglês, pode ser traduzida como “a capacidade de contar histórias relevantes”. No marketing, isso é feito não apenas com palavras, mas com o auxílio dos recursos audiovisuais. A ferramenta mostra-se eficaz em estreitar a relação entre o consumidor final e uma marca, especialmente por não ter um caráter invasivo, mas sim persuasivo.

Seja para fidelizar clientes ou divulgar o lançamento de um novo produto, sua marca precisa ter uma narrativa cativante e se apresentar de forma sutil, aproximando o consumidor de seu negócio. Com conteúdo leve e emocional, as vendas são alavancadas de forma subjetiva e indireta. Por possuir apelo emocional, a história contada se fixa na mente de quem a recebe, além de despertar o desejo de comentar sobre ela e compartilhar com outras pessoas. Um exemplo são os vídeos com anúncios no YouTube, com personagens (fictícios ou não) narrando uma história.

Transmedia em redes sociais

Também chamado de transmídia, a tradução do inglês do termo transmedia seria mais ou menos “além da mídia”. Ou seja: aqui o conteúdo se sobressai à mídia utilizada. Em termos práticos, posso dizer que significa que diferentes mídias transmitem diferentes conteúdos para o público, de forma que esses diferentes meios se complementem.

Assim como no storytelling, a ideia é contar uma história utilizando meios digitais, mas aqui falamos de uma história que se desenrola através de múltiplas plataformas, com cada parte contribuindo de maneira diferente para o todo.

Na narrativa transmedia não há exatamente um melhor meio de comunicação. O que importa é a relevância do meio para a história, onde deve estar concentrado o foco. Em resumo, transmedia vem depois da criação de uma história excelente.

Na verdade, essa prática já tem sido utilizada há bastante tempo, com narrativas transitando entre diferentes meios, como televisão, rádio e mídia impressa, mas os meios digitais e, especialmente, as redes sociais, tornaram isso mais exponencial e tangível.

Hoje, é possível criar uma imagem que traduza parte da história para ser postada no Instagram, um pequeno texto para o Twitter, um maior e mais elaborado para o Facebook e um filme para o Youtube. Dessa forma, em cada mídia social a mensagem é transmitida de uma forma e os meios, juntos, fortalecem uns aos outros, complementando sua mensagem.

Interação no marketing em redes sociais

É imprescindível que suas redes sociais sejam atualizadas com frequência, para garantir que seu público não desista de te acompanhar. Não é fácil produzir conteúdo de qualidade todos os dias, por isso é interessante utilizar algumas estratégias para continuar interagindo com seus seguidores e também conhecê-los melhor. Vou citar algumas sugestões de estratégias para que nunca falte conteúdo em suas redes sociais:

#1 Faça perguntas

Perguntar sobre a preferência do público por determinado assunto ou até mesmo questionar o que mais ele gostaria de ver em sua página é uma forma de gerar interação e engajamento, além de conseguir um direcionamento e ideias para publicações futuras.

#2 Crie um concurso cultural

Desafie seus seguidores a responderem a uma pergunta ou criarem uma frase sobre algum assunto que tenha a ver com sua empresa, valendo um prêmio. Entre as regras, você pode colocar que a publicação deve ser compartilhada ou que o participante deve marcar seus amigos nos comentários, de forma que aumente a visibilidade da postagem.

#3 Lembre-se das datas comemorativas

Movimente suas redes sociais com homenagens em datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais e toda data que esteja relacionada ao seu público-alvo. Essas publicações costumam ser bastante compartilhadas, o que atrai novas pessoas para sua página.

#4 Responda comentários

Além de demonstrar cordialidade, sua resposta pode servir para esclarecer dúvidas e incentivar que outros seguidores entrem em contato, o que irá ampliar a interação. Mostrar que há alguém por trás da tela prestando atenção em tudo que é falado em sua página servirá para melhorar o relacionamento entre o público e a empresa. As pessoas gostam de saber que estão sendo “ouvidas”, por isso não deixe comentários sem respostas.

Estou certo de que, adotando essas práticas de marketing em redes sociais, você conseguirá conquistar o seu público, interagir com ele, fortalecer a imagem de sua marca e obter ótimos resultados.

Conheça bem cada uma das redes sociais, saiba se seu público-alvo está nelas e o que desejam encontrar ali! Para facilitar, confira meu artigo onde eu digo quais as melhores redes sociais para investir de acordo com seu negócio.

Avatar
Adolfo Felipe da Silva

O Adolfo Felipe tem 23 anos, e 6 deles são de experiência com marketing e vendas. Atualmente faz parte do time de Marketing no Guia Empreendedor, onde é responsável pela estratégia de inbound marketing. Tem experiência em diversos segmentos como varejo, educação e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!