Marketing para Pequenas Empresas: Como alcançar melhores resultados com baixo custo

Marketing para Pequenas Empresas: Como alcançar melhores resultados com baixo custo
Gustavo Alonge
Gustavo Alonge
Co-fundador @ Engajatech

Para pequenas empresas, atrair novos clientes e aumentar os lucros podem ser grandes desafios. Nesse caso, uma boa opção é conhecer e investir em estratégias de marketing. Porém, nem sempre as pequenas empresas podem contratar serviços de marketing, principalmente pela necessidade de economizar e tendo em vista o fato de haver poucos recursos em caixa. Acreditar que é preciso muito dinheiro para obter resultados reais é um erro. O marketing digital para pequenas empresas deixou de ser sinônimo de altos valores gastos para, atualmente, oferecer novas maneiras de se investir nessa área sem gastar valores exorbitantes. Descubra no artigo de hoje como pequenas empresas podem se beneficiar do marketing gastando pouco.

Vantagens do marketing para pequenas empresas

 

vantagens do marketing para pequenas empresas

 

O marketing digital para pequenas empresas pode ser feito de diversas formas e existem sim soluções de baixo custo que podem ajudar os pequenos negócios a crescer e sobreviver a concorrência. Estratégias voltadas para a otimização de suas campanhas de marketing, assim como recursos e ferramentas para pequenas empresas são algumas das múltiplas vantagens que o empreendedor será capaz de obter através da internet. A internet deve ser vista como uma aliada no alcance de melhores resultados com baixos custos. Com os recursos atuais das pequenas empresas, torna-se possível a otimização de seu orçamento, permitindo que sua empresa vá além, através da implantação de novas estratégias e iniciativas responsáveis por atrair, conquistar e fidelizar um número cada vez maior de clientes. Além desses benefícios, também há um maior espaço para a criação de uma rede de maior faturamento, tudo isso através de estratégias de marketing para pequenas empresas.

Como começar uma estratégias de marketing

 

como começar uma estrategia de marketing

 

Fazer pesquisas, conhecer o seu público e definir a sua persona antes de iniciar qualquer estratégia de marketing é essencial para seu negócio dar certo. Afinal, é muito importante que se conheça o público alvo para que haja uma definição de persona ideal para o seu tipo de negócio. A persona representa o perfil ideal, por isso, realizar uma pesquisa de público, colher e absorver informações que possam auxiliar você a elaborar as estratégias que mais se encaixam com sua empresa, é uma maneira ótima de alcançar melhores resultados. Essa escolha permite que você fale com o público que melhor reflete sua empresa.

Como trabalhar o marketing em pequenas empresas

 

como trabalhar o marketing

 

É um fato que investir em marketing de conteúdo é uma questão de saber exatamente o quanto se deseja lucrar, afinal de contas, todo o investimento requer que seja gasto um valor, mas o seu retorno sempre virá em maior escala do que o gasto (R.O.I.). No caso do marketing de conteúdo, principalmente para pequenas empresas, esse é um investimento focado em uma estratégia específica e muito poderosa, onde são desenvolvidos conteúdos ricos e informativos. Esse conteúdo tem a função de educar e guiar cada uma das pessoas a consumir os produtos ou serviços de sua empresa.

Existem muitas formas de trabalhar com marketing, exemplos diretos disso são: blogs, assim como um site profissional. Em alguns casos, até mesmo e-mail marketing se torna um bom investimento. Investir em marketing de conteúdo é investir em uma área onde será possível criar uma estratégia barata e extremamente eficaz, solucionando dúvidas e apresentando um conteúdo que agregue valor real para os seus clientes. A intenção é que todos os seus clientes sejam atraídos de forma orgânica, assim como todos os potenciais clientes, aumentando a visibilidade de pequenas empresas.

O marketing como relacionamento para pequenas empresas

 

como fidelizar usando marketing

 

Outro ponto importante para as empresas, mas principalmente para as pequenas empresas, é o relacionamento com o cliente. O relacionamento com o cliente é uma maneira simples e poderosa de se investir em marketing de baixo custo, simples e funcional. Afinal, através de uma boa relação entre as pequenas empresas e os seus clientes vem a capacidade de fazer com que os clientes sejam os grandes líderes de propaganda. Essa capacidade está vinculada diretamente ao fato de que clientes satisfeitos indicam as empresas, até mesmo as pequenas empresas, para outras pessoas, aumentando o marketing boca a boca. Por isso, é muito importante que a sua empresa faça com que os clientes se sintam verdadeiramente valorizados, isso pode ser feito até mesmo através de um contato com um cliente após uma compra. Isso vai muito além de agregar valor para as pequenas empresas, esse tipo de atitude mostra aos clientes que sua empresa realmente se importa com eles.

 

Como fidelizar seus clientes com marketing

 

Marketing como relacionamento

 

Assim como o relacionamento com o cliente é uma forma útil de marketing para pequenas empresas, criar programas de fidelidade para os seus clientes também se tornou uma maneira eficiente de conquistar melhores resultados com baixo custo. Programas de fidelidade são voltados para os clientes fiéis, que por sua vez, são aqueles clientes que sempre escolhem a sua empresa dentre tantas outras, que conhecem todos os benefícios e todas as vantagens de seus produtos ou serviços.

Por essa razão, não há nada melhor do que recompensar esse grupo de uma maneira eficiente e que possa trazer resultados positivos para sua empresa. As melhores formas de se fazer um programa de fidelidade que seja funcional e atrativo é através de um programa de pontos que recompensará o seu público com bônus por exemplo, ou quem sabe com descontos ou ofertas exclusivas. Existem pequenas empresas que dentre as múltiplas opções, optam por oferecer brindes exclusivos e até mesmo oferecem opções como “compre 1 leve 2”.

 

curso de marketing para varejo

Gerando mais valor a partir dos colaboradores

 

gerando mais valor a partir dos colaboradores

 

Uma boa maneira de alcançar melhores resultados de marketing para pequenas empresas com baixo custo é transformando os seus colaboradores em embaixadores, através da mentalidade de marketing. Esse resultado ocorre pois os colaboradores de sua empresa, além de fazerem parte de um grupo importante, também possuem múltiplas formas de contato que serão extremamente úteis para a sua empresa.

Uma dica realmente útil para as pequenas empresas é a criação de confraternizações dentro da sua empresa para incentivar os colaboradores, para abrir espaço para que sejam feitos convites para que os amigos e familiares possam não só frequentar o ambiente, o evento, como também possam se divertir. As confraternizações são responsáveis por mais do que apenas aumentar a motivação de seus colaboradores, esses momentos são também responsáveis por dar uma nova perspectiva para muita gente, abrindo um novo ponto de vista de seu negócio.

E então, gostou das dicas da Engajatech para utilizar efetivamente o marketing na sua pequena empresa? Se quer aprender mais sobre Marketing, cadastre-se hoje na nossa Newsletter e receba na sua caixa de email outros conteúdos que preparamos para você!

Gustavo Alonge
Gustavo Alonge

Marketeiro, Jedi Master e Co-fundador da EngajaTech. Vivendo a vida fora da caixa e buscando novas oportunidades de aprender e gerar valor ao próximo. Responsável pelo sucesso do cliente na EngajaTech, busca incessantemente ajudar seus clientes à "viralizar" seus conteúdos e se tornarem referência em seus mercados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!