Ferramentas de marketing eficientes para pequenas empresas

Ferramentas de marketing eficientes para pequenas empresas
Adolfo Felipe da Silva

Quem disse que pequenas empresas não podem aproveitar boas estratégias de marketing? Para isso, basta usar as melhores ferramentas! Graças à evolução dos recursos tecnológicos que temos disponíveis hoje em dia, é possível obter resultados equivalentes aos de um grande negócio sem contar com muito investimento.

Ao usar esses elementos no seu dia a dia, você vai garantir um marketing de qualidade para o seu negócio sem precisar sacrificar muito tempo e dinheiro. Isso é particularmente valioso para empreendimentos pequenos que querem crescer, mas não contam com um orçamento alto.

Neste post, vou mostrar a você quais ferramentas de marketing adotar em uma pequena empresa. Confira!

1. Scup

Todo empreendedor precisa saber o que está sendo falado sobre seu estabelecimento. Graças aos recursos do meio digital, é possível monitorar essas menções nas redes sociais e em demais sites da web com facilidade.

A partir daí, você consegue obter um diagnóstico da imagem do seu negócio perante o público e fazer os ajustes necessários. O Scup é uma ferramenta completa que faz essa análise a partir dos termos desejados e gera relatórios aprofundados.

 

 

2. Buffer

Manter as redes sociais da sua empresa frequentemente atualizadas é algo que pode tomar mais tempo do que você gostaria. E, para resolver esse problema, surgiu o Buffer.

Nele, você consegue criar uma fila de posts para serem distribuídos no Facebook, Twitter, entre outras plataformas. Em seguida, a ferramenta se encarrega de agendar tudo nos horários que você preferir.

 

 

O Buffer também conta com aplicativos para smartphone e tablet, o que permite um monitoramento do seu conteúdo até quando você estiver longe do computador.

3. Google Drive

Esse serviço do Google, oferecido a empresas por meio de um pacote chamado Google Apps, proporciona facilidades a diversas áreas de atuação, mas é particularmente valioso para o marketing.

Google Drive poupa você de ter que gastar com programas de escritório caros, permitindo a criação de documentos de texto, planilhas e apresentações de slides. Durante a elaboração de estratégias e a comunicação com outros departamentos, essas possibilidades são bem recebidas.

 

 

4. MailChimp

Uma boa ferramenta de envio de e-mails é essencial para um negócio. Ao usar o MailChimp você pode montar listas de contatos e gerar newsletters de vários modelos para o seu público. Com o recurso de segmentação, é possível criar conteúdos únicos para grupos específicos, potencializando ainda mais a satisfação dos clientes.

A página de resultados do MailChimp é atualizada em tempo real conforme a sua audiência interage com os e-mails, e você consegue acompanhar tudo isso pelo aplicativo móvel.

 

 

5. Google Keyword Planner

 

 

Keyword Planner faz parte do pacote Google AdWords, que permite a criação de anúncios do Google. No entanto, mesmo que você não vá anunciar no buscador, recomendo realizar pesquisas por palavras-chave relacionadas ao seu negócio e encontrar variações que representem oportunidades valiosas.

Ao investir em conteúdo associado a essas palavras estratégicas, você ganha visibilidade por aparecer nos resultados de busca de diversos públicos.

 

 

6. SEMrush

 

 

E por falar em palavras-chave, ter uma ferramenta ainda mais completa é essencial. Assim, é possível planejar a produção de conteúdo para o seu site e otimizar as páginas de destaque nos buscadores.

SEMrush é uma das melhores alternativas. Além de pesquisar a popularidade de certos termos, você conhecerá quais são os mais usados pela concorrência. Basta digitar o domínio e você receberá uma análise completa.

 

 

Também é possível comparar dois domínios, fazer monitoramento de marca, checar o SEO das páginas e até planejar o uso de links patrocinados. Tudo isso aumenta as chances de o seu negócio se destacar e conseguir um volume maior de clientes.

7. Canva

canva-logo

 

É o que eu sempre digo: uma imagem vale mais que mil palavras. Em tempos de explosão das redes sociais, as pessoas querem consumir conteúdo de um jeito fácil. Então, elaborar um infográfico, um cartão de visitas caprichado, ou criar uma imagem matadora para as redes sociais ajuda a obter ótimos efeitos.

Para a maior parte dos empreendedores, esse é um desafio e tanto. Aliar identidade visual a resultados estratégicos muitas vezes é algo associado a contratações caras. No entanto, com o Canva é possível mudar isso!

 

 

O serviço é ideal para criar cartões, banners, capas para Facebook e até logotipos. Também permite editar as imagens de um jeito divertido e descomplicado. Com um grande banco de elementos livres para uso e modificação, o serviço é uma das ferramentas de marketing mais completas e necessárias para atingir o sucesso.

8. WeVideo

 

Além das imagens, eu recomendo que o seu empreendimento comece a fazer vídeos. Afinal, esses elementos corresponderão a 82% de toda a internet em 2021. Impressionante, não é?

Ao mesmo tempo, parece difícil fazer uma edição profissional, descomplicada e que chame a atenção. Para driblar os obstáculos, o WeVideo é uma das principais ferramentas de marketing nesse sentido. Com preços muito atraentes, oferece recursos profissionais de edição, milhares de peças prontas para uso e facilidade no compartilhamento social. Essa é ou não uma forma incrível de fazer a sua marca ser reconhecida?

 

 

9. Unbounce

 

As landing pages são ferramentas de marketing indispensáveis. Elas servem para anunciar uma oferta específica e captar informações dos clientes. Esse recurso está presente, por exemplo, quando a empresa solicita as formas de contato do cliente para que um consultor possa falar com ele. O mesmo ocorre quando é possível testar a ferramenta ou baixar um e-book ao fornecer o e-mail.

Contudo, construir páginas atrativas não é tão simples, já que exige alguns conhecimentos técnicos. E é por isso que o Unbounce é ideal para uma pequena empresa. Com uma vasta biblioteca de templates, ele permite criar páginas específicas, pop-ups e barras de notificação personalizadas. Assim, é mais fácil expandir a base de contatos do negócio e obter novas oportunidades.

 

 

Para completar, a plataforma ainda permite realizar testes A/B de forma simples. Desse jeito, dá para saber o que chama a atenção do público e quais são as configurações que geram mais resultados.

10. Pipedrive

 

 

Depois de coletar e-mails e outras informações do público, é preciso saber trabalhar com esses dados. Afinal, o grande objetivo é transformar visitantes em clientes e possíveis interessados. Uma das minhas recomendações é usar o famoso funil de vendas. Com ele, dá para saber quão perto da compra cada contato está e como trabalhar para potencializar as oportunidades.

Para fazer uma boa gestão de leads, o Pipedrive é uma das melhores ferramentas de marketing. Com ele, você conseguirá organizar as suas vendas, ter sugestões de ações e aproximar o relacionamento com o cliente. Isso gera conversão, fidelização e o alcance dos resultados desejados. E não para por aí: o Pipedrive ainda oferece teste grátis!

 

 

O marketing é uma parte essencial de uma empresa, independentemente de seu tamanho. Com o uso inteligente dessas ferramentas de marketing, mesmo os pequenos empreendimentos podem aproveitar chances até então só vistas no contexto dos grandes negócios.

Gostou dessas sugestões? Então acompanhe as postagens do blog no LinkedInFacebook e Instagram, e não perca as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!