Saiba quais são as melhores práticas de pequenas empresas de sucesso

Saiba quais são as melhores práticas de pequenas empresas de sucesso

Bons exemplos de pequenas empresas que deram certo mesmo durante períodos de crise estão por toda parte. E diante de uma concorrência cada vez mais acirrada, se destaca aquela que consegue entender — e usar — seus erros e acertos para vencer os desafios do caminho. Para que um empreendimento dê certo, não existe receita de bolo ou regras definidas: é preciso ter persistência e um bom planejamento.

Mas para quem está com medo de se entrar no mercado e lançar-se no empreendedorismo, separamos alguns exemplos para mostrar que, com vontade e determinação, é possível superar a crise e vencer mesmo em cenários voláteis. Preparado? Vamos lá!

Brasil Cowboy: gestão eficiente

A empresa Brasil Cowboy, de Campo Grande (MS), foi finalista do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas em 2015, que oferece gratuitamente um diagnóstico de gestão para as participantes. Criada em 2009, a empresa está se destacando no comércio virtual com a venda de botas, roupas e acessórios do estilo country e sertanejo. O negócio já figura entre as pequenas empresas de sucesso no mercado.

Sua gestão eficiente vai desde o acompanhamento de métricas até a escolha de profissionais capacitados para atuarem nas atividades, o que vem rendendo à Brasil Cowboy um crescimento de 30% ao ano.

Atualmente, a empresa conta com dez funcionários escolhidos segundo os critérios do Balanced Scorecard (BSC) — uma das metodologias mais eficientes e eficazes para medir desempenho. Seguindo práticas de gestão bem delineadas no planejamento estratégico, a empresa já conseguiu lançar produtos da própria marca, o que reforça a importância de manter um modelo de gestão com base nos processos e pessoas envolvidas.

Ciao Mao: customização interativa

A marca Ciao Mao, criada pela designer Priscila Callegari, está mostrando que é possível crescer em meio a uma economia abalada. Seguindo o conceito de customização interativa, a ideia é criar sapatos que aliem conforto e charme.

A empresa faz tênis, botas, sapatos, sapatilhas, tudo em couro e em salto baixo. No processo de confecção, o cliente pode participar e dar o toque que deseja à peça, como uma franja, um cadarço ou outros adereços. Isso é o que se chama customização interativa, e vem sendo o diferencial da Ciao Mao.

A produção já chega a 80 pares por mês, que custam, em média, R$ 500 cada. Cada produto tem edição limitada, podendo ser fabricadas, no máximo, 18 unidades de cada par. A empresa aposta em um estilo diferente e na integração total do cliente ao processo, ou seja, um adeus à padronização — o lema da Ciao Mao.

ClearSale: referência em gestão de pessoas

A empresa se destaca no mercado antifraude por meio da disponibilização de um programa completo, com as melhores soluções para que lojas virtuais possam realizar suas operações com segurança. Assim, o cliente pode efetuar o pagamento e não ter nenhum tipo de problema com cartão clonado ou outros tipos de ataques.

Pedro Chiamulera, fundador da ClearSale, investe em três principais estruturas: Inteligência Estatística, Tecnologia e Pessoas, o que permitiu à empresa ser uma das mais especializadas na prevenção de fraudes e no desenvolvimento de modelos estatísticos altamente qualificados. Já o foco da cultura interna do empreendimento é estimular o esforço individual, mas reconhecer que a vitória é coletiva, o que motiva seus colaboradores a buscar um desempenho cada vez melhor.

Os resultados estão vindo rapidamente e hoje a empresa é uma das mais sólidas no mercado em que atua. A ClearSale é um exemplo de empreendimento que busca a ampliação do seu core business e de novos posicionamento da marca. Figurando entre as 150 organizações que são referência em gestão de pessoas no Brasil, segundo a Great Place To Work e a VOCÊ S/A, o destaque está no investimento em um ambiente mais saudável para o colaborador, no aperfeiçoamento dos talentos e no exercício da criatividade.

Gostou do nosso post? Sentiu-se inspirado por essas pequenas empresas de sucesso? Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais novidades do nosso blog!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!