Segurança: o que é e para que serve um firewall?

Segurança: o que é e para que serve um firewall?

Funcionalidade não substitui o antivírus e cria normas para transmissão de informações de sua rede

Um primo meu é analista de TI e me lançou, outro dia, uma pergunta à queima roupa, enquanto me passava a tigela de batatas no meio do almoço de família: “você usa firewall para proteger os computadores de sua empresa?”.

Arregalei os olhos e disse: “oi?”

Ele não acreditou, mas eu não fazia ideia do que era firewall. Já cuido de uma empresa, poxa, tenho que saber de mais isso também? Não deixei ele me explicar e disse que, no domingo seguinte, eu mesmo ia levar a definição para ele (empreendedores são proativos, prontos para aprender e gostam de mostrar superação. Ou só eu sou assim?).

Fui pesquisar sobre o tema e achei o blog da Blog do Laboratório da Eset, com posts assinados por Ilya Lopes, especialista de Awareness & Research, que pontuam uns dados interessantes.

  • A comunicação entre um computador e outros dispositivos é feita por meio do intercâmbio de pacotes de dados. Esses dados entram e saem do computador através de suas portas – existem mais de 60.000!
  • O firewall permite definir quais portas habilitar para enviar ou receber dados, e se esses dados podem ingressar, sair, ou ambos.
  • Firewall pode vir em formato de software, hardware ou em ambos. Ele é desenhado para controlar o tráfego de uma rede baseada em políticas pré-estabelecidas.

Mas Lopes faz um alerta: “embora o firewall tenha a capacidade de evitar ataques permitindo somente a entrada de arquivos de um tipo determinado (ou bloqueando outros tipos), sabemos que existem muitos tipos de malware que podem ser arquivos anexos a e-mails e não serão bloqueados pelo firewall.” Por isso, essa ferramenta não substitui o antivírus.

Estou com o discurso pronto para o domingo que vem!

E você, sabia o que era firewall?

 

[button link=”https://guiaempreendedor.com/duvidas-de-como-gerir-sua-empresa-mande-para-nos-que-o-clicoresponde/” target=”blank” color=”8BC751″ icon=”fa-check” size=”large” tooltip=”Tire sua dúvida”]Tem uma pergunta? o #ClicoResponde[/button]

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!