Você sabe o que é Intranet e como utilizá-la na empresa?

Você sabe o que é Intranet e como utilizá-la na empresa?

A boa comunicação numa empresa é sempre um fator crucial para o sucesso. Não importa se estamos pensando internamente (departamentos e funcionários) ou externamente (fornecedores e clientes), pois o fato é que as mensagens e ideias devem ser passadas de maneira clara e eficiente, reduzindo o risco de erros, produzindo melhorias e fazendo com que tudo saia conforme o planejamento traçado.

Dentro desse contexto, utilizar a intranet pode ser uma ferramenta muito interessante para auxiliar na comunicação, trazendo diversos benefícios para o empreendimento e ainda por cima com um custo reduzido. Quer aprender um pouco mais sobre o que é a Intranet? Então não deixe de ler o post a seguir: nele vou explicar o conceito de Intranet e ajudar você a entender como utilizá-la em benefício de sua empresa. Confira!

O que é intranet?

A Intranet é uma rede que interliga computadores, de forma semelhante à sua prima famosa: a Internet. No entanto, a grande diferença é que o seu uso é exclusivo dos computadores de uma determinada organização ou empresa. Somente esses aparelhos têm autorização para acessá-la, ou seja, ela é de uso particular e restrito!

Para que serve?

Essa tecnologia tem muita utilidade para uma organização empresarial, pois permite a comunicação de um departamento com todos os outros ou até mesmo entre os funcionários, de forma a facilitar bastante o fluxo de informações. Isso é muito positivo, pois além de tornar mais dinâmica e eficaz a comunicação interna, também permite uma segurança muito maior entre tudo o que circula na empresa, pois nenhuma pessoa ou computador de fora poderá ter acesso aos conteúdos que estão na sua Intranet privada. Essa rede particular tem, além de tudo, muitas utilizações práticas interessantes.

Uma intranet precisa e deve ser concebida de acordo com as necessidades vigentes da empresa ou da organização. Isso quer dizer que ela deve ser montada não apenas pelo departamento de informática, mas sim de acordo com um projeto que leve em consideração o quadro geral de funcionários, as características da companhia e as necessidades de todas as partes que constituem esse universo.

Como utilizá-la na prática?

São muitos exemplos de como a Intranet pode ser utilizada na prática. Dependendo do tipo de empresa, do número de funcionários e departamentos e até do tipo de consumidor final, ela pode ter grande valia facilitando o fluxo de informações e tornando o produto oferecido muito mais eficiente e adequado ao público-alvo.

Por exemplo, através da Intranet os outros departamentos podem abrir um chamado técnico para o pessoal de informática em caso de defeitos; o departamento de marketing pode divulgar as promoções e novas ações da empresa para os demais funcionários; o RH pode anunciar vagas internas disponíveis; o financeiro pode integrar melhor as despesas; o departamento pessoal pode ser informado de alterações de dados cadastrais como endereços e por fim os funcionários podem se comunicar de forma muito mais simples e segura, sem o risco de que essas informações vazem para gente de fora.

Esses são apenas alguns exemplos de como a Intranet pode ser usada em prol da empresa. Ela é um instrumento muito interessante, com um excelente custo-benefício e que pode fazer toda a diferença para o sucesso de uma organização. Essa ferramenta serve como veículo de comunicação inicial para melhorar as relações dentro de uma empresa, o que, com certeza, trará benefícios que melhorarão o resultado final para quem realmente interessa: o seu cliente!

Curtiu esse post sobre a Intranet? Então não deixe de fazer seu comentário e aprender um pouco mais lendo os outros artigos do blog!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!