20 Empreendedores de sucesso para se inspirar

20 Empreendedores de sucesso para se inspirar
Avatar
Adolfo Felipe da Silva
Analista de Marketing @ Guia Empreendedor

Um empreendedor de sucesso é expert em gerir e guiar um negócio ou uma empresa, além de liderar, orientar e buscar oportunidades para o crescimento do negócio e de cada funcionário que integra o empreendimento.

O tão desejado sucesso está diretamente relacionado à dedicação e à compreensão de que uma equipe bem conduzida e motivada se torna cada vez mais eficiente na busca pelo destaque no mercado.

Pensado nisso, resolvi trazer alguns dos grandes empreendedores de referência no Brasil e no mundo — pessoas que seguiram um caminho de sucesso e são exemplos para se inspirar. Continue a leitura e confira!

Motivos para empreender

O empreendedorismo é uma carreira cercada de desafios que exige persistência e dedicação. Tornar-se um grande empreendedor é um processo que requer um bom plano de negócio e a conclusão das etapas previstas no planejamento. O ato de empreender é um dos pilares do desenvolvimento social e econômico de um país, e os benefícios para quem deseja seguir este caminho vão além do sucesso profissional. Veja abaixo os principais.

Independência financeira

Os motivos para empreender são diversos, desde colocar em prática seus propósitos e sonhos a ter a tão sonhada estabilidade e independência financeira. Esse processo, apesar de ser prazeroso, é cercado de obstáculos que instigam um pensamento inovador e criativo para se destacar dos concorrentes.

Causar impacto na vida de outras pessoas

Causar um impacto positivo na vida das pessoas faz parte mundo empreendedor, já que colaboradores e clientes se tornam mais envolvidos e inspirados quando um negócio é próspero e bem-sucedido.

Resolver problemas por meio da inovação

Um bom empreendedor fatalmente enfrentará obstáculos ao longo da carreira. Porém, com um perfil ousado e inovador, ele será capaz de solucionar problemas, com criatividade e inovação, que são as chaves para se sobressair e se destacar.

Paixão pelo que faz

A paixão é o combustível para nunca desistir e parar pelo caminho. É o que motiva e faz com que aumente a dedicação do tempo e das energias, para que tudo ocorra conforme o planejado.

Qualidade de vida

O fruto de um trabalho árduo e um planejamento estratégico bem-feito é o sucesso do empreendimento no mercado, garantindo a estabilidade do negócio e a qualidade de vida de todos os envolvidos. Vários são os segmentos para se investir no empreendedorismo, o que é mais um bom motivo para se arriscar na área pela qual você tem paixão. Isso inclui o empreendedorismo digital e as tendências da atualidade, bem como os tradicionais ramos de alimentação e vestuário.

O que não faltam são opções para investir no seu sonho e trabalhar com o que você gosta. Além disso, mesmo em tempos de crise, o empreendedorismo vem crescendo consideravelmente, mostrando ser uma escolha vantajosa para o futuro. Mas, se você ainda não tem uma área específica para iniciar um empreendimento, é sempre aconselhável estudar as tendências do mercado, como o empreendedorismo digital e o empreendedorismo sustentável.

Principais características de um empreendedor

No empreendedorismo, possivelmente, você terá que lidar com incertezas e é necessário que o gestor apresente habilidades comportamentais para ter êxito em momentos instáveis. Para ser bem-sucedido no próprio negócio, é plenamente possível desenvolver comportamentos e aptidões, como as que você vê a seguir.

Persistência

Os resultados nem sempre vão sair como o planejado, logo, nesse momento é preciso que o empreendedor seja perseverante e tenha autoconfiança, afinal é errando que se ganha experiência.

Coragem

Ter iniciativa para colocar os planos em prática, mesmo em momentos de adversidades é fundamental. Muitas pessoas têm boas ideias, mas esbarram na falta de coragem e muitas vezes deixam de realizar grandes conquistas.

Comunicação e influência

Um bom empreendedor deve saber se comunicar de maneira adequada com clientes e funcionários. Uma boa comunicação cria base para as grandes parcerias e aumenta o poder de influência no mercado.

Autoconfiança

Desistir nas primeiras dificuldades não faz parte das características de nenhum dos empreendedores de sucesso, principalmente nos primeiros anos da empresa onde ocorre maior parte das dificuldades — confiar no feeling faz parte da essência nata de um grande empreendedor.

Liderança

Além de conhecimento do negócio é essencial que um empreendedor exerça bem a liderança — saber delegar funções, negociar e conduzir os projetos de forma colaborativa e participativa. Deve ter a capacidade de estimular todos os envolvidos e fazer prosperar as ideias sem, contudo, perder o controle da situação, pois, a tomada de decisão sempre estará em suas mãos.

Inteligência estratégica

Inteligência estratégica é uma característica imprescindível para tornar um negócio lucrativo. Planejar e estabelecer metas para um crescimento sólido é a base do desenvolvimento e da rentabilidade em qualquer negócio.

Resiliência

Capacidade de encarar os obstáculos e superá-los, resistindo a pressões e situações adversas são atributos que um empreendedor deve ter. A capacidade de contornar e vencer os problemas promove um crescimento saudável, pessoal e profissional.

Capacidade de Planejamento

Crescer conforme as metas traçadas e monitorar as informações do negócio perfaz a capacidade de planejamento do empreendedor. O domínio de ferramentas e dos conceitos básicos para a gestão garantem a trajetória transparente do negócio.

Visão de futuro

O objetivo de todo empreendedor é ter um empreendimento escalável, que pode ampliar sua produção atingindo mais clientes sem aumentar o investimento. Para tanto é preciso ter visão de futuro e tomar como lição os erros cometidos durante o processo.

Aprendizagem contínua

Antes do sucesso e de negócios geniais, grandes empreendedores cometeram erros e muitas vezes receberam o não como resposta. Aprender continuamente com os erros e se levantar depois de um tropeço é o que pode garantir uma virada na situação.

 

ebook Guia gestao de vendas b2c

 

10 empreendedores de sucesso no mundo

É motivador ler sobre histórias promissoras de pessoas que conseguiram alcançar o patamar mais alto do sucesso. Confira 10 exemplos de empreendedores de sucesso no mundo!

1. Steve Jobs

O empresário norte-americano, natural de São Francisco na Califórnia, é fundador da gigante Apple. Criou o iPhone, iPad e o iPod, revolucionando a indústria de computadores pessoais, telefones celulares e animações. Grande parte da consistente história da Apple se deve ao perfil empreendedor de Steve Jobs. Graças à parceria com Steve Wozniak, em 1976, os dois jovens deram os primeiros passos para entrar em um mercado dominado por gigantes como Atari e IBM.

Steve Jobs, falecido em 5 de outubro de 2011, nos deixou valiosas lições que são inspiração para empreendedores de todos os setores da economia — exemplos para uma carreira de sucesso. Pensar com a cabeça do cliente talvez seja um dos mais importantes pontos da carreira de Steve Jobs que, ao elaborar um produto sempre imaginava como o usuário seria beneficiado. Apesar das diversas dificuldades encontradas, Jobs sempre surpreendia com uma inovação.

2. Walt Disney

Um dos maiores gênios da história do empreendedorismo, Walt Disney tinha uma característica muito cobiçada — a capacidade de dar asas à imaginação. O lucro, com certeza, era muito importante, mas a paixão pelo que fazia era a principal motivação. Walt Disney acreditava que a melhor forma de motivar as pessoas era dar a elas algo em que acreditar e com isso deixou grandes lições sobre persistência e determinação.

3. Larry Page

Larry Page é um empresário norte-americano, fundador da gigante tecnológica Google. Apaixonado por computadores desde os 6 anos de idade, aos 12 sabia que ia fundar sua própria companhia. Apesar das dificuldades, sempre acreditou no seu projeto que se tornou uma das marcas mais valiosas do mundo — todos os seus subprodutos, como o YouTube, Gmail e Android também alcançaram um sucesso surpreendente.

Junto a Sergey Brin ganhou notoriedade mundial e fez fortuna ao revolucionar a forma de busca na internet. O crescimento estratégico do Google se deu pela visão empreendedora de seus gestores com aquisições estratégicas de empresas de hardware e software.

4. Bill Gates

Nascido em Seattle, nos EUA, Bill Gates se tornou um dos mais bem-sucedidos empreendedores de todo o mundo ao fundar, ainda bem jovem, a Microsoft, que é um das mais importantes empresas de software do planeta. Graças ao seu pioneirismo e visão de negócio, sua fortuna está hoje avaliada em aproximadamente 50 milhões de dólares, porém, isso jamais o tornou indiferente às causas sociais.

Bill Gates é financiador e patrocinador de diversas ações em prol dos direitos humanos. É possível acompanhar tanto o trabalho, quanto o ativismo de Bill Gates em seu site e Twitter.

5. Mark Zuckerberg

O idealizador e fundador da rede social mais importante da atualidade, o Facebook, tem o sucesso profissional atribuído a um fator essencial: dedicação. Que foi inclusive contada no cinema e não a toa alcançou o mais alto patamar da sua carreira.

Persistente, ele fez do trabalho sua vida e transformou sua empresa em um dos melhores lugares para se trabalhar e construir uma carreira promissora. Em seu perfil, Mark fala sobre seu trabalho e sobre o que acontece na rede, permitindo que o usuário acompanhe todas as novidades que surgem.

6. Jeff Bezos

Jeff Bezos é um empresário estadunidense, fundador, presidente e CEO da Amazon, importante empresa de comércio eletrônico nos EUA. Como muitos empreendedores de sucesso, começou do zero ao deixar um emprego em uma famosa empresa em Wall Street.

Sua carreira é pautada em visão e inovação, com pensamento sempre em longo prazo e foco no cliente. Com isso, o empresário americano traçou uma trajetória promissora no empreendedorismo.

O fundador da Amazon disse “Nós somos teimosos em visão, mas somos flexíveis em detalhes. Se você não for teimoso, acabará desistindo das experiências muito cedo. E se você não for flexível acabará por bater a cabeça na parede e não vai encontrar uma solução diferente para um problema”.

7. Reed Hasting

Wilmot Reed Hastings é fundador e CEO da Netflix, uma empresa que mudou o entretenimento e um dos projetos mais bem aceitos do mundo. Junto a Marc Randolph, sócio e cocriador, os visionários empreendedores iniciaram em 1997 um projeto inovador que revolucionou a forma de assistir filmes.

Com forte base no marketing inteligente — escolha de um nicho específico no mercado (que facilita a escolha da marca pelos consumidores) e também na cultura participativa (que incentiva os funcionários a pensar sempre na melhoria contínua) — a empresa segue em um caminho de sucesso.

8. Elon Musk

Elon Reeve Musk é um empreendedor visionário, fundador da SpaceX, CEO da Tesla Motors e outras empresas de sucesso. Considerado um dos empreendedores com maior potencial para mudar o mundo. As lições para o empreendedorismo são muito úteis, como mudar a estratégia e nunca o objetivo, sempre se preparar para enfrentar problemas, trabalhar duro mesmo quando já tiver alcançado o sucesso.

9. Daniel Ek

Daniel Ek é um empreendedor sueco, cofundador da empresa de streaming de música Spotify. O jovem empresário de 36 anos iniciou cedo sua carreira criando sites para clientes e transformou um sonho de adolescente em um negócio que gera milhões. Exemplo de empreendedorismo moderno e eficiente foi nomeado como a pessoa mais influente na indústria musical pela Billboard. Um grande exemplo para seguir e se inspirar.

 10. Jack Ma

Jack MA é um empreendedor de sucesso chinês, fundador e presidente da Alibaba Group, um conglomerado multinacional de tecnologia. Mesmo com as adversidades criou a maior rede de e-commerce do mundo. Com uma trajetória de conquistas, o empresário afirma que é preciso dedicação, tempo e esforço para estabelecer um negócio bem-sucedido, além de planejamento, raciocínio cautelar e amor pelo que faz.

Muito solicitado para palestras, o empresário traz muitas dicas e orientações importantes para quem quer seguir carreira no empreendedorismo. Experiências adquiridas em uma sólida carreira de muita dedicação e planejamento.

 

cursos Guia Empreendedor

10 empreendedores de sucesso no Brasil

O Brasil é um país repleto de grandes empreendedores que construíram carreiras sólidas. Apesar dos períodos de crise, o mercado brasileiro é um excelente campo para investimentos. Confira 10 histórias de sucesso no Brasil!

1. Paulo Lehmann

Paulo Lemann é um economista e empresário considerado um dos mais bem-sucedidos do Brasil. Com uma trajetória estelar é dono, acionista e sócio de diferentes grupos e companhias, dentre as principais estão a Ambev, Burger King e Kraft Heinz.

Natural do Rio de Janeiro, filho de pai suíço e mãe brasileira Jorge Paulo Lemann demonstrou sua tendência empreendedora desde muito cedo quando adquiriu uma pequena corretora de valores que posteriormente se tornou um banco investidor em diversos setores. No decorrer de sua trajetória o empresário não fez só uma fortuna, mas acumulou muito conhecimento sobre o mundo empresarial em anos de experiência. Com certeza é uma grande referência dentro do empreendedorismo.

2. Sílvio Santos

Um dos nomes mais populares e queridos do país, Sílvio Santos é mais um exemplo de empreendedores que começaram do zero. Com 60 anos de trajetória, o grupo Sílvio Santos é composto por 34 empresas dos diversos setores, dentre elas nomes fortes como a SBT – Sistema Brasileiro de televisão e a Jequiti Cosméticos.

De vendedor ambulante a multiempresário, Sílvio Santos tem um perfil empreendedor claro, pautado em esforço e determinação, fruto de uma batalha contundente para alcançar o topo do sucesso. Um exemplo inspirador!

3. Abílio Diniz

Admirado no meio empreendedor pela sua capacidade de enfrentar problemas com humildade e tolerância, Abílio Diniz tem em sua trajetória profissional a passagem pelo Conselho do Grupo Pão de Açúcar, no qual atuou durante anos. É o atual presidente do Conselho de Administração da BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo.

Como todo empreendedor de sucesso passou grandes dificuldades nos anos 80 e 90, porém, como gestor persistente e ávido se recuperou e adquiriu grandes empresas nacionais e é um dos principais acionistas do Carrefour. Além do seu site, Abílio frequentemente fala sobre como empreender e crescer profissionalmente em seu Twitter e em sua página no Facebook.

4. Flávio Augusto

O também carioca Flávio Augusto da Silva é um dos empreendedores de sucesso mais admirados do Brasil. Apesar de não dominar a língua inglesa, fundou a escola de inglês Wise Up. Conhecido pela habilidade incrível de conectar o cliente ao produto conseguiu atrair vários estudantes para a inauguração da escola, iniciando uma carreira admirável.

Considerado um exemplo por jovens empreendedores, Flávio Augusto da Silva fundamentou a carreira em visão, coragem e competência — elementos essenciais para o êxito no empreendedorismo.

5. Luiza Helena Trajano

Fundadora do Magazine Luiza e uma das mais importantes representantes do comércio brasileiro, Luiza Helena Trajano solidificou com sucesso o nome de sua empresa em um ramo altamente competitivo. Luiza ganhou notoriedade por ser inovadora, moderna e manter a proximidade de clientes e funcionários. É pioneira na criação de lojas virtuais para facilitar o acesso e as compras dos consumidores.

Com a humildade e poder de decisão característicos, ela afirma que “começamos a solucionar nossos problemas quando resolvemos parar de reclamar”. Em seu Twitter, você encontra muito mais sobre ela e seus planos.

6. Antônio Luiz Seabra

Empresário fundador da Natura — empresa do ramo de cosméticos considerada uma das maiores do país — iniciou a carreira aos 15 anos em uma multinacional e logo depois entrou para um pequeno laboratório, onde a Natura nasceu. Durante uma longa trajetória no empreendedorismo sempre destacou a preservação e consciência ambiental que é transmitida aos produtos e acabou conquistando os clientes.

7. Robinson Shiba

Robinson Shiba é um empresário paranaense e um grande modelo do empreendedorismo nacional. Fundador da rede de fast food China in Box, líder no setor de delivery. Uma das características mais relevantes foi enxergar além do seu tempo e perceber que as oportunidades são determinantes para o sucesso ou fracasso de um empreendimento — tudo depende de saber aproveitar.

8. Ariel Lambrecht

O fundador da Yellow e da 99 é empreendedor por natureza. Começou no mundo dos negócios com uma rede social acadêmica e após uma viagem à Europa percebeu que as pessoas chamavam táxi pelo aplicativo e decidiu fazer algo parecido no Brasil, o que deu vida à 99. Visionário e inovador fundou, junto com sócios também a Yellow que revolucionou a paisagem urbana das metrópoles brasileiras com o aluguel de bicicletas e caiu nas graças dos usuários e tornando – se um fenômeno empresarial.

9. Cristina Boner

Empreendedora do ramo de tecnologia, Cristina Boner teve seu primeiro contato com o mundo dos negócios ainda criança ajudando a tomar conta da padaria da família. Aos 30 anos já era professora universitária e teve seu primeiro contato com o Windows. Foi visionária e vislumbrou a empresa que criaria pouco tempo depois como a primeira revendedora do sistema no Brasil.

Com características latentes de autoconfiança, foco, persistência e visão, Cristina Boner superou as dificuldades, chamou atenção e conseguiu se reunir com o então homem mais rico do mundo, Bill Gates. Atualmente está à frente de cerca de oito negócios que empregam muitas pessoas. Fundadora da Globalweb viu a possibilidade, se arriscou e se tornou uma das grandes empreendedoras do país.

10. Felipe Ramos Fioravante

Um dos criadores e CEO do iFood, uma empresa de Marketplace online de entrega de comidas, Felipe Ramos Fioravante é exemplo de empreendedorismo moderno e sua empresa se tornou líder brasileiro de delivery online. Com uma visão inovadora e visionária percebeu que a tendência do mercado brasileiro era buscar facilidades na hora de comprar comida e logo caiu nas graças do público brasileiro.

Exemplo do empreendedorismo de dedicação e persistência que explorou um nicho que está em crescente expansão e é tendência dos tempos modernos (o mercado e-commerce) alcançou um patamar de sucesso nacional. Hoje a cada 4 pedidos de comida pela internet 3 são pela plataforma iFood.

Como você pode perceber são diversas as personalidades do mundo do empreendedorismo e muitas experiências a compartilhar. Para quem deseja montar seu próprio negócio é muito motivador buscar inspiração em cases de sucesso.

Minha dica de hoje é que você comece a acompanhar de perto o trabalho de cada um desses visionários que apresentei. Ao fazer isso, você poderá se inspirar e aprender lições importantes para levar sua empresa pelo caminho do êxito.

Empreendedores de sucesso são aqueles que, antes de tudo, trabalham com proatividade e que, assim como os que citei há pouco, buscam trazer soluções inovadoras e criativas para um mercado cada vez mais saturado e competitivo. Não espere pelas melhores oportunidades, vá de encontro a elas.

Quer ficar bem informado e saber tudo do mundo do empreendedorismo? Assine minha newsletter e receba informações regularmente! Esteja por dentro de todas as novidades e dicas importantíssimas para construir uma carreia de sucesso!

 

Avatar
Adolfo Felipe da Silva

O Adolfo Felipe tem 23 anos, e 6 deles são de experiência com marketing e vendas. Atualmente faz parte do time de Marketing no Guia Empreendedor, onde é responsável pela estratégia de inbound marketing. Tem experiência em diversos segmentos como varejo, educação e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!