Como criar cartão de visitas para empresas

Como criar cartão de visitas para empresas

Se você empreende ou pretende empreender, logo vai notar a importância de alguns pontos cruciais, como criar um cartão de visita e investir em um sistema de gestão. Certas práticas e medidas facilitam a boa administração e dão maiores chances de prosperidade ao negócio.

Com a expansão do universo digital, grande parte das empresas investem em canais de comunicação online, mas elas esquecem que um bom e velho aperto de mão pode ser a melhor das soluções em muitos casos.

Nesses momentos, o tradicional cartão de visita estabelece a ponte entre seu empreendimento e o parceiro (investidor, fornecedor ou cliente) em potencial. Quer saber como fazer o seu? Eu ajudo você!

Como fazer cartão de visita ajuda sua empresa?

 

como fazer um cartão de visitas

 

Mil compromissos e obrigações surgem quando se tem o próprio negócio, principalmente no início das atividades ou em caso de expansão das operações. Na lista de afazeres do empreendedor estão a contratação e a gestão de pessoas, o controle financeiro e a definição dos procedimentos para fabricação de produto ou prestação de serviço.

Tais itens são apenas uma amostra do extenso rol de responsabilidades de quem deseja empreender. Entre as tarefas, uma das mais importantes é mostrar sua empresa para o mercado, criando canais de comunicação com os parceiros de forma direta e acertada.

A missão vale para qualquer tipo de empreendimento, independentemente da área, e o cartão de visita cumpre com esse objetivo. A seguir eu trago para você alguns benefícios de usá-lo.

 

ebook-7-passos-empresa-crescer

 

Investimento a baixo custo

O consumidor assimila melhor a empresa pelo recurso visual do que quando ouve sua propaganda no rádio. Os gastos com anúncios nesse meio de comunicação e na internet chegam a custar algumas centenas de reais, enquanto 1.000 cartões de visitas podem ser feitos gratuitamente ou por menos de R$ 50.

Fortalecimento da marca

Como o procedimento envolve escolha de cor, modelo, recorte e letra, o item consolida a identidade visual do seu negócio. Representações simbólicas, slogans e logotipos — já utilizados, por exemplo, na fachada de sua empresa e nas etiquetas que acompanham os produtos — podem ser propagados no cartão de visita, fortalecendo a marca.

Inclusão de muita informação

Além dos dados tradicionais (nome da empresa, endereço, contato via telefone e redes sociais), a tecnologia trouxe novidades para o ramo: é possível incluir QR codes no cartão de visita. Os códigos direcionam a pessoa para páginas na internet, como o site do negócio, permitindo ao cliente maiores informações sobre o seu empreendimento.

Aumento da rede de contatos

Estou falando do networking, com um cartão de visitas disponível você verá o crescimento no número de parcerias e vendas. Imagine: o QR code direcionou o consumidor para a sua loja virtual, onde ele efetuou uma compra. Ainda, aquele cartão de visita distribuído na feira de negócios do mês passado colocou você em contato com um novo investidor a fim de abrir uma franquia da sua empresa.

Boa impressão do empreendimento

Quando você coloca a identidade visual da sua indústria ou comércio no papel e o distribui para as pessoas, você profissionaliza a atividade. Elas têm a noção de uma estrutura empresarial organizada, séria, comprometida e pronta para oferecer os melhores produtos e serviços.

 

ebook Guia gestao de vendas b2c

 

Como elaborar e montar o cartão de visita?

Eu já contei para você o quanto é vantajoso investir nessa modalidade, certo? Então, que tal aprender como fazer cartão de visita? Trago a seguir algumas dicas valiosas para esse importante instrumento atender aos seus interesses!

1. Criação de um layout bacana

 

como fazer cartão de visitas layout bacana

 

Como eu disse, esse importante item ao empreendedor é uma extensão da identidade visual de seu negócio, então cuide para ele ficar agradável aos olhos. O design do cartão de visita não só pode como deve trazer seu slogan e logotipo, caso você já os tenha desenvolvido.

Inclusive, as imagens são importantes aqui porque reforçam a ideia repassada. Então, certifique-se de haver pertinência temática para as figuras ali inseridas: não faz sentido colocar a imagem de um carro para promover um restaurante.

2. Filtragem das informações

 

como fazer cartão de visitas filtragem de informações

 

Como fazer cartão de visita tem na promoção da empresa a sua função principal, insira os dados de seu negócio: nome comercial, endereço físico e do site, contato via e-mail e telefone.

Evite colocar informações secundárias, como horário de funcionamento, pois elas não são essenciais. Lembra o que eu falei sobre a necessidade de agradar os olhos? O espaço disponível é pequeno e, por isso, não deve ser visualmente poluído.

Outro ponto vital é fazer constar no cartão de visita o seu nome, empreendedor — afinal, você é o rosto da empresa no mercado, o seu maior representante. Deixe um contato pessoal pelo qual o parceiro possa falar diretamente com você. É uma oportunidade de se mostrar disponível para possíveis clientes, investidores e fornecedores.

3. Uso da frente e do verso

 

como fazer cartão de visitas frente e verso

 

Cartões de visitas não são flyers! Como eles têm o tamanho reduzido, você precisa aproveitá-los bem. Isso inclui utilizar os dois lados, com a apresentação da empresa na frente e as informações mais importantes para chegarem até você no verso, por exemplo.

Pense bem na divisão e leve isso em conta ao ter as primeiras ideias de layout. Assim, você consegue setorizar melhor naquele pequeno espaço como dispor imagens e palavras essenciais para as pessoas chegarem até você.

4. Link com as redes sociais

 

como fazer cartão de visitas frente e verso redes sociais

 

A escalabilidade (ou seja, o nível de alcance) obtida nessas plataformas é alta e elas ainda devem ser tendência no marketing por muito tempo. A tecnologia das redes sociais revolucionou a forma de promover produtos e serviços, requerendo do empresário sabedoria para aliar os métodos tradicionais às inovações da era da informação.

Assim, deixe no cartão de visita as páginas da sua empresa no Facebook, Instagram e Twitter. As redes sociais são uma forma de comunicação eficaz e, de postagem em postagem, de curtida em curtida, seu negócio ganha notoriedade também no mundo online.

 

cursos Guia Empreendedor

 

5. Diferencial tecnológico

 

como criar cartao de visita qr-code

 

Falando em ambiente digital, que tal colocar um QR Code em seu cartão de visita com as informações sobre o seu site, por exemplo? Assim, o primeiro contato, feito pessoalmente, ganha continuação na internet e reforça a imagem do seu negócio.

A inserção desse código denota modernidade e preocupação com a experiência do possível parceiro comercial. Aproveite as interações entre smartphones e websites para consolidar seu empreendimento em várias plataformas.

6. Cores certas

 

como criar cartao de visita cores

 

Estudos e experimentos associando as cores com os sinais transmitidos pelo cérebro explicam por que fast-foods usam tanto o vermelho em suas propagandas: porque ele estimula o apetite. Você sabia disso?

A psicologia do consumidor é fundamental para invocar a sensação e a vontade da pessoa de comprar em seu estabelecimento. Obedecendo o manual de identidade visual da sua empresa, trabalhe cores no seu cartão de visita que vão provocar as ações desejadas no seu cliente e passar a mensagem certa sobre o seu negócio.

7. Questão de criatividade

 

como criar cartao de visita criatividade

 

Cartões modernos têm vários formatos interessantes, com cortes diferentes nas bordas, QR codes, transparência, textura e camadas, entre outros artifícios para chamar a atenção de investidores, fornecedores e consumidores.

Seja criativo na hora de escolher o seu layout, mas fiel ao design da empresa e sem esquecer a função básica do cartão de visita. Ele serve para apresentar o seu negócio ao mercado e deixar ao alcance das mãos as informações úteis para quem estiver interessado conseguir encontrar você facilmente.

8. Tamanho para caber na carteira

 

como criar cartao de visita carteira

 

Já falei sobre layout, cores e criatividade, então chegou a hora de falar sobre dimensões. É muito bom fazer um cartão de visita que se destaca entre os outros porque ele fica visualmente marcado na memória das pessoas.

Porém, isso não tem nada a ver com tamanho: um cartão grande não vai ajudar você; pelo contrário, ele pode dificultar a armazenagem e acabar sendo descartado por quem o recebeu, por não caber na carteira.

Para evitar esse tipo de situação, siga a ISO 7810, norma internacional que define dimensões padronizadas para cartões de identificação — ela orienta, por exemplo, a fabricação de cartões de crédito e débito.

9. Impressão em boa qualidade

 

como criar cartao de visita boa impressao

 

Imprimir na impressora de casa ou do seu trabalho não vai ficar tão bom quanto na gráfica. Pense bem: se você cuidou de todos os aspectos visuais até aqui, mantenha o zelo também nessa última etapa.

As empresas especializadas em impressão têm o tipo adequado de papel, corte e máquina. A aderência da tinta, a tonalidade das cores escolhidas e as dimensões utilizadas ficam perfeitas quando se utiliza o serviço prestado pelas gráficas.

Hoje em dia, não precisa nem reclamar de falta de tempo para ter seu cartão de visita precisamente impresso. É possível mandar o modelo pronto e as especificações por e-mail, sendo a entrega do lote realizada onde você estiver.

10. Ajuda profissional

 

como criar cartao de visita designer profissional

 

Nada como utilizar o trabalho de quem estudou e se especializou no assunto, certo? O profissional de design ou marketing tem o know how necessário para alinhar aquele pequeno pedaço de papel às suas expectativas.

Como fazer cartão de visita não é uma atividade trivial, mas que vai colocar as pessoas em contato direto com seu negócio, procure alguém capacitado para desenvolver a arte. O designer ou marketólogo sabe promover sua marca da melhor forma possível e fortalecer a identidade visual de seu negócio.

Algumas páginas da internet, como mostrarei adiante, admitem a contratação do profissional para essa finalidade criativa. Como todo o processo de criação é feito pelo computador, o contrato pode ser firmado inclusive a distância, até porque o arquivo para a impressão precisa ser digital.

Eu não estou dizendo que você não pode fazer um excelente trabalho por conta própria ou por meio de outras alternativas, mas contar com um profissional é sempre um diferencial e a garantia de maior satisfação.

Montar um cartão de visita exige planejamento estratégico para transmitir ao público a imagem que você deseja da sua empresa no mercado. O empreendedor já conhece o próprio negócio, mas as pessoas não têm a percepção dele. Por isso, a primeira impressão conta, então, faça uma ótima apresentação.

Como fazer cartão de visita por conta própria?

Embora a ajuda de um profissional seja garantia de um resultado melhor — afinal, ele tem a expertise para oferecer um cartão de visita de alta qualidade — você pode fazer o seu sozinho. Na sequência eu trago alguns sites para você desempenhar essa tarefa.

Shopify

 

como criar cartao de visita no Shopify

 

Disponível gratuitamente no computador ou celular (iOS e Android), todos os modelos oferecidos do Shopify são gratuitos, sendo a desvantagem a falta de opções para personalização. O funcionamento é simples: você insere sua logo, as informações, clica para gerar o arquivo e ele é enviado para download no seu e-mail.

Canva

 

como criar cartao de visita no canva

 

Como fazer cartão de visita é um trabalho artístico, tal função é oferecida por esse famoso site gratuito de design. O Canva não é tão simples de usar quanto o Shopify, mas compensa na variedade de layouts e tamanhos. A arte final pode ser baixada em JPG, PDF e PNG.

Zazzle

 

como criar cartao de visita no zazzle

 

Logo ao entrar na página, é possível notar a infinidade de categorias: preço, material, orientação (horizontal ou vertical), tamanho e formato são algumas delas. No Zazzle, fica a seu critério se você vai gastar menos de R$ 5 ou mais de R$ 100 com o modelo de certão de visita gerado.

Crello

como criar cartao de visita no crello

Crello é um editor visual online com mais de 10.500 elementos de design disponíveis para criar o seu cartão de visita. As etapas são as seguintes: escolha do formato, do layout, personalização (com imagens, textos e figuras) e download para impressão.

DesignHill

como criar um cartao de visitas com designhill

O site permite que você crie o seu próprio cartão de visita ou contrate um designer ali mesmo, online. O serviço é gratuito e, de acordo com a DesignHill, são mais de 122 mil clientes com 98% de satisfação dos consumidores.

Vista Print

 

como criar um cartao de visitas com vistaprint

 

A plataforma oferece modelos em três camadas, ultrafinos, dobráveis, metálicos e com texturas variadas. O Vista Print está em língua inglesa e o serviço custa um pouco mais caro porque a cobrança é feita em libras.

Viu só como fazer cartão de visita pode ser fácil e extremamente vantajoso? Embora o marketing digital esteja em voga, esse importante método tradicional de promover seu negócio não deve ser renegado. Aproveite os eventos e contatos para propagar a imagem de sua empresa com o layout certo em mãos.

Gostou do artigo? Eu quero saber a sua opinião! Que tal deixar um comentário no post?

Aprenda mais com os cursos do Guia Empreendedor:

Curso Branding e Marketing: Criação de Marcas de Sucesso

Curso de Identidade Visual

Curso Plano de Negócio para Empreendedores

Curso Fast MBA: Startups, Empreendedorismo e Negócios

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários em “Como criar cartão de visitas para empresas”

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!