5 motivos para aplicar avaliações de desempenho na sua empresa

5 motivos para aplicar avaliações de desempenho na sua empresa

Todo gestor deseja que seus colaboradores tenham altos níveis de performance e produtividade, mas isso nem sempre é uma meta fácil de ser cumprida. O que eu vejo nas empresas que conheço é que, com o passar do tempo, acaba ocorrendo uma acomodação natural por parte dos funcionários e isso traz perdas indesejáveis em termos de resultados.

Para reverter essa situação, existem diversas estratégias que podem ser adotadas. Uma das que mais gosto é a aplicação de avaliações de desempenho na empresa, com o aproveitamento dos seus dados e informações para fazer melhorias nos processos e da própria organização. Quer descobrir os principais motivos para tentar isso? Então confira o post que preparei sobre o tema:

Ajuda a corrigir falhas

As avaliações de desempenho são uma ferramenta muito interessante no universo organizacional, pois elas permitem que os profissionais tenham uma ideia muito mais franca e verdadeira de como os superiores estão enxergando e analisando seu trabalho.

Para a corporação, isso também é importante, pois acaba sendo uma maneira de ajustar certas falhas e promover um melhor aproveitamento do seu próprio capital humano.

Agrega subsídios às decisões

Avaliações de desempenho também são excelentes formar de conseguir dados e informações úteis para uma tomada de decisões com maior embasamento e eficácia.

Isso torna o processo muito mais objetivo e faz com que seja mais fácil para os gestores estabelecer comparações entre os resultados dos funcionários, das equipes e possíveis remanejamentos, mudanças na estratégia ou até mesmo a necessidade de novas contratações ou treinamentos.  

Permite oferecer bônus

Muitas vezes, a empresa pode até estar apresentando bons resultados, mas os gestores não sabem ao certo quais são os maiores responsáveis pelo sucesso. Não é raro que um talento que está tendo muita importância em determinados setores acabe passando batido aos olhos da chefia, especialmente em grandes corporações.

Mais uma vez, as avaliações de desempenho podem e devem ser usadas como base para aumento de dividendos ou salários, bonificações e qualquer outro incentivo financeiro.

Reposiciona colaboradores

As avaliações de desempenho também contribuem para ajustar melhor o perfil do funcionário ao local de trabalho com o qual ele mais se identifica. Muitas vezes, a empresa pode ter funcionários de muito valor, mas acabar deixando de aproveitá-los por não estarem nos cargos ou equipes ideais para suas aptidões.

Uma análise precisa dos dados e informações pode certamente minimizar esse problema e melhorar os resultados sem que seja necessário gastar sequer um centavo com isso.  

Evidencia problemas de relacionamento

Toda corporação, até mesmo as que não são muito grandes, acabam lidando algum dia com problemas de relacionamento. São diversas personalidades, egos, necessidades, ideologias, ambições e características distintas convivendo em um ambiente comum.

Certamente, muitos dos funcionários de uma corporação não possuem empatia mútua e isso pode minar os resultados. As avaliações de desempenho ajudam a diagnosticar esse problema previamente, evitando que surjam brigas ou rixas prejudiciais para o bom andamento dos negócios.

E aí, viu como as avaliações de desempenho são indispensáveis para a sua empresa? Então confira também como a análise de desempenho financeiro pode ser outra grande aliada na gestão da sua empresa!

 

Clico

O Guia empreendedor é o ecossistema de empreendedorismo que tem como principal proposta ajudar os empreendedores a darem o próximo passo na criação de um negócio de sucesso. Ajudamos nas resoluções dos problemas rotineiros que todo empreendedor tem na gestão do seu negócio através de Conhecimento, Networking e Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!