5 mudanças em você que vão te fazer um grande líder

5 mudanças em você que vão te fazer um grande líder

Eu tenho certeza que a maioria dos chefes sonha em ser reconhecido como um grande líder! Mas, a maioria não sabe como ser um bom líder. Um líder de qualidade e expressão, conta com um grupo de colaboradores que o admiram e confiam no seu comando.

Para deixar de ser visto como um chefe e passar a ser admirado como um verdadeiro líder, evite alguns comportamentos que minam a produtividade, a motivação, a saúde e a autoestima da equipe de trabalho. Veja quais são os comportamentos que devem ser evitados:

Tratar as pessoas de forma mal-educada e indelicada

Sempre que estiver nervoso ou irritado, evite realizar reuniões ou conversas mais tensas com sua equipe. Respire fundo e conte até dez para acalmar o seu espírito.

Tire o foco do problema e foque em alternativas de solução para o problema que está te preocupando. Sempre tem uma saída! Ser mal-educado ou indelicado com as pessoas só piora as coisas.

Abusar do poder

Esse comportamento está diretamente ligado a uma atitude de arrogância, que visa inferiorizar as demais pessoas. Eu acho que você não quer humilhar ninguém, não é mesmo? Então, lembre-se daquele conselho popular: Não deixe o poder subir à sua cabeça!

Pegar no pé das pessoas

Para não ficar implicando com ninguém e “pegando no pé” da pessoa toda hora, eu sugiro uma boa prática: delegue as tarefas, estabeleça o prazo de entrega adequado e marque as datas de acompanhamento do andamento das atividades. Com organização, a interação com as pessoas flui de maneira muito tranquila. Vai por mim!

Usar o tom de voz inadequado

Fazer arremedos, soltar indiretas, fazer ironias, falar muito alto ou gritar não são a forma adequada para conversar com seus colaboradores. Vale lembrar: respeito é bom e todo mundo gosta. Modere seu tom de voz e seja educado.

Não se comunicar adequadamente

Eu já presenciei um chefe reclamando que sua funcionária não lhe entregava um relatório que ele muito precisava. Conversando com a funcionária, ela disse que o chefe nunca havia lhe pedido tal tarefa.

O que eu recomendei ao chefe, então? Faça uma descrição por escrito das tarefas e atribuições de cada colaborador, entregue pessoalmente, leia com ele e tire todas as dúvidas que possam surgir.

Assim, todos os colaboradores ficam cientes das suas responsabilidades. Os resultados de uma comunicação formal são muito superiores aos da comunicação informal, porque alinha as expectativas de todos os envolvidos.

Sempre que pensar em como ser um bom líder, tenha em mente que um bom líder precisa do apoio dos seus colaboradores para movimentar as engrenagens dos negócios e ter bons resultados.

Para começar sua trilha de liderança com sucesso, evite os comportamentos inadequados, que são fruto das atitudes ruins, somadas a traços de personalidade desfavoráveis. Para corrigi-los, desenvolva habilidades de inteligência emocional e relacionamento interpessoal. Existem excelentes cursos e livros sobre o assunto.

Assine nossa newsletter, eu quero te ver bem informado!

Siga a minha dica: Aprenda como fazer o plano de carreira dos funcionários e se desenvolver como gestor.

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!