5 passos práticos para a sustentabilidade empresarial

5 passos práticos para a sustentabilidade empresarial

Já faz tempo que a sustentabilidade empresarial deixou de ser um mero selo de qualidade ou recurso de marketing. As empresas mais modernas que eu conheço fazem desse tema um dos pilares responsáveis por gerar e ampliar a competitividade, ocupando, portanto, lugar privilegiado dentre as estratégias de atuação do negócio.

Entenda o conceito de sustentabilidade empresarial

Eu costumo dizer que a sustentabilidade empresarial vai muito além de cuidar da natureza. Na verdade, ela corresponde a todas as ações que uma organização coloca em movimento a fim de contribuir para uma sociedade em que haja mais equilíbrio social, distribuição de renda, saúde, educação e qualidade de vida para todos. Abordagem bem mais ampla, não é mesmo?

Ao mesmo tempo, toda essa preocupação implica que nenhuma prática adotada poderá pôr em risco o meio ambiente, pois deles dependem o presente e o futuro da humanidade. Como atores fundamentais do mercado, as empresas precisam guiar-se pela ética e pelo respeito em tudo que fazem, procurando evoluir e adaptar seus processos continuamente — não apenas visando ao lucro, mas também de forma a reduzir seu impacto sobre as comunidades e os recursos naturais.

Sustentabilidade empresarial: uma questão de atitude

A primeira coisa a saber é que não existe hábito ou comportamento inofensivo. Tudo que fazemos gera alguma consequência, por menor que seja. Por isso, é imprescindível que todos os funcionários e colaboradores da empresa estejam imbuídos do mesmo objetivo. Cada pessoa, então, deve enxergar a si mesma como um agente responsável dentro de um contexto maior.

Se você tem uma pequena empresa ou é um dos gestores, saiba que a sustentabilidade empresarial pode e deve ser adotada em qualquer atividade, independentemente do alcance, segmento ou faturamento.

Pense globalmente, aja localmente

Vamos conhecer algumas práticas que podem ser facilmente implementadas, a partir de mudanças simples, e que farão enorme diferença no dia a dia.

Faça a coleta seletiva de resíduos

A separação correta do lixo ajuda a aumentar a vida útil dos aterros sanitários, diminui o impacto sobre o meio ambiente e facilita o trabalho das cooperativas de reciclagem.

Diminua os descartáveis

Evite usar copos, talheres, pratos, sacolas e garrafas descartáveis. Sempre que possível, adote itens reutilizáveis, pois assim a empresa pode cortar gastos e gerar menos resíduos.

Mantenha fiações elétricas em bom estado

A fuga de energia custa caro para a empresa e ainda pode ocasionar acidentes sérios. Garanta que a rede elétrica receba manutenções programadas e regulares.

Elimine vazamentos e prefira torneiras de baixo consumo

Economizar água é uma das principais ações sustentáveis que uma empresa pode adotar. Redes sem vazamentos e torneiras com fechamento automático são métodos simples, que farão diferença rapidamente no consumo diário e na conta de água no fim do mês.

Elimine as lâmpadas incandescentes

Não há razão para continuar com essa opção obsoleta. As lâmpadas fluorescentes de boa procedência gastam 60% menos, possuem maior vida útil e emitem quantidades bem menores de gás carbônico.

E então, gostou do texto? Assine nossa newsletter e receba outros artigos sobre gestão empresarial e soluções de TI para micro, pequenos e médios empreendedores!

Clico

O Guia empreendedor é o ecossistema de empreendedorismo que tem como principal proposta ajudar os empreendedores a darem o próximo passo na criação de um negócio de sucesso. Ajudamos nas resoluções dos problemas rotineiros que todo empreendedor tem na gestão do seu negócio através de Conhecimento, Networking e Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!