Coaching empresarial: como utilizar o coach para alavancar PMEs?

Coaching empresarial: como utilizar o coach para alavancar PMEs?

É muito comum encontrar pequenas e médias empresas que enfrentam grandes dificuldades e acabam fechando as portas antes de completar 5 anos. Segundo levantamento realizado pelo SEBRAE, as empresas encontram obstáculos para formar uma carteira de clientes, além da falta capital para investir, dificuldade para encontrar mão de obra qualificada, falta de experiência do empreendedor para lidar com desafios e com a burocracia, o que faz necessário o coaching empresarial.

Essas dificuldades conseguem ser mais bem gerenciadas por meio de um bom planejamento e uma boa gestão de negócio. Nesse momento, entra o coaching empresarial, que traz benefícios e facilidades para a organização buscar o crescimento e consolidação no mercado. Se você quer saber mais detalhes sobre o assunto, confira no texto que eu preparei a seguir!

Desenvolvimento das ferramentas e estratégias de gestão

O coach, pessoa responsável pelo processo de coaching em sua organização, realiza um levantamento de informações e observa os processos internos para poder desenvolver as ferramentas e estratégias necessárias para o crescimento da empresa. Nesse momento, são definidas as metas e as ações de crescimento, quem as realizará, quais serão os prazos e de que maneira essas ações serão acompanhadas.

Além disso, o coach ajuda o empresário a utilizar ferramentas comportamentais e de gestão para tornar a execução dos planos de ação mais eficazes.

Otimização de processos

Seu negócio consegue ser alavancado pelas ações do coaching empresarial, porque otimiza os processos por meio de melhorias internas. O coach age contribuindo para o aumento da margem de lucro, melhor gestão de tempo, maior preparo para lidar com processos burocráticos, eliminação de atividades que não trazem resultados e descentralização das atividades.

Organização na empresa

Por meio de um diagnóstico realizado pelo coach, é possível identificar em quais setores da empresa os processos estão mais críticos e os que apresentam mais oportunidades.

Dessa forma, é realizada uma reestruturação da empresa e organização dos procedimentos, diminuindo assim o tempo de desenvolvimento de uma atividade, o que traz melhoria nos resultados e permite ao empreendedor ter uma visão mais dinâmica de sua organização.

Aumento do comprometimento dos colaboradores

Quando os colaboradores percebem uma maior organização da empresa e são cobrados pelos resultados, o comprometimento e a produtividade aumentam. Principalmente, pois eles sabem que o coach, junto aos gestores, observarão o trabalho da equipe e agirão diante de resultados contrários ao requerido. Essa ação contribui para manter o foco dos funcionários, a motivação, o cumprimento de prazos e o aumento nos lucros da empresa.

Aprimoramento das habilidades e competências

O coaching empresarial atua na organização realizando treinamentos e capacitações dos funcionários quando necessário. Estas capacitações são voltadas para suprir a carência apresentada e desenvolver as habilidades e competências exigidas diante das oportunidades de melhorias encontradas.

Quando os funcionários estão mais preparados, eles conseguem cumprir as suas obrigações com alto desempenho e realizar tomadas de decisão de maneira efetiva.

Redução de turnover

Essa especialização do coaching também melhora a satisfação do funcionário e reduz a rotatividade dos colaboradores, uma vez que trabalha aspectos pessoais e proporciona uma melhoria na qualidade de vida no trabalho.

Com os processos otimizados, gestão de tempo bem-feita, finanças organizadas e com as habilidades e competências ideais para as funções desenvolvidas, o trabalhador consegue realizar suas tarefas dentro do prazo, diminuindo as horas extras e o estresse adquirido pelo trabalho sob pressão e sem recursos.

Quando os funcionários estão mais engajados e preparados para desenvolverem seus trabalhos e a empresa está mais organizada, o empreendedor consegue realizar sua gestão de tempo e voltar a sua atenção para os pontos chaves de sucesso do negócio, aumentando cada vez mais o sucesso do negócio

Agora que você já sabe de que maneira o coaching empresarial ajudará a alavancar seu negócio, compartilhe esse post em suas redes sociais e me ajude a passar as informações para outras pessoas!

Clico

O Guia empreendedor é o ecossistema de empreendedorismo que tem como principal proposta ajudar os empreendedores a darem o próximo passo na criação de um negócio de sucesso. Ajudamos nas resoluções dos problemas rotineiros que todo empreendedor tem na gestão do seu negócio através de Conhecimento, Networking e Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 comentários em “Coaching empresarial: como utilizar o coach para alavancar PMEs?”

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!