Como conduzir uma entrevista de emprego e contratar o melhor funcionário

Como conduzir uma entrevista de emprego e contratar o melhor funcionário
Cristina Boner
Cristina Boner
Presidente do conselho @ Globalweb Outsourcing

Questionar como conduzir uma entrevista de emprego é uma dúvida de grande parte dos empresários. Se você, assim como eu, é apaixonado pela sua empresa e quer as melhores pessoas trabalhando nela, então essa tarefa se torna uma verdadeira missão.

Está procurando maneiras de selecionar os melhores trabalhadores nas entrevistas? A verdade é que não existe um método universal, afinal, cada empreendimento requer um perfil específico de funcionário.

Por isso, de acordo com o que aprendi nesses anos buscando pelas pessoas mais competentes, vou mostrar a você o que considerar para fazer bons processos seletivos na sua companhia. É só continuar lendo este post para conferir!

Por que é importante realizar um bom processo seletivo?

 

Como conduzir uma entrevista de emprego e contratar os melhores funcionarios | A importancia do processo seletivo

 

 

Em toda a minha experiência corporativa, umas das conclusões que observei em qualquer novo projeto é que o envolvimento da equipe é um dos fatores decisivos para ter sucesso. Assim, aprendi que contratar bons funcionários devia ser uma das minhas prioridades como gestor.

Mas, para poder contar com um time que veste a camisa da empresa, é preciso selecionar bem os profissionais. É fundamental que esse novo funcionário tenha capacitação para a função, queira crescer e, principalmente, identifique-se com a cultura da sua empresa.

Um ponto que poucos empresários enxergam é que o colaborador que se identifica com a empresa e se motiva com isso dá seu sangue para vê-la indo para frente. Por isso é tão importante encontrar os melhores profissionais para o seu negócio e não apenas os melhores do mercado. Mas tenha calma que vou ensinar a você como isso é possível!

Como conduzir uma entrevista de emprego?

 

Como conduzir uma entrevista de emprego e contratar a melhor pessoa?

 

A entrevista é o momento que separa você do funcionário ideal para a sua empresa. Por isso, não só o candidato tem que estar preparado para ela. Você também deve fazer sua parte para encontrar o perfil mais adequado.

Ao longo da minha experiência, descobri umas técnicas que vou ensinar agora para você saber como conduzir uma entrevista de emprego e escolher quem contratar. Preparado? Vamos lá!

curso online de recrutamento e seleção

Prepare-se com antecedência

O segredo para contratar a pessoa certa é se planejar. Portanto, antes das entrevistas, é preciso pensar em tudo para atrair os candidatos mais adequados e conseguir selecioná-los. Então, para montar o seu planejamento, siga este pequeno passo a passo:

1. Delimite as competências do cargo

Documente quais são as habilidades indispensáveis para quem vai ocupar aquele cargo e especifique também qual será o trabalho da pessoa. Tudo isso tendo como pano de fundo a missão, a visão e os valores do seu negócio.

2. Pense no melhor lugar para encontrar candidatos

Se eu puder dar um conselho a você, eu afirmo: não adianta procurar água no deserto. Parece uma afirmação boba, mas ela faz muito sentido. Se procura por um estagiário, por exemplo, onde mais haverá maior número de bons candidatos do que em faculdades? Então, é por lá que você deve fazer a divulgação.

3. Analise os currículos

Verifique, entre todos que se candidataram, quais profissionais realmente têm o perfil da sua empresa. Afinal, se você convocar pessoas sem nenhuma identificação com o que busca, acabará apenas perdendo tempo. Por isso, faça essa triagem!

4. Prepare os materiais previamente

O que você vai usar? Um questionário por escrito? Vai pedir uma redação? Precisa de uma sala separada? Tenha certeza de que todos esses recursos sejam separados antecipadamente!

Selecione boas questões

Se você quer escolher o melhor candidato, tem que fazer as perguntas certas. No entanto, entenda que as melhores perguntas não são as mais usadas, mas sim as que dão espaço para os candidatos se mostrarem.

Elas devem conduzir o momento de maneira descontraída, mas é preciso que você consiga obter as informações necessárias para entender mais o perfil dos seus candidatos. Tente ligar uma pergunta a outra para criar um clima de maior descontração. Consequentemente, os entrevistados ficarão mais à vontade para serem sinceros.

Avalie aparência com cautela

Tudo deve ser observado durante uma entrevista de emprego. Nós sabemos que os candidatos vão tentar falar o melhor de si mesmos para conseguir a vaga. Porém, existem detalhes nos quais você consegue observar melhor a realidade.

Então, a dica aqui é observar tudo. Se o participante diz que sua principal qualidade é a organização, mas você repara que os pertences que ele trouxe estão todos bagunçados, esse pode não ser o forte dele. Ou, ainda, observando uma má higiene, certo desleixo pode ser identificado.

Mas não se engane, hein? As aparências dão alguns indícios, mas não significam tudo. Portanto, é necessário deixar as suas impressões pessoais de lado nesse momento.

Proporcione um bom clima

Muitos candidatos ficam nervosos durante a entrevista. Às vezes, o melhor dos candidatos não consegue se destacar por conta da pressão desse momento. Portanto, preocupe-se em fornecer um momento descontraído para que todos os participantes fiquem à vontade e mostrem o seu melhor.

Para isso, tente ao máximo quebrar o gelo. Fazendo esse contato, você demonstra ser confiável. Consequentemente, todos ficam mais confiantes e conseguem responder seus questionamentos da melhor maneira possível.

cursos Guia Empreendedor

Invista em recrutadores

Com todas essas dicas, com certeza, você vai proporcionar um processo seletivo com grandes chances de selecionar os melhores candidatos. Porém, existem profissionais no mercado que estudaram para fazer os melhores testes e as melhores perguntas para cada caso.

O diferencial é que eles têm técnicas para realmente descobrir aqueles detalhes que estão nas entrelinhas, usando ferramentas simples. Por exemplo, sabia que por um desenho é possível extrair diversas informações relevantes sobre a personalidade de alguém? Esse exemplo é apenas uma pequena parte do que esses profissionais fazem.

Portanto, para encontrar o melhor time, um profissional habilitado como esse é necessário. Ele pode compor um elenco de elite para sua empresa e garantir que você tenha os melhores parceiros para fazer os negócios funcionarem. Então, pense sobre o assunto!

Como conduzir uma entrevista de emprego é uma questão ampla. O que eu quero que você entenda é que é fundamental ser flexível para buscar pelo melhor profissional para o seu negócio.

Então, no momento de se preparar, elabore questões pertinentes ao tipo de pessoa que você quer no seu time. Não adianta encontrar o melhor do mercado se ele não se encaixa na cultura organizacional do seu empreendimento. Confie em mim e, em breve, terá os melhores parceiros de trabalho se esforçando para que o seu negócio atinja os objetivos!

Minhas dicas foram boas para você entender melhor o que fazer nesse processo? Então, aproveite e me siga no LinkedIn e no Instagram. Estarei sempre por lá contando sobre minhas experiências para ajudar você a aprimorar sua gestão!

Aprenda mais com os cursos de Recursos Humanos do Guia Empreendedor:

Curso Online de Recrutamento e Seleção

Curso Online de RH Estratégico

Curso Online de Consultoria de RH e Business Partner

Curso Online de Estratégia de Avaliação de Pessoas

Curso Online de Engajar Funcionários com Campanhas Motivacionais

Cristina Boner
Cristina Boner

Professora, brasileira, ex-funcionária pública, empreendedora, fundadora o Grupo TBA, Cristina foi pioneira no estudo das soluções Microsoft já em 1990 e, tornou-se detentora de notoriedade nos softwares produzidos pela Microsoft antes mesmo do lançamento do Sistema Operacional Windows para computadores pessoais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!