Como contratar uma boa secretária para consultório médico?

Como contratar uma boa secretária para consultório médico?

Todo consultório médico precisa de uma secretária não é mesmo? Ela é a profissional que ajudará seu negócio, cuidando do atendimento aos pacientes e ajudando na organização de sua rotina diária. Sei que não é tão simples encontrar essa pessoa, que deve ser de sua total confiança e que tenha competência para exercer todas as suas funções. É por isso que vou tentar te ajudar, mostrando quais são as habilidades que uma secretária para consultório médico deve ter e como deve ser feita a contratação dessa profissional. Vamos lá?

Funções de uma secretária

Para começar, é bom a gente falar um pouco sobre quais exatamente são as funções que a secretária deve estar apta a realizar. Destaco entre elas:

Atendimento ao paciente

Certamente, sua vida ficaria muito mais complicada se, além de atender seus pacientes no consultório, você precisasse recepcioná-los antes da consulta. Por isso eu digo que é essencial que uma secretária esteja a postos para o atendimento inicial dos pacientes e para dar orientações acerca de todo o processo. Esse primeiro contato com o paciente deve ser cuidadoso, pois, ao chegar para uma consulta, ele pode estar vulnerável ou em situação desagradável – sentindo dor, por exemplo.

Organização da agenda

Eu considero essa tarefa a que exige mais dedicação e competência por parte de uma secretária. Ela precisa cuidar da logística para que todos os pacientes que desejam atendimento consigam tê-lo. A secretária é a responsável por controlar o fluxo de pacientes em seu consultório e ainda lidar com atrasos, faltas, reagendamentos e encaixes.

Assistência no trabalho médico

Algumas tarefas aparentemente simples poderiam atrasar bastante o seu trabalho se você mesmo tivesse que realizá-las. Ter uma secretária para te substituir nesses casos agiliza bastante o atendimento. Acompanhar os pacientes na realização de exames e orientá-los com relação aos procedimentos que serão feitos, por exemplo, é algo que sua secretária pode fazer no seu lugar, basta treiná-la adequadamente pra isso.

Habilidades necessárias

O ideal é que sua secretária tenha cursos de formação na área e, de preferência, experiência na função, mas isso não é tudo. Gosto de ressaltar características do comportamento da profissional que são essenciais para o desempenho do seu trabalho. Acredito que ter tato no trato com pessoas é fundamental nessa profissão. Uma secretária precisa ser simpática e delicada com seus pacientes. Além disso, considero importante que ela seja proativa, organizada, pontual e tenha ética e postura profissional.

Contratação de uma secretária para consultório médico

Na hora de contratar alguém para a função, evite escolher pessoas conhecidas ou indicações de parentes e amigos. O ideal é buscar uma empresa de recrutamento que encaminhará candidatas pré-selecionadas, dentro do perfil do que você precisa e seu papel será apenas escolher a que considerar mais adequada às necessidades de seu negócio. Isso evitará desgastes futuros e tornará o processo de contratação mais prático. Aconselho também que você busque referências em trabalhos anteriores das candidatas, para confirmar se a profissional é recomendada ou não.

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!