Cuidados para garantir a segurança com internet banking

Cuidados para garantir a segurança com internet banking

Hoje em dia só vou ao banco em caso de extrema necessidade. Tudo o que eu puder eu resolvo pela internet: pago contas, vejo se meus cheques foram compensados, consulto saldo do cartão de crédito e dou uma olhada ou outra em empréstimos, naquelas épocas de mais aperto.

Comentando isso com um amigo, ele arregalou os olhos e quase me colocou numa camisa de forças. “Como assim você mexe com dinheiro e conta bancária pela internet?”, ele perguntou. Parecia que eu estava, sei lá, andando com uma maleta transparente, lotada de dinheiro, em um lugar ermo e cheio de ladrões que eu não pudesse ver.

Bom, de fato, a internet tem um pouco deste cenário de exposição que acabei de escrever. Mas também tem bastante segurança. É só não vacilar, sabe?

Existem alguns truques básicos para usar o internet banking corporativo, ou pessoal, com proteção.
Veja:

  1. Antivírus: confira sempre se antes de iniciar as atividades o antivírus esteja atualizado.
  2. Antivírus 2: sabe qual a diferença entre um smartphone, tablet e computador? Só o tamanho. Quando conectados à internet, todos estão vulneráveis a malwares se não forem protegidos. Por isso, não abra mão de proteger seus aparelhos móveis com antivírus.
  3. Links e e-mails: sempre que lhe mandarem e-mail dizendo ser do seu banco, ainda que ele contenham suas informações cadastrais, não acredite. Não clique no link que lhe é indicado para efetuar determinada operação. Vá até sua barra de navegação e digite o endereço eletrônico do banco. E, na dúvida, confirme com seu gerente se existe algum procedimento de avisos via e-mail.
  4. Erro de digitação: é muito comum criminosos criarem layouts falsos iguaizinhos ao do seu banco, com o intuito de captar informações sigilosas. Eles se aproveitam de erros comuns de digitação, como bancodovrasil.com.br, irau.com.br, vradesco.com.br, sabe? Confirme se o endereço está digitado corretamente sempre.
  5. S, de segurança: veja se a URL começa com https://”. A letra “s” indica que se trata de uma conexão segura.
  6. Wi-Fi: Esteja ciente do alto risco de interceptação durante uma conexão sem fio. Apenas faça suas operações bancárias através de uma rede wireless se tiver a certeza da integridade da conexão.
  7. Computadores de terceiros: Evite utilizar o internet banking a partir de computadores públicos como os de bibliotecas e de lan houses. Se você não conhece a máquina, a chance de ela estar infectada e você não perceber são grandes. Só acesse a sua conta de computadores que você sabe que estão atualizados.
  8. Cartão de segurança ou token: para operações através da internet, bancos geralmente fornecem aos correntistas cartões de segurança e tokens eletrônicos, ambos fornecendo senhas para finalizar as operações. Você será solicitado a passar apenas uma senha destas por vez – se houver um aviso lhe pedindo para preencher todos os dados de seu cartão de segurança, por exemplo, trata-se de um golpe virtual.
  9. Saia corretamente/logout: sempre que entrar no site do banco, lembre-se de clicar no botão “sair” e encerrar o processo de internet banking. Assim, você evita que a sessão seja retomada de alguma outra forma.

Pelo menos é isso o que eu faço. Contei para meu amigo, ele ficou mais calmo – porém, ainda desconfiado. E você, como faz? Também tem receios com o internet banking? Aproveite e mande sua dúvida comentando este post. Toda sexta-feira, o #ClicoResponde a uma questão.

 

[button link=”https://guiaempreendedor.com/duvidas-de-como-gerir-sua-empresa-mande-para-nos-que-o-clicoresponde/” target=”blank” color=”8BC751″ icon=”fa-check” size=”large” tooltip=”Tire sua dúvida”]Tem uma pergunta? o #ClicoResponde[/button]

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 comentários em “Cuidados para garantir a segurança com internet banking”

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!