Decidi contratar funcionários. E agora?

Decidi contratar funcionários. E agora?

Um dos passos mais importantes na vida de um empreendedor é a escolha dos funcionários. Hoje em dia está na moda chamá-los de “colaboradores”. Na prática, é a mesma coisa: paga-se em troca de um serviço.

Tomar a decisão de contratar funcionários requer tanto planejamento como em qualquer outra situação dentro do universo corporativo.

No início dos negócios, normalmente os empreendedores centralizam diversas tarefas para economizar um dinheiro que ainda nem chegou. Irmãos, primos, cunhados, amigos também entram neste balaio para dar aquela forcinha. Mas chega um momento que as operações simplesmente ficam entupidas por falta de braço. É exatamente neste momento que a decisão de contratar alguém precisa ser tomada.

Primeiro, pergunte-se: qual o perfil de funcionário que você precisa? É um assistente ou um profissional? É apenas um ou são vários? Delimite, por ordem de importância, as atividades que requerem terceiros. Escreva em um papel mesmo, por exemplo: operação de caixa, atendimento ao cliente, carregamento, limpeza…

Depois de identificar as atividades, pondere quantos profissionais dariam conta delas. Uma pessoa pode agregar mais de uma função? Isso prejudicaria o trabalho e a rotina?

Qual o perfil do profissional? É alguém mais jovem, ou uma pessoa mais experiente? São muitas perguntas que você tem que fazer para identificar a resposta e encontrar alguém dentro de sua expectativa.

Passado isso, avalie os custos: não é somente salário, mas todos os tributos que incidem sobre isso. Normalmente, o custo sai, para a empresa, o dobro do que o colaborador recebe. Você tem este dinheiro?

Se tem, ok. Se não tem ainda, o ganho de produtividade que o negócio terá com um ajudante vai “devolver” o investimento em quanto tempo? Tudo isso tem que ir para o papel sim.

E não se esqueça: tem ainda décimo terceiro e férias. Reserve mensalmente este custo para não ter surpresas no fim do mês.

Seja prudente, mas não deixe o medo impedir sua empresa de crescer.

Tem dúvidas? Mande para a gente!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!