Engajamento e colaboração: como essas duas palavras fazem a diferença na sua empresa

Engajamento e colaboração: como essas duas palavras fazem a diferença na sua empresa

O que é e como fazer a sua empresa ter um perfil colaborativo

Compartilhar é a palavra do momento. As redes sociais fazem parte da sua vida e dos seus funcionários o tempo inteiro, seja na vida pessoal ou na profissional. Contribuir com ideias e abrir espaço para eles colaborarem com suas opiniões também nunca foi tão fácil, e mostraremos isso mais adiante. A boa notícia é que as empresas estão muito interessadas no que a equipe tem a dizer, porque descobriram que investir mais em colaboração muda a forma como fazem negócios.

Mas como você pode fazer a sua empresa ser um ambiente colaborativo? Aliás, o que é um ambiente de colaboração?

Colaborar significa trabalhar em comum com outra pessoa, agir em conjunto em prol de um objetivo comum, participar de grupos de discussão e juntar duas ou mais ideias para a formação de uma ainda melhor. Funciona mais ou menos assim: imagine um time de basquete de rua. Cada um está mais preocupado em mostrar todas as suas habilidades individuais, “dar um show”, sem passar a bola, sem se preocupar com os outros participantes do jogo. Esses caras jogam apenas por prazer, sem nenhum compromisso com a quantidade de cestas que irá marcar. Muito diferente do que acontece com o basquete profissional, onde todo mundo faz parte de uma equipe. Além do prazer de jogar, os atletas jogam pra ganhar: treinam juntos, ensaiam jogadas, praticam sempre e nunca fazem nada só para si, mas pelo todo. Além disso, existe mais gente que não está em foco, mas está tão envolvida quanto quem joga: o técnico, o patrocinador, o preparador físico, o advogado. Agora, imagine que cada uma das duas situações podem ser comparadas com a sua empresa. Com qual dos dois times você entraria em quadra?

Engajamento e colaboração: como essas duas palavras fazem a diferença na sua empresa

O perfil da empresa colaborativa

Uma empresa colaborativa basicamente consiste nisso: ela engaja o seu time interno com parceiros e clientes, fazendo com que eles tenham voz ativa o tempo inteiro e sejam capazes de ampliar a gestão do conhecimento e incentivar a aprendizagem social. Segundo o site da Harvard Business Review Brasil, um número crescente de empresas já está colhendo os frutos desse modelo de comunidades colaborativas no ambiente de trabalho, como a IBM, Citibank, Nasa e Kaiser Permanente. Elas conseguiram reduzir taxas de erro em 75% em seis anos e registraram um aumento anual de 10% na produtividade, ao mesmo tempo tornando os produtos mais inovadores e tecnologicamente sofisticados. Não pense que só as empresas grandes podem fazer isso: você também pode fazer a sua empresa ser mais colaborativa tomando quatro novas iniciativas organizacionais:

  • Defina e crie um propósito comum;
  • Cultive a ética da contribuição para gerar confiança entre os seus funcionários;
  • Desenvolva processos que permitam às pessoas trabalhar juntas em projetos flexíveis, mas disciplinados;
  • Crie uma infraestrutura na qual a colaboração seja valorizada e recompensada.

Além disso, no mercado também existem boas ferramentas de colaboração e plataformas de uso simples, que possibilitam você criar dentro do ambiente corporativo comunidades online, fóruns, grupos de interesse e tudo o que você precisa pra motivar a sua equipe, clientes e fornecedores com uma nova cultura de conhecimento, criatividade e banco de ideias. Incentive quem trabalha com você a mostrar os seus talentos, opiniões e ideias. Eles se sentirão importantes porque, de fato, são a maior fonte sustentável do seu negócio. Invista neles, invista na colaboração. Depois vem contar pra gente como foi a transformação.

Tem dúvidas? É só mandar nos comentários, que toda sexta-feira o #ClicoResponde.

 

[button link=”https://guiaempreendedor.com/duvidas-de-como-gerir-sua-empresa-mande-para-nos-que-o-clicoresponde/” target=”blank” color=”8BC751″ icon=”fa-check” style=”pill” size=”large” tooltip=”Tire sua dúvida”]Tem uma pergunta? o #ClicoResponde[/button]

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!