Nosso assunto de hoje é o feedback. Você já ouviu falar nele? O feedback é um retorno construtivo fundamental para a melhoria do aprendizado e aprimoramento dos profissionais e cabe a você, gestor, a tarefa de dar esse retorno. Dar um feedback à equipe ainda contribui para reforçar sua autoridade e melhorar o relacionamento organizacional. Na teoria, funciona muito bem. O problema é que, no geral, fala-se muito sobre ele e pratica-se pouco.
Existem alguns cuidados que você deve ter para realizar esse retorno e é sobre isso que vou falar com vocês a partir de agora. Siga as minhas dicas e veja como dar feedbacks que melhoram o desempenho dos funcionários.
Elabore um roteiro
Um bom feedback não é dado num rompante do gestor, mesmo que seu colaborador tenha agido claramente de modo incorreto. Qualquer retorno sobre o desempenho de sua equipe deve ser consequência de muita análise. Você precisa se preparar previamente para o feedback, elaborando um roteiro que descreva os pontos fortes e aqueles a serem melhorados.
Reserve um local adequado
O melhor feedback é aquele feito pessoalmente e respeitando a privacidade dos envolvidos. Evite abordar a equipe de surpresa no espaço de trabalho ou áreas comuns como salas e corredores. O ideal é marcar, com antecedência, uma reunião já deixando claro o objetivo da conversa.
Use o método de feedback sanduíche
Um erro comum entre alguns gestores é o de acreditar que o feedback serve apenas para criticar o desempenho de sua equipe. Começar uma reunião apontando os problemas é um erro clássico. Como dar feedbacks, afinal?
Sugiro o método sanduíche: inicie a conversa concentrando nos pontos fortes da equipe, destacando o que você mais gosta sobre a questão. Em seguida, comece a análise crítica. Fale sobre o que não está de acordo, os pontos a serem melhorados. Por último, conclua esse feedback retomando os comentários positivos que você apresentou no início e os resultados positivos que podem ocorrer caso os pontos críticos sejam resolvidos.
Esse método sanduíche é excelente para você que quer oferecer uma crítica construtiva. Ao começar pelos comentários positivos, você mostra à sua equipe que você está do lado deles e não ao contrário.
Peça um feedback
Lembre-se que todas as questões sempre têm mais de um ponto de vista e a sua perspectiva sobre um problema pode ser compreendida ao ouvir o que sua equipe tem a dizer.
Peça à sua equipe que aponte os pontos positivos e as questões a serem aprimoradas sobre o assunto da reunião. Não interfira enquanto as pessoas estiverem fazendo suas considerações. Ouça, anote e espere a abertura da conversa para falar.
Estabeleça metas
O objetivo do feedback é tentar resolver os problemas e melhorar o desempenho, daí a necessidade de se estabelecer metas. Crie um documento que registre as ações a serem executadas e um tempo para que esses pontos sejam colocados em prática.
Agora que você aprendeu como dar feedbacks, quer saber como melhorar e retenção de talentos em sua empresa? Eu já falei sobre esse assunto aqui. Não deixe de conferir!