Sistema operacional deixou de receber atualizações da Microsoft em abril. Quem ainda o utiliza fica exposto a malwares e invasões
Há algum tempo tratamos aqui no Guia Empreendedor do fim do suporte da Microsoft ao Windows XP, você se lembra? Isso foi no dia 8 de abril de 2014. Agora em 24 de junho, veio uma notícia alarmante: 18% das pequenas e médias empresas de todo o mundo ainda usam o sistema operacional, mesmo que ele não receba mais atualizações da fabricante.
Saiba Mais
Fim do Windows XP: entenda como isso pode ameaçar a sua segurança
Antivírus pago ou gratuito: qual a melhor opção para minha empresa?
Dia Mundial da Internet Segura. E eu com isso?
A pesquisa foi publicada pelo site Olhar Digital e produzida pela empresa de segurança Bitdefender com 5 mil empresas de diversos países, tais como Brasil, EUA, Reino Unido, Austrália, Alemanha e Espanha.
Em um primeiro momento, você pode se perguntar: tudo bem, mas qual o problema disso? E a questão é bem mais séria do que você imagina: como a Microsoft encerrou o suporte ao sistema, ele não recebe mais as atualizações de segurança. Ou seja, quem o utiliza está exposto a ataques e malwares.
Além disso, segundo a própria Microsoft, o Windows XP consome 5x mais energia que o Windows 8. E as novas versões dos programas que virão provavelmente também não serão mais compatíveis com o sistema antigo. Já li em alguns sites e grupos do Facebook, por exemplo, usuários comentando que têm o Windows XP e que receberam uma notificação de atualização de determinado plug-in. Seguiram o processo mas, no fim, um erro impediu a conclusão do comando.
Será preciso atualizar o sistema para uma versão mais recente, como o Windows 8.1. Caso sua máquina não tenha as especificações necessárias para uma versão tão moderna, você pode optar por um sistema operacional aberto, como Ubuntu, ou até mesmo o Windows 7.
E então, qual sistema operacional você usa? Vai precisar fazer a atualização? Se tiver alguma dúvida, mande para a gente. Toda sexta-feira o #ClicoResponde a uma questão.