O que é Job Rotation e como isso beneficia o funcionário?

O que é Job Rotation e como isso beneficia o funcionário?

Existem diversas técnicas de treinamento e capacitação que visam preparar melhor os funcionários para uma carreira mais eficaz e produtiva. As empresas fazem de tudo e investem cada vez mais em palestras, conferências, dinâmicas e cursos, mas o fato é que, muitas vezes, percebem que seus colaboradores não tem uma ampla noção dos processos que envolvem o empreendimento, o que ocasiona falhas e erros que eram perfeitamente evitáveis.

Dentro dessa realidade, surgiu uma nova maneira de tentar resolver o problema: o Job Rotation. Talvez você já tenha ouvido falar dele, mas será que você sabe exatamente o que ele é e como funciona? Hoje eu vou explicar tudo sobre o que você precisa saber sobre esse tipo de treinamento e como ele pode melhorar o seu negócio!

O que é o Job Rotation?

O primeiro passo para entendermos esse conceito é explicar ao certo o que é o Job Rotation. E vou explicar de forma bem simples: ele é uma prática que vem sendo adotada por diversas empresas para maximizar o aprendizado dos funcionários dentro da realidade do negócio. Dessa forma, o colaborador, em vez de se fixar apenas em um cargo e poucas funções, vai passar por diversas áreas da companhia durante um período determinado de tempo.

Isso permite que ele vá se inteirando dos procedimentos, conhecendo as necessidades, interagindo com equipes distintas e internalizando as especificidades de cada setor. Na prática, ocorre assim: uma pessoa que acaba de entrar na empresa pode passar um tempo determinado trabalhando no financeiro, depois ir para a produção, seguir para compras, passar pelo marketing e depois conhecer mais sobre o departamento de vendas.

Esse caminho possibilita tornar o profissional mais capacitado e com alto poder de conhecimento sobre as atividades da empresa. Ao fim do Job Rotation ele pode ser alocado em uma das divisões que atuou, mas agora com muito mais propriedade para contribuir de forma efetiva.

Vantagens do Job Rotation para a empresa

O Job Rotation é muito utilizado em programas de trainee, mas o fato é que seus benefícios vão muito além desse momento e podem ser uteis até para funcionários mais antigos. Especialistas em recursos humanos não hesitam em afirmar que ele é essencial para que o colaborador se torne um profissional completo, aprendendo na prática como funcionam todos os setores da empresa, desempenhando suas funções de maneira bem mais efetiva.

Outra vantagem é que, ao adotar o Job Rotation, a empresa passa a economizar muito do que investia em treinamentos, pois ao invés de oferecer cursos e palestras, o funcionário passa a aprender na prática, conhecendo a fundo a empresa durante seu expediente, ao mesmo tempo em que trabalha.

Benefícios da prática para os colaboradores

Vale lembrar também que o Job Rotation é uma chance de tirar o funcionário de sua zona de conforto, fazendo com que ele busque mais informações sobre o mercado, conhecendo procedimentos dos quais ele pouco sabia, exercitando sua liderança e aumentando o seu networking. Se muitos profissionais reclamam de fazer sempre as mesmas coisas e que isso os deixa desmotivados, esse processo contribui e muito para a sensação de desafio e o aumento do interesse dos colaboradores.

O Job Rotation é uma maneira de fazer com que os colaboradores e a própria empresa se mantenham em movimento.

Ele permite a construção de um profissional completo, completamente consciente e capaz de opinar e agir em prol do sucesso e do bem comum. Toda empresa inteligente deve considerar a possibilidade de adotá-lo: os resultados podem ser surpreendentes!

Você já conhecia essa modalidade de treinamento? Já usou o Job Rotation na sua empresa? Conte para mim nos comentários e não deixe de acompanhar os meus posts aqui no blog!

 

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!