O que faz o Promotor de Vendas de uma empresa?

O que faz o Promotor de Vendas de uma empresa?

Você já ouviu falar em promotor de vendas? Sabe o que é e o que faz um promotor de vendas? Tenho certeza que você já esbarrou pelo menos uma vez com um deles em sua vida e nem se deu conta de que era um promotor de vendas! Vamos aos fatos: sabe quando estamos dentro de um supermercado e nos deparamos com aquele rapazinho todo uniformizado arrumando uma prateleira específica de uma marca, ou ainda quando somos chamados por aquela mocinha simpática que nos oferece uma degustação de alguma mercadoria? Pois é, eles são promotores de vendas. Leia meu post de hoje e conheça mais sobre esse tipo de profissional:

Quem é o promotor de vendas?

 

quem é o promotor de vendas?

 

O promotor de vendas de um PDV (Ponto de vendas) é responsável por promover e melhorar o desempenho da marca e do produto a qual representa. Para isso, ele precisa encontrar maneiras mais atrativas de oferecer a mercadoria ao consumidor, contribuindo para a venda do produto e deixando-o mais próximo da marca que representa, seja pela disposição dos produtos nas prateleiras e em pontos mais visíveis dentro de uma loja, pela degustação do produto, por sanar dúvidas técnicas do consumidor ou sendo ponto de apoio ao vendedor da loja.

Além de desempenhar essas funções frente aos consumidores em um PDV, o promotor também é responsável por reportar à indústria algumas informações como o preço e promoções promovidas pelo concorrente, o potencial de venda e pontos de melhorias de cada estabelecimento, resultados de determinada campanha, entre outros. Por meio dessas informações, a indústria tem condições de tomar ações de melhorias, trocas ou ainda interromper alguma campanha, aprimorar os produtos ou embalagem e auxiliar o PDV a aumentar as vendas de sua marca e produto.

Principais funções de um promotor de vendas

funcoes do promotor de vendas

 

Veja as principais funções desempenhadas por um promotor de vendas e entenda se essa função é para o seu perfil.

Estoque e reposição

 

estoque

 

É responsabilidade do promotor informar ao PDV a função de repor os produtos nas prateleiras e negociar pontos de destaque dentro da loja para que o produto tenha uma melhor exposição ao consumidor e uma maior conversão de vendas.

Atendimento e dúvidas técnicas

 

atendimento

 

O promotor pode chamar a atenção do consumidor gerando promoções da marca, degustações de produtos, sanar dúvidas técnicas dos clientes e promover teste quando perceber que este ainda não está totalmente convencido.

Vendas

 

vendas

 

Nas vendas, o promotor é um apoio para o vendedor da loja, auxiliando nas negociações com o cliente, estando totalmente por dentro das funcionalidades do produto, seus benefícios e demostrando tudo isso ao público.

4 dicas de como ser um Promotor mais eficiente em seu PDV

 

dicas para ser melhor promotor de vendas
Planeje

 

planeje-se

 

Faça um planejamento para todos os PDVs que você vai visitar no dia. Como, normalmente, o promotor visita mais de um PDV por dia, estando com um planejamento em mãos fica mais fácil de desenvolver as ações conforme previsto, sem correr o risco de esquecer de tomar uma ação que poderia melhorar a promoção de seu produto no PDV.

Faça uma lista de tarefas

 

organize

 

Tenha uma lista de tarefas de tudo o que você deve fazer no PDV que você for visitar, uma espécie de checklist. Assim, antes de sair do ponto de venda, você poderá consultar a lista e verificar se tudo já foi concluído.

curso tecnicas de vendas

Não pare de aprender

 

aprenda

 

O promotor deve ter influencia direta na conversão do seu produto ou serviço. Ele que esclarece as dúvidas dos vendedores, ensina as melhores práticas para a venda e esclarece as vantagens do seu produto. Ou seja, o promotor de vendas vende o produto para o vendedor de uma forma direta, não é mesmo?

Não é segredo para ninguém, quem sabe mais também vende mais! Para que o seu ponto de venda converta mais, é necessário saber tudo sobre atendimento ao cliente, fidelização, PNL em vendas, influencia de vendas, Rapport entre outros assuntos. Felizmente, aqui no Guia Empreendedor você encontra todos esses assuntos e muito mais.

Use a tecnologia a seu favor

 

use tecnologia

 

Com a ajuda de um smartphone, você pode enviar a seu gerente, em tempo real, informações importantes sobre o PDV em que está, como as promoções desenvolvidas pelo concorrente, sucesso de uma campanha, necessidade de fazer alguma promoção da marca etc.

Gostou de saber mais sobre as funções de um promotor de vendas? Deixe seus comentários aqui e se quiser saber mais sobre esse assunto, siga-nos no Facebook.

Adolfo Felipe da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 comentários em “O que faz o Promotor de Vendas de uma empresa?”

  1. Obrigado.
    Eu não sabia mesmo o que é um Promotor de vendas, é bem como no texto, passei por vários mas não sabia que era isso.
    Enfim, este texto foi rápido, pratico e simples, deu pra compreender exatamente o que é. :3

  2. Para concorrer a uma vaga de emprego nessa área,é necessário ter algum curso específico?O mercado de trabalho contrata quem não tem experiência nessa área?

  3. Muito interessante a função do promotor de vendas. Posso, claramente, perceber como funciona o exercício da profissão como um observador. Quando foi a mercado atacadista reconheço alguns promotores de vendas. De modo, singular o trabalho deles é mais análise de produto, concorrência, lugar, preço e vendas.

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!