Para liderar uma equipe de alta performance, comece por você

Para liderar uma equipe de alta performance, comece por você

Seja o espelho do seu time. Você é um líder de alta performance?

Não seria fantástico você ter uma equipe que supera suas expectativas, trabalha de forma harmoniosa e é faminta por novos desafios? É o que todo líder e toda empresa desejam.

Porém, antes de mais nada, precisamos nos convencer de algo: você, líder, é uma pessoa de alta performance? Nada mais justo você ser uma pessoa de alta performance se quer uma equipe assim. Afinal, que equipe superará seu desempenho se possui um líder que não é um exemplo?

A premissa principal da liderança é ser o exemplo. O líder é o modelo seguido, como representante de uma equipe. Ele deve ser capaz de realizar tudo aquilo que espera de sua equipe. Mesmo que você não possua todas as competências técnicas que um especialista da sua equipe tem, você deve ser capaz de utilizar seus recursos da melhor maneira possível, promovendo os pontos fortes de cada membro da equipe para apoiá-lo no que tiver dificuldade. Na verdade, dificuldade é considerada um desafio, e buscar novos conhecimentos é algo motivador para um líder de alta performance.

Um líder de alta performance surpreende ao entregar mais do que esperam, sem causar impactos negativos. Ele busca melhoria contínua em cada aspecto da sua vida. Na empresa, sempre procura encontrar formas de otimizar o seu trabalho, seu tempo e seus recursos. Quando uma equipe possui um líder assim, meio caminho está andado. Aprender por modelagem é um ótimo atalho!

Agora, sabendo que você é um líder que inspira, há 5 dicas importantes que aceleram ainda mais a performance de sua equipe.

1. Dê a visão

O líder deve dar a sua visão sobre a empresa, sobre sua área, sobre sua equipe. Deixe claro aonde sua equipe vai chegar se realmente se empenhar. Deixe claro aonde os membros da sua equipe chegarão juntos e apoie o caminho até lá. A visão começa com o líder, mas só se realiza pelos esforços de muitas pessoas.

2. Conheça a sua equipe

É essencial conhecer todos os membros da sua equipe. Quais são suas competências? Quais são seus estilos de trabalho? Como são suas personalidades? Conhecendo mais da sua equipe, você pode demandar as atividades certas para as pessoas certas. É muito comum termos expectativas falsas de pessoas da equipe por simplesmente não conhecermos exatamente quem elas são.

3. Defina metas desafiantes, superáveis e viáveis

Muitas vezes, uma equipe não é de alta performance porque ninguém nunca disse para ela que isso era importante. Você, líder, deve deixar claro o que espera da sua equipe. Defina metas claras e mensuráveis, com certo grau de desafio. Não pode ser algo que as pessoas fazem “com os pés nas costas”. Dê um toque de dificuldade. Deixe claro que é possível superar a meta e que você espera isso! Conhecendo a sua equipe, você saberá que a meta é viável, apesar de desafiadora.

4. Delegue

Confie na capacidade de sua equipe. Delegar é um exercício desafiador para os líderes, pois eles sabem executar as tarefas muito bem e com isso sentem insegurança ao delegar para outras pessoas. Porém, a delegação faz parte do crescimento da sua equipe. Sua equipe saberá que você os conhece bem, define claramente o que espera deles e confia em seus resultados. Estabelecer um relacionamento de confiança é parte crucial da alta performance. É muito motivador.

5. Mantenha contato constante

A equipe precisa saber que você sabe o que eles estão fazendo, de que forma e quando. Delegar não significa confiar cegamente. Manter contato constante com a equipe demonstra que você zela pelos resultados e que está ali para apoiá-los. Fazendo o acompanhamento das tarefas, como líder você observa possibilidades de melhorar os resultados da equipe, mudança de planos e até cancelamento das tarefas ao longo do caminho. Não deixe sua equipe sozinha na jornada. Afinal, a responsabilidade final do resultado é seu. Lembre-se que você é a inspiração da sua equipe. A lealdade e a confiança são conquistas, e não imposições.

O que você faz para manter a sua equipe motivada? O que você acha de dividir a sua experiência para outros empreendedores no nosso comentário? Com certeza a sua dica pode ser muito valiosa para quem está batalhando diariamente para fazer o seu negócio dar certo.

Avatar
Mariana Boner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários em “Para liderar uma equipe de alta performance, comece por você”

  1. Olá Mariana Boner
    Encontrei o seu site por uma pesquisa e o achei muito interessante, com os tópicos mais importantes bem destacados, conteúdo bem organizado também, eu tenho um port sobre o assunto “equipes autogeridas” se caso houver interesse favor entrar em contato.
    empresaautogerenciavel@gmail.com

    Abradeço des de já.

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!